Organização e Limpeza

Mora em apartamento pequeno? Veja 5 tarefas de organização que você deve fazer para manter a casa em ordem

Mora em apartamento pequeno? Veja 5 sacrifícios de organização que você deve fazer para manter a casa em ordem

Há algum tempo as grandes cidades do Brasil e do mundo passam por uma transformação. Ano após ano aumenta a oferta de apartamentos pequenos para acomodar um número cada vez maior de pessoas nestes grandes centros, além de atender ao estilo (e custo) de vida das metrópoles. Porém, esqueça a velha história do “apertamento” ou a ideia de que um lar compacto significa um cantinho sem graça e desprovido de estilo. Hoje em dia não faltam ideias e dicas para você encontrar soluções práticas e inteligentes para a sua casa. Listamos abaixo algumas delas para te ajudar.

1) Planejar é preciso

Medir o espaço disponível em cada cômodo é primordial para tirar o máximo do espaço que o apartamento oferece. Lembre-se: comprar móveis e eletrodomésticos primeiro para depois se preocupar onde eles irão se encaixar é um luxo ao que você não tem direito. Se puder contratar um profissional para planejar os ambientes, ótimo; se não, exercite você mesmo seu lado racional e criativo para montar um lar bonito e eficiente, ainda que enxuto.

Mora em apartamento pequeno? Veja 5 sacrifícios de organização que você deve fazer para manter a casa em ordem

2) Detalhes fazem a diferença

Soluções modernas se misturam com dicas clássicas na hora de otimizar seu cafofo. Prefira as cores claras nas suas paredes, pois elas dão a sensação de amplitude ao ambiente. Espelhos também são uma boa forma de quebrar a sensação de aperto em um quarto menor ou sala estreita. No que diz respeito ao teto, fique atento para não apostar em um forro de gesso se o seu pé direito não for dos mais altos.

3) Use todo o espaço com sabedoria

Se há um elemento que toda casa tem em abundância é parede, então use-as ao máximo e da melhor maneira possível. Nichos criam espaço útil para colocar livros ou objetos de decoração em outro nível do ambiente – deixe os objetos menos usados no topo, claro.

Em uma cozinha apertada, um armário suspenso a alguns centímetros do chão cria um vão para os pés, facilitando a circulação pelo cômodo. Ganchos com utensílios pendurados e louças à vista em prateleiras podem economizar um módulo de armário que ficaria significativamente vazio. Ah, e não se esqueça que portas deslizantes não ficam no meio do caminho quando abertas.

Mora em apartamento pequeno? Veja 5 sacrifícios de organização que você deve fazer para manter a casa em ordem

4) Menos é mais

Por mais que a ideia seja otimizar o uso do apartamento, é preciso também entender suas limitações. Cuidado para não superpopular os cômodos, tanto com móveis quanto com itens decorativos. Para os que trabalham em casa ou não dispensam o computador no dia a dia, prefira laptops aos tradicionais desktops.

5) Polivalência é a palavra de ordem

A chave para um apartamento eficiente e funcional está em escolher móveis multiuso, que funcionam como coringas em diferentes situações. Por exemplo, um sofá-cama na sala garante que você receba visitas distantes mesmo sem ter um quarto de hóspedes. Mesas dobráveis abrem espaço para circulação quando não estão em uso. Estantes podem servir como divisórias de ambientes, além de sua função original. Uma cama com gavetas na base também pode ser muito útil como sapateiro ou para guardar lençóis e cobertores. Esses são alguns exemplos, mas existe uma infinidade de possibilidades para montar o quebra-cabeças do apartamento compacto ideal no século XXI.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo