Pisos para cozinha: as melhores opções em durabilidade e decoração
Na hora de construir, escolher entre tantas opções de pisos para cozinha é uma das etapas mais decisivas. Isso porque o piso estará lá por um bom tempo, afetando a decoração geral do seu ambiente. Além disso, a escolha do revestimento correto pode te ajudar em fatores como sensação de amplitude do cômodo, limpeza e até mesmo isolamento térmico.
E aí fica a pergunta: qual piso escolher, dentre as várias opções disponíveis? O Casa de Verdade separou um guia para te ajudar a resolver esse dilema na cozinha. Confira nossas dicas.
Pisos para cozinha: como escolher
Considere com que frequência você cozinha
Assim como em outros cômodos da casa, a frequência de uso da cozinha deve ditar o nível de resistência do seu piso. Quem faz uso diário do cômodo deve investir em um material mais duro – no caso de porcelanatos e cerâmicas, leve em conta a PEI, ou seja, a escala que mede a resistência do piso. Além disso, a limpeza e os respingos de água frequentes devem ser levados em conta: dê preferência a pisos que sejam fáceis de lavar.
Para aqueles que raramente cozinham, porém, a gama de opções é maior. Comum nas casas americanas, o piso de madeira deixa a cozinha extremamente aconchegante. Se você quer investir em uma decoração escandinava ou com elementos da coleção Nordic da Leroy Merlin, essa é a hora. Para aqueles que usam a cozinha com mais frequência e gostam desse estilo, porém, há uma solução semelhante: o porcelanato amadeirado, que junta a facilidade de limpeza com o aconchego do piso de madeira.
Cozinha americana x Cozinha pequena x Cozinha ampla
Pisos para cozinha americana
Para escolher entre os pisos para cozinha, o tipo do cômodo é um fator muito importante a se considerar. Sinônimo das casas de avós, os azulejos hidráulicos são extremamente estilosos, mas podem entrar em conflito com o resto da decoração em cozinhas americanas – que precisam harmonizar com o resto do cômodo. Prefira, portanto, pisos mais neutros se você tiver uma dessas na sua casa.
Pisos para cozinha pequena
Já as cozinhas pequenas apresentam outros desafios, e a sensação de claustrofobia é uma delas. Vale utilizar dicas de disposição dos móveis nesse ambiente, mas, quando falamos de piso, o porcelanato polido é uma ótima opção.
Ele é mais conhecido por seu requinte e elegância, mas o brilho característico traz outras vantagens: por refletir a luz, esse piso aumenta a sensação de amplitude do cômodo. O único problema é que o porcelanato polido é escorregadio, então pode ser aconselhável utilizar um tapete antiderrapante próximo à pia (onde caem a maior parte dos respingos).
Pisos para cozinha ampla
Caso você tenha uma cozinha grande, é provável que você a use para receber amigos e familiares, então o ideal é que o piso contribua para o conforto do local. Evite revestimentos como o porcelanato polido, justamente pela razão que já falamos: o seu brilho característico pode se tornar cansativo depois de algum tempo em um ambiente maior. Uma boa aposta para cozinhas grandes é o piso vinílico, que é de fácil instalação e limpeza e ainda oferece conforto térmico.
Defina o estilo do seu ambiente
Mesmo que aconchego seja o maior desejo quando falamos de cozinha, essa não é a única meta de decoração possível. Alguns gostam, por exemplo, de cozinhas mais requintadas e o mármore pode cumprir facilmente esse papel. Como uma das tendências que voltou em 2017, esse revestimento pode ser utilizado tanto no chão quanto em bancadas, gerando combinações elegantes e resistentes.
Para aqueles que querem seguir o estilo industrial em suas cozinhas, outra tendência que pode funcionar muito bem é o cimento queimado. Fácil de aplicar – confira o passo a passo com Paloma Cipriano -, ele é uma ótima opção para piso e paredes e é de fácil manutenção.
Dentre as cerâmicas, as quadriculadas podem te ajudar muito na hora de dar um toque mais moderno ao ambiente. Aposte principalmente nas bicolores, com esquemas de preto e branco. Por si só, esses pisos para cozinha já são suficientes para tornar seu ambiente lindo, mas, caso você queira ousar, aposte também em itens em cores vibrantes.