Como instalar luminária pendente (passo a passo)?

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Se você ficou interessado e quer saber como instalar luminária pendente na sua casa, sem ajuda de um profissional, saiba que é mais simples do que imagina.

Com alguns cuidados e um pouco de paciência, em menos de 1 hora você terá uma luminária incrível instalada por você. Basta usar os tipos de ferramentas apropriadas, bem como equipamentos de proteção individual (EPI), como óculos e luvas, para evitar qualquer tipo de acidente.

Decorativas e cheias de personalidade, as luminárias pendentes são uma ótima opção para direcionar o foco da luz para um local específico, como a mesa de jantar ou um cantinho de plantas.

Além disso, dependendo do modelo escolhido, elas podem roubar o protagonismo da sua decoração. Isso porque existem diversos modelos em praticamente todos os estilos de decoração: clássico, retrô, industrial, escandinavo, rústico, naturalista e muito mais!

Então, que tal você mesmo (a) instalar a sua? E para não restar nenhuma dúvida, convidamos a especialista Paloma Cipriano, do canal Casa de Verdade, para ensinar um passo a passo que é uma verdadeira mão na roda!

Leia também

Como instalar fita de LED passo a passo (em vídeo)

Como instalar pendente: passo a passo

Para instalar sua luminária pendente você irá precisar dos seguintes materiais:

• 1 pendente com soquete e espelho

• 1 lâmpada

• Alicate

• Fita isolante

Passo 1: Desligue o disjuntor

Nunca mexa na parte elétrica da casa sem desligar o disjuntor, pois o risco é grande. Faça isso antes de começar a sua instalação. Se não souber qual das chaves é associada ao cômodo no qual você vai colocar a sua luminária, desligue todas.

Passo 2: Prepare a luminária pendente

Tanto os fios dela quanto os do teto devem ser desencapados com um alicate. Mas cuidado para não desencapar o fio por inteiro: é só na ponta!

Passo 3: Parafuse um suporte para luminária no seu teto

Passe os fios da luminária por dentro do furo central do suporte e prenda os fios de cobre (ou seja, os pedaços desencapados) um no outro, respeitando as cores que indicam qual fio corresponde ao outro. Gire no mesmo sentido até os dois ficarem bem firmes. Para isso, utilize um alicate.

Passo 4: Passe fita isolante individualmente em cada um dos dois fios que ficaram

Depois de unidos, passe a fita isolante individualmente em cada um dos dois fios que ficaram. Esse passo é muito importante: os fios não devem se encostar para não gerar curto-circuito.

Passo 5: Fure o teto e parafuse bem

A base de algumas luminárias é bem leve e basta você encaixar para instalar. Caso a sua não seja tão leve assim, fure o teto e parafuse bem. Coloque a lâmpada da luminária e teste. Viu que fácil?

Inspirações de luminária pendente

Altamente decorativa, a luminária pendente no estilo retrô conhecida como chapéu chinês é ideal para ser usada em salas de estar e jantar. Ela ainda cria um clima intimista e aconchegante.

O estilo japonista é uma das grandes apostas da decoração 2021 e a luminária de vidro e madeira no estilo oriental é uma ótima pedida para a sala, quarto e até cozinha.

Multiuso, a luminária pendente no estilo industrial pode ser usada desde a sala de estar e jantar, até a área da churrasqueira, varandas, suítes, corredores e hall. As lâmpadas decorativas tipo bulbo de vidro transparente e temperatura de cor amarelada casam perfeitamente com esse design.

Moderna e criativa, a luminária pendente diamante cobre combina com decorações no estilo escandinavo. Levar essa peça para protagonizar o seu home office é uma pedida e tanto!

As fibras naturais também podem ser encontradas nas luminárias pendentes e são uma bela opção para decorações no estilo naturalista tanto em ambientes internos como externos.

A expressão menos é mais cabe perfeitamente no modelo minimalista em formato de anel e que pode ser usado em quartos, cozinhas e salas com essa pegada moderna e futurista.

As cordas estão com tudo na decoração e são grandes sacadas para servirem de pendentes para luminárias. Elas podem ser usadas em todos os tipos de ambiente e recebem muito bem as lâmpadas decorativas.

Simples e elegante. O toque de madeira clara, última tendência na decoração, linhas simples e cor pastel combinam tanto com ambientes de toque retrô, como naturalistas e modernos.

Sofisticada, a luminária pendente feita de metal e cristal é o ponto alto da decoração de salas e quartos. As lâmpadas no formato de vela são as ideias para o modelo.

O modelo clássico em formato meia-lua de alumínio é versátil e ótimo para cozinhas, por ser resistente, não enferruja e não descasca.

Funcional, o pendente simples e com ótimo custo-benefício combina com todo tipo de ambiente e decoração. O que pode dar o toque diferencial é a escolha da lâmpada.

Conclusão

Cada ambiente da nossa casa pede um tipo de iluminação diferente. Em alta, a luminária pendente é um recurso para ter uma luz mais direcionada e cheia de personalidade para salas, quartos, cozinhas e cantinhos especiais.

Decorativo, o pendente é um grande trunfo na hora de compor o espaço, sendo ele clássico, moderno, minimalista, naturalista, industrial, entre muitos outros. O melhor de tudo é que com apenas poucas ferramentas e habilidade básica é possível instalar a sua luminária pendente e dar o toque único a qualquer espaço.

Leia mais:

Luz branca ou luz amarela: escolha o melhor tipo para cada ambiente

Como instalar luminária de trilho?

30 projetos de iluminação para te inspirar

Melhores modelos de lustre para sala pequena

14 dicas de iluminação para banheiro

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo