5 Plantas ornamentais indicadas por paisagista para criar uma decoração original
Identificar as plantas ornamentais entre várias espécies é simples: basta procurar as que têm potencial decorativo, tanto em ambientes internos quanto em ambientes externos. Seu diferencial e sua beleza podem estar nas folhas, nas flores ou até mesmo no tronco.
Essa definição foi dada pela paisagista Denise Claverie, do TWIG Atelier Floral, que fica no Shopping Fashion Mall, no Rio de Janeiro. Ela conversou com o Casa de Verdade e indicou cinco tipos diferentes de plantas ornamentais para jardim que podem compor uma decoração original e bonita. Confira!
Prossiga com a leitura para saber mais sobre o assunto, mas antes de continuar inspire-se assistindo este vídeo tour do canal Leroy Merlin Brasil com os meninos do Folha Paisagismo passeando pela seção de jardinagem e mostrando as melhores plantas para aparamento, fertilizantes, adubos, vasos adequados e muito mais. Confira!
5 Plantas ornamentais para jardim
Não importa se você pretende montar um jardim com vasos ou no chão: as plantas ornamentais são sempre uma ótima escolha. Além de promoverem a purificação do ar e refrescarem as áreas onde estão plantadas, elas ainda dão charme e beleza aos ambientes. Veja as 5 plantas ornamentais mais indicadas para jardim, segundo Denise:
1 – Strelitzia
Essa planta ornamental é também conhecida popularmente como ave-do-paraíso.
2 – Pleomele variegata
3 – Cycas revoluta
Essa planta ornamental é conhecida popularmente como sagu.
4 – Arundina
Ou, como é popularmente conhecida, “orquídea-bambu”.
5 – Ctenanthe burle-marxii
Também conhecida popularmente como maranta-zebrada.
Dicas para manter as plantas ornamentais
Assim como qualquer outro tipo de planta, cada uma das espécies de plantas ornamentais indicadas pela paisagista precisa de cuidados específicos de acordo com as suas necessidades. Elas podem ser separadas entre espécies de sol pleno e de meia sombra. “A ave-do-paraíso, a pleomele variegata, a sagu e a orquídea-bambu são as de sol pleno, necessitam de, no mínimo, 4 horas de sol direto por dia e devem ser regadas, ao menos, três vezes na semana”, explica Denise.
A paisagista completa: “A maranta-zebrada é uma planta de meia-sombra e, por isso, precisa de muita luz, mas não suporta sol direto (principalmente das 11h e às 17h). Ela precisa ser regada sempre que o solo estiver seco, pois prefere ambiente úmido”. Para testar a umidade do solo, é só você encostar dois dedos na terra que fica perto da raiz da planta.
As plantas ornamentais podem ser combinadas com outras espécies
A variedade de espécies é um dos principais pontos para a beleza de um jardim: quanto mais plantas ele tiver e mais elas combinarem entre si, melhor será o resultado final. Por isso, Denise também deu dicas de como combinar as espécies de plantas ornamentais com outras, de forma que todas as necessidades sejam supridas.
A paisagista explica: “Uma boa forma de composição é utilizar uma planta de forração, como, por exemplo, a grama amendoim, na base da ave-do-paraíso, da pleomele, da sagu ou da orquídea-bambu. Já a maranta pode ser combinada com outras de sua família, como a cataléia-pena-de-pavão, a maranta-eclipse ou a maranta-tricolo, que são todas plantas de meia-sombra”.
E aí, curtiu? Que tal começar a montar seu jardim?
Leia mais:
Jardim e Varanda: melhores produtos com até 70% OFF na Semana do Consumidor