Um quintal pequeno que virou um jardim de sonhos
O quintal pequeno da casa do Gustavo, morador da zona Sul de São Paulo, era como uma tela em branco, pronta para receber as tintas mais coloridas e se transformar em uma obra de arte.
Mas, quem seria o Picasso da vez? 🤔 Foram Paula Passini e Bruna Lourenço, do Histórias de Casa, as arquitetas Julia Varon e Isadora Vaz, do Forma011, e o paisagista Tales Miranda, que fizeram uma transformação incrível nesse espaço.
E contaram com a parceria da Leroy Merlin, que forneceu todos os produtos que foram usados na pintura. Ou melhor: na reforma. O resultado desse quintal pequeno ficou incrível, mas quem vai achar ou dizer isso é você, ao ver as fotos a seguir!
Acontece que o espaço simplesmente saiu do status de um canto esquecido e sem vida para um jardim superacolhedor, pronto para receber os amigos, relaxar e curtir a vida, bem no estilo preferido do dono da casa.
O terreno de 120 m² ficava atrás da casa onde Gustavo e seus irmãos viveram na infância, e acabou sendo comprado pela família. Os pais de Gustavo sonhavam em fazer ali uma churrasqueira com espaço de lazer, mas os planos foram adiados.
Os anos se passaram, a vida tomou novos rumos e surgiram outras prioridades. Ver o quintal pequeno decorado era o sonho da mãe de Gustavo, que era decoradora, e faleceu em 2008.
Desde então, o sonho dele era cumprir o desejo dos pais e transformar o lugar em uma área aconchegante para receber os amigos. E chegou esse momento.
A inspiração para decorar o quintal pequeno
“Gustavo tem origem árabe e a gente se inspirou em algo meio marroquino, para fazer o espaço”, explica Bruna Lourenço, do Histórias de Casa.
O terreno já se dividia em dois níveis, e a equipe aproveitou a base de concreto que já existia no quintal para delimitar os espaços com funções distintas e interligadas.
A parte superior do quintal foi reservada para “receber”.
Pensada para acolher os amigos, essa área conta com churrasqueira a gás grande, aparador de madeira, mesa de apoio, duas mesas de refeições ripadas, bancos de madeirau no mesmo estilo da mesa, cadeira de ferro para garantir lugares extras e ombrelone.
Gustavo gosta muito de cozinhar para as pessoas, então esse espaço tinha que ter destaque.
Os vasos autoirrigáveis são perfeitos para quem é esquecido ou não tem muito tempo de regar as plantas. Caíram superbem aqui na horta do morador.
Na área da sala, troncos de eucalipto e faixas de tecido formaram um recanto com uma tenda, que tem a função de filtrar o sol. Ela traz uma mescla de estilo de tenda árabe e o frescor do litoral baiano.
O conjunto de sofá, mesa de centro, poltronas, tapete e almofadas usados nesse ambiente são especialmente para espaços externos, resistentes a sol e chuva.
O piso também foi usado para delimitar os espaços. Na parte superior, a opção foi pelo porcelanato que imita madeira.
Quintal pequeno decorado ganhou espaço “relaxar”
O pavimento inferior do quintal decorado se transformou no espaço “relaxar”.
Tem redário, chuveirão ao ar livre, espreguiçadeira de madeira, futon branco e até um spa inflável, no melhor estilo da canção de Walter Franco: “tudo é uma questão de manter a mente quieta, espinha ereta e o coração tranquilo”.
Gustavo adora nadar e tomar sol, e ter um spa em seu quintal, sem que fosse preciso se preocupar com infraestrutura ou mexer em encanamentos, foi um sonho realizado.
Esse modelo inflável vem pronto para uso. No piso, o tijolinho no piso deu o maior charme e aspecto rústico.
O violão ajuda a inspirar, num recanto criado para uma roda de cantoria e conversa, com esse conjunto para sentar e apoiar objetos. Os pedriscos preencheram todo o passeio. Com uma rotina de trabalho agitada, Gustavo faz da área de relaxar o seu refúgio.
A parede do quintal pequeno ganhou cores e muita personalidade
“A gente sabia que o quintal tinha um muro enorme, então quisemos deixar bonito sem gastar muito e optamos pelo tom terracota e um cercado de ocultação de fibra natural. E nas demais paredes, a gente escolheu o verde para reforçar o tom das plantas”, diz Bruna.
Essa mesma parede verde recebeu algumas mudas de tumbergia roxa trepadeira, que irá cobrir toda a superfície em breve. Vasos com costela de adão, clusia e guaimbê, com suas folhas bem recortadas, que parecem ter sido feitas à mão, completaram o paisagismo.
Para Gustavo, agora é só receber os amigos e curtir. “Adorei a rede e o canto da churrasqueira. Agora vou desfrutar do espaço fazendo festa, churrasco, hamburgada e pizzada, aproveitando com todo mundo. Ficou muito legal, além das minhas expectativas, num estilo que eu amei”.
Confira todos os produtos usados na transformação do quintal
Veja que outros produtos foram usados da transformação do jardim do Gustavo e inspire-se neles para fazer a sua decoração.
Leia mais:
Inspirações de móveis para jardimIdeias para jardim: + de 50 inspiraçõesConheça os principais sistemas de irrigação para jardim