Como fazerElétricos e HidráulicosInstalação

Reparo elétrico: saiba como instalar uma tomada de 10A e de 20A com segurança

Reparo elétrico: saiba como instalar uma tomada de 10A e de 20A com segurança

Saber como instalar uma tomada pode não ser tão simples, mas também não é tão complicado quanto parece. Antes de começar, um conselho: fique muito atento às medidas de segurança, pois mexer com eletricidade é coisa séria. Neste tutorial rápido, explicaremos a diferença entre tomadas de 10A e tomadas de 20A, reunimos dicas essenciais e descrevemos um passo a passo de como instalar uma tomada.

Como escolher uma tomada

Para escolher a amperagem correta da tomada, você deve pensar em quais equipamentos serão utilizados naquele local. Os que tiverem maior potência, necessitarão de correntes maiores, de 20A, já os de menor potência podem ser usados numa tomada elétrica de 10A. Essa informação deve estar disponível no manual do equipamento, mas saiba de antemão que equipamentos de 10A funcionam perfeitamente em tomadas de 20A, o que permite a instalação dessas últimas em caso de dúvida.

Cuidados e dicas antes de saber como instalar uma tomada

Diâmetro dos fios: para instalar tomadas de 20A com segurança, a grossura dos fios deve ser de, no mínimo, 2,5 mm². Ou seja, o diâmetro do fio desencapado deve ser maior que 1,8 mm. Se os fios forem mais finos, por segurança, você deve optar por instalar tomadas de 10 A.

Cor dos fios: pela norma técnica da ABNT, “um fio deverá ser azul e o outro, preto ou vermelho. O fio terra deverá ser verde ou estar desencapado”. Lembrando que, nas tomadas de três pinos, o fio terra corresponde ao furo do meio.

Disjuntores: antes de começar a instalação da tomada, é importante interromper a corrente elétrica do cômodo em que está trabalhando.

Proteção: não se esqueça de usar óculos de proteção, luvas e sapatos emborrachados como forma de evitar choques e maiores acidentes.

Como instalar uma tomada

Primeiro passo

Para conectar os cabos na tomada, desencape a ponta dos fios em cerca de 10 mm. A maneira mais fácil é utilizar um alicate desencapador, mas também é possível fazer um corte circular com um estilete, por exemplo, para retirar a capa.

Segundo passo

Afrouxe os parafusos correspondentes aos polos da tomada, encaixe o fio terra no furo do meio e, em seguida, aperte bem o parafuso. Depois, encaixe os outros dois fios, repetindo o processo.

Terceiro passo

Para testar a voltagem, ligue a corrente elétrica e confira se a tensão está correta (para isso, use um multímetro). Caso esteja tudo nos conformes, desligue novamente a energia, coloque os fios dentro da caixinha da tomada e faça os encaixes do acabamento, instalando o espelho da tomada.

Se você precisa ligar muitos aparelhos numa mesma tomada elétrica, pode instalar uma tomada dupla, que é uma opção melhor do que um benjamin ou uma extensão. Neste caso, o início da instalação é diferente: você deve cortar três pedaços de fio (um de cada cor) um pouco maiores que a distância entre as tomadas, desencapar as duas extremidades desses segmentos e encaixá-los em uma das tomadas, deixando os parafusos bem apertados. Lembre-se de seguir a regra de polaridade.

As outras extremidades serão encaixadas, junto com os cabos correspondentes que saem da parede, na outra tomada elétrica. É boa ideia, inclusive, uni-las antes do encaixe, torcendo as extremidades desencapadas. Caso a tomada instalada seja de 220V, você pode evitar queimar aparelhos identificando a voltagem no espelho da tomada – existem etiquetas prontas feitas para desempenhar essa função.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo