Parede de tijolinhos: 4 técnicas ensinadas pelo Paulo Biachi que imitam a tendência
Você, com certeza, já se deparou com tijolos aparentes em alguma decoração. Essa tendência, que está em alta novamente, pode ser o toque rústico e personalizado que o seu espaço precisa. E o melhor: não há regras ou limitações para usar o estilo. Dá para decorar a parede do quarto, sala, jardim e até mesmo em uma pilastra da casa. Mas para quem não quer mergulhar de cabeça nos tijolinhos de cerâmica, existem técnicas ótimas para imitar o material. O Paulo Biacchi já nos ensinou a customizar móveis e, agora, retorna com as melhores dicas para simular os clássicos tijolinhos decorativos. Dá uma conferida:
Sem quebra-quebra com os papéis de parede
Todos conhecem o poder transformador de um bom papel de parede. Esse revestimento é super prático, barato, não causa muita sujeira e pode revolucionar a atmosfera do espaço. Aqui, você deve adquirir o papel de parede com estampa de tijolinhos da cor de sua preferência (existem modelos cinzas, laranjas, vermelhos, etc. – fica por sua conta!). Para facilitar na instalação, o ideal é contar com um revestimento que já venha com adesivo embutido. Mas caso não seja possível, basta usar uma cola específica para papel de parede. O único ponto negativo desse revestimento é que ele não possui a textura ou o volume dos tijolos. Em contrapartida, ele é mais fácil de limpar e não exige manutenção complicada.
Desenhe retângulos com as fitas isolantes
Está para surgir um acessório mais multifuncional que a fita adesiva. Pode apostar: o jeito mais rápido e inovador de desenhar os tijolinhos é usar a fita para demarcá-los. Aqui, você só vai precisar pintar a parede com a cor de sua preferência e, depois de esperar secar, aplicar pedaços de fita na vertical e horizontal. Assim, você cria retângulos muito similares aos tijolos comuns. O mais recomendado é pintar a parede com uma cor que pareça mais verossímil: cinza, laranja ou vermelho, de preferência. Essa é a forma mais simples e barata que você vai encontrar… mas capriche na hora de colocar a fita, ok?
Use massa corrida, fita crepe e tinta
Aqui, você só vai precisar delimitar a área dos tijolos com a fita crepe (criando pequenos retângulos) para depois inserir a massa corrida na área demarcada. Não tenha medo de caprichar na aplicação deste produto! O recomendado é colocar uma porção generosa de massa para garantir volume e textura. Antes que a massa seque, não se esqueça de retirar todos os pedaços de fita. Após esperar algumas horas, você só vai precisar pintar os retângulos com a tinta, e prontinho! Já pode usufruir de uma parede com tijolinhos.
Tijolinhos de isopor: tendência barata e despojada
O isopor também é um ótimo aliado para criar essa tendência. Você só precisa escolher o tamanho do tijolinho, recortar o material e dar o acabamento com um soldador (assim, os retângulos ficam “estragadinhos” e mais realistas). Agora você vai precisar fixá-los na parede: aplique um silicone de colagem na parte traseira e, logo em seguida, pressione bem as peças contra a superfície. Também é importante decorar o isopor para deixá-lo mais realista. Uma boa forma de fazer isso é pintá-lo com uma tinta cinza ou alaranjada. Mas atenção: não utilize tintas com solvente! Se você preferir, também dá para deixar o isopor branquinho, sem pintura alguma. Assim, você cria um estilo escandinavo incrível, super clean e elegante.
Chegou a hora de colocar a mão na massa… Escolha a sua técnica preferida e construa já essa tendência!