Como fazer sanca de isopor para a sala: conheça os modelos mais comuns
Decorar o teto é uma excelente forma de dar acabamento e embelezar o espaço. Por isso, aprender como fazer sanca de isopor e conhecer o poder decorativo e todos os benefícios dessa peça pode ser tão importante.
Além de funcionar como moldura, ela também ajuda a esconder as imperfeições da superfície e dá um toque super elegante à decoração de sala. A Paloma Cipriano, do Casa de Verdade, ensina um jeito fácil de repaginar o cômodo usando apenas barras de sanca. Vem aprender!
Você vai precisar de:
1 – Uma caixa de corte;
2 – Uma serra ou serrote;
3 – Sancas de isopor na mesma metragem do seu ambiente;
4 – Um estilete;
5 – Fita métrica;
6 – Lápis;
7 – Um tubo de cola para rosetas e molduras;
8 – Pano seco.
Como fazer sanca de isopor
1º passo
O processo de como fazer sanca de isopor é muito semelhante ao de rodapés, sabia? As sancas costumam ser vendidas em barras de 2,5 metros, por isso, antes de comprar, você deve medir o espaço para saber a quantidade certa de material.
Use a fita métrica para medir o perímetro (largura) do ambiente todo. Comece tentando encaixar barras inteiras de sanca, sem cortá-las, posicionando-as no canto da parede. Assim, você evita emendas desnecessárias.
2º passo
Você também precisa cortar a ponta da barra de sanca em um ângulo de 45°. Isso porque ela ficará no canto da parede, encaixando em outra sanca. Para que o corte fique bem preciso, você deve utilizar a caixa de corte como apoio para a serra. Não tem erro!
3º passo
Para fixar a sanca na parede, você deve usar o tubo de cola em bisnaga, específica para instalar molduras. Lembre-se de passar o produto nas extremidades, principalmente nas partes que ficarão em contato direto com a parede.
Depois, você deve pressionar bem a sanca nas partes superior e inferior, garantindo uma boa fixação. Nessa hora, é possível que o excesso de massa (cola) escape pelas laterais. Basta esperar o produto secar um pouco para, então, remover as sobras com um pano seco.
4º passo
Nessa etapa, você deve encaixar as outras barras de sanca nos espaços do teto que ficaram faltando. Utilize o lápis para marcar o local em que você deve cortar a peça – lembre-se de medir certinho, para que o acabamento fique caprichado! Alguns recortes serão feitos em ângulo de 90° e outros, em 45°, dependendo do local de encaixe. É só usar a serra e a caixa de corte como suporte.
5º passo
Chegou a hora de fazer a cantoneira. Dependendo do ângulo, você vai ter que fazer cortes específicos, com outras inclinações, por exemplo. Lembre-se de que os cortes devem ser complementares para que as quinas se encaixem. Caso seja necessário fazer ajustes mais detalhados, use o estilete para cortar a ponta do isopor e garantir encaixes perfeitos!
Pronto! Agora você só precisa limpar a parede com um pano e, então, curtir esse cantinho customizado. E aí, o que achou desse passo a passo de como fazer sanca de isopor? Gostou da sua moldura de teto personalizada?
Conheça os modelos mais comuns de sanca
As sancas são peças decorativas muito valorizadas. O melhor é que elas existem em uma grande variedade de materiais, formatos e estilos. Além do modelo de isopor, que é bem simples e resistente, existem também sancas cimentícias, de gesso ou poliuretano.
Em decorações mais sofisticadas, por exemplo, é comum o uso de sancas de gesso, bem trabalhadas – inclusive modelos com spots de luz embutidos. A instalação dessas peças, no entanto, é mais difícil de fazer. Por isso, para que o trabalho fique perfeito, recomendamos que seja feito por um profissional especializado.