Tecnologias para ter mais acessibilidade em casa: confira as novidades

Publicidade

Quem de nós, hoje, consegue viver sem as maravilhas da tecnologia? Mesmo uma casa acessível pode, e deve, contar contar com elas.

Das coisas mais simples, como câmera, celular, timer ou campainha, até as mais complexas, como inteligência artificial ou carros que voam, a tecnologia nos cerca e estão aí para facilitar a nossa vida.

E não poderia ser diferente para pessoas com deficiência, idosos ou aqueles que precisam de acessibilidade.

Para ajudar você a tornar sua casa acessível por meio do uso da tecnologia, confira as dicas que a Leroy Merlin, em parceria com o Guia de Rodas, o maior aplicativo sobre acessibilidade do Brasil, trouxe para você.

E lembre-se: acessibilidade quer dizer autonomia, conforto e segurança. Leve isso para o seu dia a dia.

Como a tecnologia pode tornar sua casa mais acessível

A tecnologia facilita a vida de todas as pessoas e com as pessoas que precisam de acessibilidade não seria diferente.

Para os idosos, por exemplo, que têm muitas vezes têm a audição, a visão e a locomoção comprometidas, a tecnologia pode tornar o dia a dia muito mais fácil. E não precisa ser algo difícil. Sabemos que eles têm mais dificuldade de fazer uso desses produtos, e para isso a automação é uma super solução.

Para as pessoas com deficiência física, o deslocamento é uma situação custosa, pois leva muito mais tempo e exige muito mais esforço, portanto a tecnologia é uma grande aliada.

Para as pessoas com deficiência auditiva, os sons podem ser substituídos por sinais luminosos que piscam quando precisam de atenção, como uma campainha, por exemplo.

E para as pessoas com deficiência visual, a tecnologia é uma grande companheira para descrever o que acontece ao seu redor.

Como ter acessórios tecnológicos sem gastar muito dinheiro

Para ter tecnologia à mão sem gastar muito dinheiro, procure ter o mínimo de aparelhos com o maior número de ações.

Por exemplo, ao invés de trocar todas as lâmpadas da casa por lâmpadas inteligentes, você pode investir em um único interruptor inteligente. Assim, com um simples comando, todas as luzes da casa se apagam imediatamente.

Controle todas as luzes da casa de um único lugar com o interruptor inteligente

As tomadas e plugs inteligentes tem função semelhante e permitem que os aparelhos conectados a elas sejam ligados ou desligados pelo próprio celular. O que dispensa pessoas com problemas de locomoção de ter que se abaixar para alcançar a tomada.

Existe também um único aparelho que se conecta com todos os aparelhos infravermelhos do ambiente, como o Controle Remoto Smart Wifi, sendo assim você consegue comandar a TV, o ar condicionado e o home theater de uma vez e pelo celular.

Ao conectar o aparelho à Alexa ou ao Google Assistente, é possível controlar esses aparelhos também por voz.

Controle Remoto Smart: permite ligar e desligar todos os aparelhos com infravermelho da casa (TV, som, ar condicionado, etc) pelo celular

Produtos tecnológicos para uma casa acessível

1. Sensor de presença

Tanto para os idosos quanto para as crianças, o sensor de presença é um item superimportante para ter no quarto. Quando eles se levantam de noite no escuro, por exemplo, a luz se acende automaticamente, dispensando o uso do interruptor.

2. Assistente de voz

Os assistentes de voz, como a Alexa, da Amazon, são excelentes para a acessibilidade. Além de você conseguir dar comandos a distância, ele responde muitas perguntas para que você não precise se locomover. Inclusive, para os livros comprados no Kindle, o assistente virtual Alexa, da Amazon, é capaz de ler o livro inteiro, o que é excelente para pessoas com deficiência visual.

3. Fechadura digital

A fechadura digital é muito boa para o cadeirante, para pessoas deficiência visual e para quem está chegando em casa carregando com muitas coisas e não tem como procurar a chave.

Ela também funciona muito bem para o atleta que saiu para correr e não tinha onde guardar a chave. Por meio de uma senha, ela destrava facilmente a porta da residência. Além disso, algumas têm a opção de dar comandos a distância para que ela trave sozinha.

4. Controle remoto infravermelho

Imagine a cena: o cadeirante transfere da cadeira para o sofá e percebe que esqueceu o controle no rack. Ele terá que fazer um esforço para voltar para a cadeira para pegá-lo.

Com o controle universal ele comanda todos os eletrônicos que funcionam por infravermelho, como a televisão, o ar condicionado e o home theater. Chega daquele monte de fios.

5. Câmera de segurança WiFi

Tanto para os filhos de idosos, quanto para os pais que deixam os seus filhos em casa, ter uma câmera de segurança ligada ao seu celular é um instrumento essencial.

Algumas possibilitam que você fale com a pessoa. Então imagina que você liga a câmera e percebe que o seu pai caiu na sala. Você consegue abrir o áudio e falar para ele se acalmar que você já está chamando ajuda!

6. Lâmpada inteligente

Além de você conseguir mudar as cores dessas lâmpadas, é possível que você crie rotinas para elas. Por exemplo: todos os dias as lâmpadas inteligentes devem se apagar as 23 horas para que a pessoa não precise percorrer a casa, com dificuldade, para apagá-las. É excelente para as pessoas com deficiência visual ou com problemas de locomoção.

7. Interruptores inteligentes

Se você quiser economizar, ao invés de trocar todas as lâmpadas da casa, você pode trocar apenas o interruptor. Dando o comando para o interruptor inteligente ele acionará todas as lâmpadas ao mesmo tempo.

8. Tomadas inteligentes

As tomadas inteligentes são excelentes para acionar um objeto a distância. O deslocamento do cadeirante não é uma ação simples, então da sala ele consegue ligar o aquecedor do lençol do quarto (uma vez que ele tenha sido deixado ligado na tomada previamente). Ou então ligar o ventilador ou um abajur a distância.

9. Sensor inteligente de gás

Muitas pessoas amam cozinhar, mas com o passar do tempo a memória já não é mais a mesma coisa. Ao identificar que o gás está vazando, esse sensor de gás envia mensagens para os smartphones cadastrados, além de emitir um sinal sonoro.

10. Aspirador robô

É praticamente impossível tanto o idoso quanto o cadeirante se abaixar para limpar embaixo do sofá ou de algum móvel. E o robô aspirador soluciona lindamente esse problema. Tem alguns que até passam pano!

11. Campainha de vídeo

Com o vídeo porteiro, é possível ver pelo seu celular quem está na porta sem precisar ir até lá. Além de um item de acessibilidade, é um item de segurança para todos.

Leia mais sobre tecnologias de acessibilidade:

Aplicativos de acessibilidade

Além de produtos, existem aplicativos que ajudam na acessibilidade.

1 – Guiaderodas

O Guiaderodas é o maior guia de acessibilidade das américas, premiado pela ONU, informa a pessoa antes dela sair de casa se o local que ela deseja ir é acessível e atende às suas necessidades. Presente em mais de 2000 cidades e mais de 115 países o Guiaderodas já ajudou milhares de pessoas. Disponível para download na App Store e na Google Play.

2 – Be My Eyes

É um aplicativo para pessoas com deficiência visual que conecta a pessoa a voluntários que os ajudam com atividades que parecem simples mas são um grande obstáculo.

Por exemplo: para uma pessoa com deficiência visual saber qual a validade do leite. Disponível para download na App Store e na Google Play com tradução para o português.

3 – Hand Talk

Hand Talk é uma plataforma que traduz simultaneamente conteúdos em português para a língua brasileira de sinais (Libras) e tem por objetivo a inclusão social de pessoas surdas. O intérprete virtual Hugo reage a comandos de voz e texto, convertendo em tempo real os conteúdos em português para Libras. Disponível para download na App Store e na Google Play.

4 – Telepatix

O Telepatix é um aplicativo que estabelece a comunicação entre pessoas com limitações de movimento severas, completando palavras e frases. Ele também aprende sozinho o vocabulário frequente do usuário.

Funciona com encostar levemente em qualquer ponto da tela de seu smartphone ou tablet. Se não for possível, em vez de tocar a tela, basta usar um acionador como o detector de piscadelas a-blinX.

5 – Detector de piscadelas a-blinX

O Detector de piscadelas a-blinX é um aplicativo para celular e tablet que capta o piscar dos olhos para ampliar as possibilidades de interação das pessoas com deficiências motoras severas.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo