Pintura com fita crepe: como fazer

Publicidade

A pintura com fita crepe permite que você mude a decoração de um ambiente sem gastar muito. Prática e rápida, essa técnica garante personalidade, criatividade e, com apenas uma lata de tinta, um rolo de fita crepe e outros poucos materiais, você pode liberar a sua imaginação.

Leia também:

Como pintar móveis com tinta spray

Quais os tipos de tinta para parede?

Conheça as 5 melhores marcas de tintas

30 inspirações de cores de parede para sala

Cores para quarto de casal: tendências 2021

Tipos de pintura de parede: conheça as técnicas mais fáceis para renovar sua casa

Como colocar fita crepe na parede para pintar

A fita crepe é uma grande aliada das técnicas Do It Yourself (“faça você mesmo”). Seja para proteção ou para fazer desenhos com fita crepe na parede, esse item é essencial.

Uma das funções mais conhecidas da pintura com fita crepe na parede é dar acabamento. Isso porque essa técnica protege pisos, batentes, janelas, tetos, interruptores e móveis, garantindo que a tinta não ultrapasse a área delimitada.

Mas saiba que as fitas também podem ser usadas para trazer ainda mais estilo e personalidade para sua parede! Com elas, a criatividade fala mais alto e você pode pintar uma mesma superfície de duas, três ou mais cores, fazendo desenhos e formas que deixam o ambiente com a sua cara.

A fita crepe ajuda a criar desenhos e formas nas superfícies, valorizando ainda mais a decoração

A dica, nesse caso, é tomar cuidado ao colocar o item, para evitar que o desenho fique torto ou em um formato indesejado. Por isso, evite colar a fita sobre superfícies com imperfeições ou irregularidades; a fita crepe para pintura é mais indicada para superfícies regulares.

A fita azul, também conhecida como blue tape, é muito utilizada por pintores, pois oferece linhas de pinturas fortes e pode ser aplicada em diversas superfícies, inclusive em paredes pintadas, madeiras, vidros e metais. Esse modelo de fita pode ser removido sem causar danos e possui boa resistência ao rasgamento e à umidade.

Pintura com fita crepe: como fazer desenhos na parede

Inspirações não faltam na hora de pintar uma parede com fita crepe. A técnica é muito utilizada, por exemplo, para pintar meia parede, uma tendência que está super em alta.

Uma boa ideia para incrementar ainda mais a decoração é, em uma das metades, desenhar um mosaico na parede com fita crepe, que fica parecendo uma imagem 3D e garante um ar moderno ao cômodo.

Outra opção é pintar na diagonal. Um dos desenhos com fita crepe na parede, nesse caso, pode ser o triângulo, que traz um ar contemporâneo ao ambiente. As listras também são interessantes e podem ser feitas na parede do quarto pintada com fita crepe, para um aspecto mais aconchegante.

A técnica de pintura com fita crepe permite fazer formas como as listras, que contribuem para dar personalidade ao cômodo

Os desenhos geométricos, tais como hexágonos e círculos, também são boas pedidas e ficam interessantes em diferentes estilos de decoração. Você pode, inclusive, sobrepor desenhos e tonalidades para um efeito ainda mais impactante na superfície.

Para não errar no posicionamento do desenho, tenha em mãos uma trena, um esquadro e um lápis. Outra dica é utilizar uma fita crepe de boa qualidade, para evitar problemas com a cola.

Antes de começar, não deixe de medir a parede e coloque o desenho desejado conforme as medidas. Ao posicionar o desenho, é interessante também um rascunho com lápis, assim você terá uma ideia de como ele ficará depois.

Posicione a fita crepe com cuidado, medindo os espaços e garantindo harmonia no desenho

Feito isso, forme o desenho com a fita, considerando que a fita apenas contornará o que foi desenhado. Por fim, passe a tinta desejada na área que você delimitou e espere secar.

Quando tirar a fita crepe da pintura

Após entender como colocar fita crepe na parede para pintar, outro passo importante para o sucesso do seu trabalho é saber retirar o material sem danificar o desenho ou alterar o resultado desejado.

Para isso, você deve esperar a superfície secar completamente antes de fazer a remoção da fita. Por isso, vale ler o rótulo e as instruções de cada tinta, já que o tempo de secagem pode variar conforme a marca e o tipo.

Agora que você já sabe tudo sobre pintura com fita crepe, encontre as melhores opções de fita crepe para a sua decoração na Leroy Merlin e renove seus ambientes com facilidade!

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo