Como saber quais são os melhores repelentes para proteger você e sua família? Confira as nossas dicas!
No verão, o sol brilha, os pássaros cantam e os mosquitos dão o ar da graça. Então, se há um aliado nas férias de verão, são os melhores repelentes! Eles vão ser os responsáveis por espantar o pesadelo em forma de picadas, para que elas não se transformem em realidade.
Os repelentes são substâncias químicas ou naturais capazes de repelir todo e qualquer inseto que se aproxime de você, ajudando a evitar as odiosas picadas. Evitam o desconforto e a coceira causados por elas, além de oferecer proteção contra algumas doenças transmitidas por insetos, como: dengue, chikungunya, zika e outras.
Diga adeus às noites interrompidas pelo zum zum ao pé do ouvido, à pele enfestada de picadas, à coceira e à vermelhidão. Embora algumas ações preventivas sejam essenciais, como usar roupa comprida, mosquiteiros, etc., os repelentes de pele continuam sendo uma das maneiras mais eficazes de se proteger.Mas, você está na dúvida de qual repelente escolher? Qual o mais eficaz? E quanto à composição: DEET, Icaridin, IR 3535 ou Citronela?
Certo é que para cada uso, existe um tipo de repelente adequado. Com as informações abaixo é possível saber quais são os melhores repelentes para você. Acompanhe!
Os 10 melhores repelentes
Para ajudar você a não se perder, separamos cuidadosamente os melhores repelentes para se ter. Todas as opções, cada uma ao seu modo, inibem a atuação desses indesejáveis insetos.
1. Nutriex
O Protetor Solar FPS 60 com Repelente Nutriex reúne diversas vantagens em um só produto: possui ação antioxidante para prevenir envelhecimento da pele; contém componentes que hidratam; protege contra insetos; e não deixa a pele esbranquiçada durante a aplicação do produto.
2. Repelente Family OFF!
O repelente spray da marca OFF garante até 8 horas de proteção e protege você de pernilongos e demais mosquitos, mesmo os que podem transmitir o zika vírus, a dengue e a chikungunya. Especialmente desenvolvido para quem passa longos períodos ao ar livre.
3. Armadilha repelente elétrico
Projetado para ser ligado em seu quarto, por volta de 3 horas antes de dormir, o Repelente Elétrico Mosquiteiro usa uma luz especial ultravioleta para atrair o mosquito e um ventilador que o suga para dentro do dispositivo.
4. Repelente Loção OFF! Family
Se você deseja viajar ou passear sem se preocupar com os mosquitos, a solução perfeita é o repelente loção da linha OFF! Family, que oferece até 4 horas de proteção e pode ser usado por toda a sua família com rapidez e segurança.
5. Velas de citronela
Se você não quer passar repelente na pele ou colocar repelentes eletrônicos, você pode usar as velas de citronela. Elas possuem óleos essenciais feitos a partir da folha da planta junto com a cera que afastam os mosquitos e deixam o ambiente perfumado.
Conforme o pavio é queimado, o corpo da vela derrete e os óleos evaporam subindo para o ar do ambiente. Você pode colocar uma em cada cômodo sem se preocupar, apenas não as coloque próximo a cortinas, panos, plantas ou inflamáveis. A duração das velas varia de acordo com o tamanho.
6. Repelente Jimo anti-inset elétrico e bivolt
O repelente Jimo anti-inset, elétrico e bivolt, foi desenvolvido para uso tanto com o refil líquido, quanto com o refil pastilha. É eficaz contra pernilongos e mosquitos que podem transmitir o vírus da febre-amarela, da dengue, da chikungunya e da zika. Tem a durabilidade de até 60 noites de uso, mantendo ligado em média 8 horas por noite.
Além disso, esse repelente elétrico é equipado com uma chave interruptora munida de luz indicadora de funcionamento, que permite ligar e desligar o aparelho, sem a necessidade de retirá-lo da tomada.
7. Jimo repelente sem álcool
Na nossa lista de melhores repelentes não poderia faltar a melhor opção para as gestantes, que possuem fórmulas mais naturais, como aqueles à base de Citriodiol, derivados da famosa citronela. É o caso do Jimo Repelente de Insetos Sem Álcool. Seu cheiro e fórmula não irritam tanto as futuras mamães. Então, abuse das velas de citronela, repelentes espirais e óleos essenciais.
Caso a gestante vá se aventurar em locais que tenham muitos insetos, é recomendável o uso de repelentes em creme específicos para mulheres grávidas, aqueles que respeitam as concentrações indicadas pelos médicos. Evite repelentes em spray, pois seu odor pode gerar incômodo.
8. Repelente Solar Ultrassonico Ante Praga
Para mulheres grávidas, é aconselhável usar repelentes que respeitam certas dosagens, como o Repelente SBP Advanced. Os contendo DEET devem ter no máximo 20%; os repelentes de IR3535, a dosagem deve ser de até 35%; e os repelentes de Icaridina, 20%.
Aplique o produto apenas nas partes do corpo expostas aos insetos e lave bem as mãos após as aplicações. Sempre respeite as indicações do rótulo do produto e as recomendações do seu médico.
9. Repelente elétrico líquido Raid
O Raid Elétrico Líquido 45 Noites Refil repele mosquitos por 45 noites e está disponível nas versões regular, eucalipto e citronela.
10. Repelente de Insetos Spray Profissional Nutriex
Com até 4 horas de proteção, o Repelente Profissional Nutriex age contra os mosquitos Culex quinquefasciatus (pernilongo-doméstico), Aedes aegypti (dengue, febre-amarela, chikungunya, zika) e Anopheles sp (malária). É dermatologicamente testado e hipoalergênico, sendo uma ótima opção para toda a família.
Composição dos repelentes
Os repelentes são produtos que contêm em sua fórmula substâncias destinadas a repelir certos insetos, especialmente mosquitos. Existem dois tipos principais recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS): aqueles que contêm substâncias ativas químicas (DEET, Icaridina e IR 3535) e aqueles baseados em componentes seminaturais ou naturais (citriodiol/PMD e Citronela). Conheça todos!
DEET
Os repelentes sintéticos que em sua composição apresentam DEET são altamente eficazes. Desenvolvidos pelo exército norte-americano, em 1946, os repelentes com DEET são fortemente recomendados para áreas tropicais, como no Brasil, em especial nas áreas com mosquitos transmissores de doenças.
A concentração de DEET nos repelentes não precisa passar de 30% para ter sua eficiência máxima. Entretanto, não é recomendada para menores de 12 anos e mulheres grávidas qualquer dosagem acima de 25%.
IR 3535 ou 35/35
O IR 3535 ou 35/35 também é uma substância sintética encontrada nos repelentes e, também, tem sua eficácia reconhecida contra picadas de mosquitos. Sua concentração varia de 10 a 35%.
E uma das vantagens é que podem ser usados por mulheres grávidas. Mas, não são recomendados para bebês menores de 6 meses.
Icaridina (ou KBR3023)
A Icaridina é uma molécula desenvolvida recentemente para ser utilizada como repelente sintético, com concentrações máximas de 20% a 25%. Inclusive, já foi comprovado que essa substância repele até o Anopheles, o mosquito vetor da malária.
Os repelentes de Icaridina não possuem, até o momento, qualquer contraindicação, mas devem ser evitados em crianças menores de 2 anos.
PMD (ou Citriodiol)
O PMD ou Citriodiol é uma molécula natural extraída da planta citronela. É considerada a substância natural mais eficaz que existe, além de ser uma alternativa mais saudável aos repelentes químicos.
No entanto, quando industrializados, os repelentes à base de Citriodiol não são recomendados para bebês menores de 6 meses e mulheres grávidas, já que suas concentrações chegam a 30%.
Por outro lado, o uso in natura da planta citronela, como velas e óleos essenciais, também é natural e eficiente. Mas, por não terem sua concentração parametrizada, em comparação às versões industrializadas, pode deixar a desejar.
Tipos de repelentes naturais
Entre os produtos de repelente natural, você pode encontrar opções com ótimo custo-benefício, como:
- Repelente Natural Citro Dimy;
- Repelente Natural para Pombos;
- Repelente Natural para Morcegos;
- Óleo de Citronela Repelente Natural.
Como escolher um bom repelente?
A concentração da molécula ativa, a embalagem, a regularidade de aplicação, o preço e a composição são os fatores a serem considerados para escolher os melhores repelentes.
Além desses fatores, sua escolha também dependerá da área geográfica de uso. Existem fórmulas diferentes de repelentes para cada área. Por exemplo, se você for à Amazônia, terá que levar um repelente mais agressivo, por outro lado, se a sua intenção é repelir os pernilongos de casa, pode usar um repelente mais natural.
As fórmulas também variam em relação à idade (bebê, criança ou adulto) e, também, nem todos os repelentes de mosquitos são recomendados para mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Lembre-se de ler o rótulo do produto.
A eficácia dos repelentes cutâneos passa pela frequência de aplicação e da quantidade utilizada. Ou seja, é crucial seguir as recomendações do fabricante indicadas no rótulo do produto.
Repelente spray ou creme?
O repelente spray é o mais fácil e rápido de aplicar, mas pode não se espalhar de maneira uniforme na pele, além de não ser recomendado para pessoas com problemas respiratórios. Já o repelente em creme, cobre toda a pele e penetra mais, o que pode causar reações alérgicas em pessoas com pele sensível.
Qual o melhor repelente infantil
Para crianças menores de 12 anos de idade, os melhores repelentes infantis são aqueles com Citrodiol, com a dosagem máxima de 25%, ou os repelentes de IR3535 a 20%, e aqueles com DEET com a concentração máxima de 20%.
O ideal para crianças pequenas é usar repelentes que sejam especialmente desenvolvidos para elas e seguir estritamente as instruções de aplicação indicadas pelos fabricantes. Prefira produtos hipoalergênicos e à base de água, para evitar qualquer irritação. Em caso de reação alérgica, enxágue imediatamente a pele e consulte um médico.
Em bebês menores de 6 meses, nunca passe repelentes sintéticos! Utilize apenas velas de citronela, 100% natural.
Quais são os repelentes à base de Icaridina
A Icaridina, substância ativa usada para repelir múltiplos insetos, é muito utilizada nos repelentes das marcas Sunlau e SBP. Também conhecida como “Picaridina”, pode ser encontrada nas versões em creme, spray, gel e aerossol.
Os produtos contendo Icaridina foram comercializados pela primeira vez em 2005 nos Estados Unidos. Hoje, são amplamente utilizados no resto do mundo. Quando aplicada corretamente, a Icaridina forma uma barreira de vapor na superfície da pele que impede que os mosquitos pousem nela.
Quais são os repelentes para todo tipo de inseto?
Os repelentes eletrônicos prometem repelir todos os tipos de insetos. Desde insetos voadores, como mosquitos, moscas e pernilongos, até mesmo baratas, formigas, ácaros e ratos.
Para quem não conhece, os repelentes eletrônicos funcionam a partir de eletricidade e devem permanecer conectados em tomadas enquanto estiverem em uso. Eles podem funcionar atraindo os insetos por raios UV e os eletrocutando em sua grade elétrica, por sucção ou repelindo-os através de ondas sonoras.
Por serem atóxicos, não representam ameaça à saúde humana nem a plantas e animais domésticos, podendo ser usados inclusive em quartos infantis sem maiores preocupações. Você só precisa escolher aquele que melhor funciona para o seu ambiente.
Devo aplicar repelente antes ou depois do protetor solar?
É importante passar o repelente após a aplicação do protetor solar. O correto é, inclusive, esperar o protetor solar secar (cerca de 20 minutos) e depois aplicar o repelente sobre a pele.
Assim, os componentes do repelente não se misturam com as substâncias do protetor solar nem perdem sua eficácia.
Qual é o repelente mais eficiente?
O repelente mais eficaz é aquele que é aplicado seguindo todas as recomendações do fabricante, já que a frequência de aplicação é um dos fatores que mais influenciam na eficácia de um repelente.
No entanto, de acordo com pesquisas da Organização Mundial da Saúde, os repelentes à base de DEET são considerados os mais eficientes do mercado. Porém, é necessário respeitar a concentração de DEET de no mínimo 25%. Por outro lado, essa substância é apontada como uma das mais alérgicas e deve ser evitada por gestantes e crianças.
Qualquer que seja seu repelente, os especialistas recomendam a aplicação de 3 a 4 vezes por dia, mas é claro, sempre leia o rótulo do produto e observe a frequência indicada. Outra dica é distribuir bem o repelente na pele de maneira mais uniforme possível.
Qual o melhor repelente contra mosquito da dengue?
Em áreas de risco de transmissão, os melhores repelentes contra o mosquito da dengue são aqueles que contêm um dos quatro princípios ativos recomendados pelas autoridades de saúde na dosagem certa.
Ou seja, DEET 25% a 30%, Icaridin na concentração entre 20% e 25%, Citriodiol (ou PMD) com 30% e IR 3535 entre 10 e 35% de dosagem. Também é possível optar por repelentes que em sua embalagem garantam a proteção contra os mosquitos da dengue.
Conclusão
Acabar com o incômodo de toda a família causado pelos insetos fica mais simples com a utilização dos melhores repelentes.
E agora ficou fácil entender tudo o que rola do mundo dos repelentes e saber como se proteger das terríveis picadas de forma adequada às suas necessidades.
Escolha seu produto preferido e o leve para casa agora mesmo! Conte nos comentários qual foi e compartilhe essas informações com toda a família