Saiba qual o melhor piso para banheiro e como escolher!
Conforto, beleza, durabilidade, segurança, se combina ou não combina com a casa, gosto pessoal, resistência, conforto térmico… são tantas as coisas que passam por nossa cabeça que nem sempre é das tarefas mais fáceis descobrir por onde começar quando se trata de escolher o melhor piso para banheiro.
No entanto, basta observar nossas rotinas em relação ao banheiro para compreender o que realmente é importante e o que não é.
De tudo isso, certamente o que sempre vai se destacar é a nossa segurança, sobretudo por se tratar de uma área úmida, em que utilizamos, ainda, produtos que podem deixar tudo bastante escorregadio, como xampus, sabonetes e cremes diversos.
Além da questão da segurança, outros pontos como a resistência, variedade de opções e até mesmo a beleza do piso também se destacam.
Atualmente, no mercado, podemos encontrar muitas opções de piso para banheiro, tornando possível fazer diferentes combinações para conseguirmos obter o resultado que esperamos. Que seja prático, bonito, fácil de cuidar e, sobretudo, seguro!
Com base nesses critérios mais importantes para escolher o melhor piso para banheiro, apresentamos algumas soluções que podem fazer toda a diferença no seu projeto. Vamos lá? Venha, então, conferir qual o piso ideal para banheiro!
Antes de prosseguir com a leitura, inspire-se com este vídeo especial feito pelo canal Leroy Merlin Brasil explicando detalhes dos tipos de pisos mais usados atualmente:
Como escolher o melhor piso para banheiro? |
---|
Fácil de limpar |
Antiderrapante |
Durável |
Opte por cores neutras |
Leve em conta a decoração |
Pastilhas de vidro |
Preze pela segurança |
Conte com ajuda profissional |
Como escolher o melhor piso para banheiro?
Quais são os passos que devemos dar no momento de considerarmos os mais diferentes pisos para banheiro?
Bom, a resposta disso, antes de mais nada, irá depender exatamente do que você busca para a sua casa, do quanto você está disposto a investir nessa área do seu lar e, ainda, do resultado estético que você pretende.
São muitas as opções hoje, no mercado, que vão muito além do bom e clássico piso de cerâmica.
Porcelanatos, piso esmaltado, porcelanato esmaltado, mármore… São tantas as opções que, hoje, é até mais fácil encontrar o melhor piso para banheiro — até porque são vários aqueles que podem assumir esse posto!
Portanto, vamos lá: para que você possa escolher o melhor piso para o seu banheiro, colocamos aqui em vista alguns pontos que devem ser foco da atenção e consideração no momento da sua escolha.
Fácil de limpar
Facilidade na hora de limpar é mais do que fundamental quando escolhemos um piso para a nossa casa, sobretudo quando consideramos que o banheiro é uma das áreas às quais mais temos que dedicar tempo e energia para manter sempre limpo e com tudo em seu devido lugar.
Os diferentes tipos de piso terão diferentes condições de lavagem, produtos que podem ser utilizados para facilitar o momento da limpeza e até mesmo diferentes condições em relação à capacidade de receber abrasivos ou outros produtos químicos.
Por conta disso, é fundamental que você observe atentamente quais são as condições de limpeza de cada tipo de piso antes de escolher aquele que melhor se adapta à sua rotina e à forma com que você gosta de fazer a limpeza da sua própria casa.
É certo que você encontrará um tipo de piso que irá funcionar como o par perfeito da organização da sua rotina de cuidados domésticos!
Antiderrapante
Ter um piso antiderrapante é fundamental para que a segurança da sua família seja sempre preservada. Portanto, seja cuidadoso em relação à escolha do piso para todas as áreas da sua casa, dado que é necessário não só no banheiro, mas em todas as áreas molhadas ou úmidas da sua casa, seja dentro, seja fora dela, que o piso seja sempre antiderrapante.
Para que você possa saber se um piso é resistente ou não à umidade ou mesmo se pode ser instalado ou não em áreas úmidas, é necessário estar atento ao chamado coeficiente de atrito. Em qualquer tipo de área molhada, seja interna, seja externa, o ideal é que o coeficiente de atrito seja superior ou igual a 0,4.
Portanto, redobre os seus cuidados no momento de escolher um tipo de cerâmica, porcelanato ou qualquer tipo de piso para a sua casa e esteja sempre atento a esse indicador, que está presente nas fichas técnicas dos melhores produtos do mercado.
Durável
A durabilidade de um tipo de piso é determinada pelo indicador PEI – Resistência ao Desgaste do Esmalte. Além disso, outro indicador que merece sempre a nossa atenção é o tempo de garantia de um determinado produto, que sempre deve ser compatível com o tempo de utilização.
Assim, ficar de olho no PEI é um bom começo para refletirmos sobre a nossa compra. Pisos com PEI pelo menos de valor 4 são aqueles que oferecem alta resistência e são indicados para tráfego alto.
Além disso, outros pontos a serem considerados estão relacionados com a resistência ao risco, que deve ser sempre buscada em um indicador de médio ou alto.
Opte por cores neutras
“A gente acredita que as cores neutras são uma excelente opção para banheiros que são usados no dia a dia. Até porque achamos que as cores neutras fazem com que a iluminação tenha um rendimento melhor. Então, banheiros de dia a dia, onde a pessoa vai se maquiar, tomar banho, fazer a barba, a gente precisa, nesses espaços, de um rendimento de iluminação melhor”, afirmam as arquitetas Vanessa Paiva e Cláudia Passarini, do escritório Paiva Passarini Arquitetura (@paivaepassarini).
“Não que a gente não possa conseguir isso em um ambiente que tenha cores mais escuras, mas já é um pouco mais complicado. Então, o banheiro onde a pessoa entra todos os dias, em geral, a gente recomenda, sim, cores neutras, que a gente acha também que enjoa menos. Enfim, isso depende muito do perfil do cliente. Agora, quando é um lavabo, quando é um vestiário, um banheiro que a pessoa vai entrar pouco e que ela quer, inclusive, causar naquele ambiente, aí a coisa está liberadíssima”, completam.
Leve em conta a decoração
As arquitetas Vanessa Paiva e Cláudia Passarini, do escritório Paiva Passarini Arquitetura (@paivaepassarini), acham interessante entender em que momento é feita a escolha.
“A gente, muitas vezes, entra primeiro com o acabamento da casa, com a escolha desses materiais que vão entrar na obra e, depois, na sequência, com a marcenaria. Então, achamos que as coisas têm que ser um casamento”, afirmam.
Na visão delas, entenda primeiro: já temos a escolha de como vai ser essa marcenaria? Vai ser uma marcenaria clara? Vai ser uma marcenaria de madeira? E aí, escolha o piso ou não.
“Posso escolher primeiro o piso e aí, na sequência, a gente entra com o entendimento de como vai ser essa marcenaria. Mas de uma forma geral, achamos que é um entendimento casado. Então, entender o que é que o cliente quer naquele ambiente para que a gente possa juntar todas as especificações que vão ser feitas. O ideal é isso, que o projeto nasça já com o briefing do cliente, para a gente entender para onde vão todas as escolhas.”
Pastilhas de vidro
Pastilhas de vidro são um material vigente, mas, é bom considerar o que pensam as arquitetas Vanessa e Claudia (@paivaepassarini): “Hoje, a gente tem usado um pouco menos pastilhas de vidro. Aliás, eu percebo um uso bem menor do que já existiu lá atrás. Achamos que a questão toda é comprar um material de qualidade e investir em um bom assentamento, porque o que se reclamava muito era da pastilha soltar, enfim, de questões de mau assentamento”, dizem.
“Então, obviamente que isso é uma coisa fundamental, da importância da mão de obra envolvida em todos os processos. Mas especialmente quando a gente fala de pastilha de vidro, é muito importante entender quem é o profissional que vai assentar e seguir à risca as especificações de assentamento, de como rejuntar, que cada fabricante coloca no produto.”
Preze pela segurança
“No quesito segurança, é importantíssimo a gente considerar os materiais que sejam um pouco menos escorregadios. É difícil a gente falar, em um banheiro de uso de dia a dia, em um material totalmente antiderrapante, porque os materiais totalmente antiderrapantes são ásperos. Então, além de você conviver com a aspereza, que não é interessante, muita gente anda descalço no banheiro, é normal”, afirmam as arquitetas Vanessa e Cláudia (@paivaepassarini).
“Existe uma questão da limpeza mais difícil, também, porque é uma limpeza do dia a dia. Muitas vezes, a gente usa o material antiderrapante em uma área de piscina, em um deck, mas aquilo não vai ser lavado todos os dias. E em um banheiro de uso diário, sim, a gente tem uma limpeza constante. Então, o que que a gente gosta muito de usar? A gente procura as cerâmicas, o porcelanato, entendendo quais são os menos lisos, menos polidos”, complementam.
Conte com ajuda profissional
As vantagens de contar com a ajuda de um profissional são simplesmente todas. É o que pensam Vanessa e Claudia (@paivaepassarini). Ter orientação para saber o que combina com o que, o que que é mais seguro, o que é de mais fácil manutenção, o que é mais seguro passa necessariamente pela avaliação de um profissional qualificado.
“A gente tem essa vivência diária de anos, experiência especificando, vendo, conhecendo lançamentos. Ao mesmo tempo que a gente conhece tudo quanto é lançamento, a gente também sabe fazer com que o cliente evite o modismo. Achamos que é importante ter um profissional”, afirmam.
Por experiência própria, elas relatam que muitas vezes, as pessoas falam: “ah, não, mas tem alguém da loja que especifica e tal”, mas quando elas vão projetar um banheiro, não é só a especificação do piso.
É tudo que está envolvido nisso, é o piso casando com a bancada, casando com a marcenaria. É o box, a paginação do interior desse box, como entra o nicho, como entra o box de vidro, depois encaixado na coisa toda.
Então, o arquiteto, o profissional, é quem consegue fazer a junção de tudo isso.
Qual o melhor piso para banheiro?
O melhor piso para banheiro precisa ter excelência em beleza e segurança. Muitas vezes decoramos a casa e acabamos nos esquecendo de dar atenção aos banheiros e lavabos. Eles são partes importantes da casa, frequentados diariamente e precisam que todos os seus revestimentos sejam pensados de modo a deixar o ambiente seguro, principalmente por conta da umidade.
Portanto, prefira um piso que, além de ser bonito e combinar com seu estilo e com a decoração do ambiente, seja antiderrapante e seguro. Isso porque essa versão possui uma aderência maior e evita possíveis acidentes e escorregões mesmo com o chão úmido.
Tipos de piso para banheiro
O mercado atualmente nos traz muitos tipos de pisos para banheiro e escolher aquele que é o melhor para ser ali instalado depende, hoje, muito mais do nosso gosto pessoal do que da qualidade que cada tipo apresenta.
Agora vamos apresentar para você os melhores tipos de piso para banheiro a partir de cada categoria.
Cerâmica
Os pisos cerâmicos são, ao lado do porcelanato, opções com excelência em durabilidade e beleza. Possíveis de usar em qualquer ambiente da casa, eles estão disponíveis em uma imensa gama de cores, formatos, estampas e até texturas para você decorar de acordo com o seu gosto e deixar o seu cômodo impecável.
Uma das suas principais vantagens é o excelente custo benefício. Os pisos cerâmicos são escolhidos justamente por ter um custo mais baixo em relação às demais opções, mas sem abrir mão da beleza e da boa qualidade.
Considerado um piso frio, os pisos cerâmicos são uma ótima opção caso você more em locais com altas temperaturas, pois ajudam a manter a temperatura do espaço mais fresca.
Você os encontra nas mais diversas cores e estampas, desde as mais vibrantes até tons mais neutros. Se você quiser adicionar nobreza e sofisticação ao seu espaço, uma boa opção é apostar nas versões que imitam outros pisos, como madeira, mármore e pedra.
Para banheiros, o mais recomendável é que você opte por aquele com propriedade antiderrapante para evitar escorregões.
Os pisos cerâmicos podem ser encontrados em dois tipos de acabamento: o arredondado vai precisar de um maior espaçamento entre as elas, enquanto o reto pode ser aplicado utilizando menos rejunte e, assim, deixando um aspecto visual mais bonito.
Porcelanato
O porcelanato é um revestimento nobre, que pode ser instalado em piso, revestimento de parede e até bancada. A versatilidade do produto se dá também por conta da variedade de modelos, como o porcelanato que imita madeira ou a versão do produto polido, por exemplo.
Trata-se de um material altamente resistente e durável, que permite o uso de rejuntes menos espessos, principalmente no caso do porcelanato retificado, criando um visual incrível e dando uma sensação de amplitude no ambiente.
Acetinado
O porcelanato acetinado é o que não tem acabamento brilhante, sendo ideal para quem busca um material resistente, bonito e discreto. Pode ser usado em áreas internas e externas e funciona como revestimento de chão e parede.
Líquido liso
O piso epóxi conhecido popularmente como porcelanato líquido é um dos produtos de vedação e impermeabilização mais interessantes para garantir resistência aos pisos da casa.
Ele é um revestimento que funciona como uma cerâmica brilhosa e sofisticada, que pode criar uma camada de até 3 mm de espessura em relação ao chão.
As opções de cores são várias, como cinza, branco e marfim. Isso sem contar na opção em 3D que, com adesivos estampados, gera um efeito de um quadro no chão.
Polido
Os porcelanatos polidos possuem superfícies lisas, por isso seu uso é indicado para áreas secas, como salas, corredores e quartos.
Em banheiros e áreas externas, onde pode chover e, portanto, há mais risco de escorregamento, a recomendação é investir em porcelanatos antiderrapantes.
O polido é o modelo mais comum e possui um brilho intenso, sendo indicado para quem deseja um ambiente diferenciado.
Amadeirado
Há diversos modelos e cores de porcelanatos, que dão diferentes estilos à decoração. O porcelanato madeira, por exemplo, é um dos mais procurados entre as diferentes opções de pisos e revestimentos.
Com diferentes tons e em tamanhos variados, esse porcelanato combina com estilos rústicos, modernos, escandinavos e outros. Ele pode ser utilizado em pisos e paredes e é a escolha perfeita para diferentes ambientes, desde banheiros, quartos, salas e cozinhas, até áreas externas.
Piso antiderrapante
Existem vários tipos de pisos antiderrapantes e, dentre eles, o porcelanato é uma das melhores e mais elegantes escolhas de piso antiderrapante para banheiro.
Ardósia
A ardósia é uma rocha metamórfica (formada pela transformação da argila sob pressão e temperatura, endurecida em placas finas), indicada não somente para pisos de diversos ambientes, como também podem ser utilizadas em bancadas de banheiro.
É possível encontrar ardósia nas cores cinza (a mais comum), grafite, preto absoluto, verde e vinho.
Vanessa e Claudia (@paivaepassarini explicam que a ardósia é uma pedra mais resistente do que o mármore e menos do que um granito. Ela é um meio termo entre o granito e o mármore e pode ser usada no banheiro, sim.
Aí entra naquelas questões: é um pouco mais escura, embora existam várias cores de ardósia. Por isso é importante entender: é um banheiro do dia a dia? É um lavabo?
“A gente acha que usar uma ardósia é sensacional e gostamos muito de fazer o uso do piso que está vindo na casa toda e entra no lavabo. Muitas vezes, entra em todos os banheiros e a ardósia se encaixa perfeitamente. Inclusive, existem marcas fazendo porcelanatos no padrão da ardósia. Fora do país, compra-se muito a ardósia brasileira. É muito bem vista. Aliás, não só a ardósia, as pedras brasileiras são muito bem vistas fora do país e tem um mercado maior lá fora do que aqui. A gente adora fazer esse tipo de coisa, sabe? Às vezes, desenterrar o material que foi moda em uma época, aí ninguém mais aguentava ouvir aquele material, todo mundo tirando ardósia, cobrindo ardósia. De repente, dar uma reeditada nisso, nós achamos que surpreende, que é bem legal.”
Granitina
“A granitina, ou granilite, é um material feito à base de cimento”, explicam as Vanessa e Claudia (@paivaepassarini), que se declaram apaixonadas por granilite, também, porque são apaixonadas por materiais com base de cimento, como é o caso do ladrilho hidráulico.
“O granilite leva, além do cimento, a mistura mesmo, que é o cimento, água, areia, ele leva os agregados, que são aquelas pedrinhas que a gente vê. Entre os agregados, há quartzo, granito, mármore e uma infinidade de pedras para se fazer o granilite. Ele pode receber, também, uma adição de cor, um pó de cimento com cor. Então, achamos que é um piso muito versátil, porque a gente pode, inclusive, escolher o que quer: com mais ou menos agregados, mais ou menos polimento”, explicam.
“Geralmente, o granilite é todo polido depois. E tem uma questão do granilite que é interessante também: hoje em dia, a gente pode comprá-lo pronto, ou isso pode ser feito manualmente na obra, que era como era feito antigamente, com aquelas juntas que a gente via que tinha preta, dourada etc. Mas hoje em dia, o interessante de fazer na obra é que você determina a junta, mas é importantíssimo ter junta para não trincar. Porém, isso pode ser feito de uma forma muito mais prática e chegar pronto na obra. Hoje voltou muito a moda do granilite, e a gente aqui particularmente sempre gostou muito desse material. Voltou tanto, que algumas marcas de porcelanato também estão fazendo porcelanatos nesse padrão. O granilite pode ser usado tranquilamente no banheiro. A questão toda, principalmente, se for o granilite verdadeiro, e não o porcelanato, é fazer uma impermeabilização correta.”
Madeira
As dicas a seguir são das arquitetas Vanessa e Claudia (@paivaepassarini): se for um lavabo, use tranquilamente. Inclusive, porque o que a gente faz muito em lavabos, é tirar ralo, exatamente porque são locais onde a gente coloca um tecido na parede, um papel de parede muito legal.
Então, quando a gente tira o ralo, a gente já evita que a pessoa responsável pela limpeza queira jogar balde de água. Já se entende que é um local de limpeza a seco.
Em um banheiro de uso maior, no dia a dia, é um pouco mais complicado usar madeira. O ideal é trabalhar com essa madeira como se ela fosse um deck. Então pode usar? Pode. Por exemplo, a gente não tem decks de madeira usados em áreas de piscina? Só que é um deck, ou seja, tem que ter áreas de escoamento para que a água não pare sobre ele.
Em algumas áreas de uso menor, como, por exemplo, a gente faz muito banheiro com áreas de banheira, principalmente aquelas banheiras de imersão, integradas às vezes até com o closet, com a sala de banho etc.
O que a gente faz geralmente? Usa madeira maciça, quando não se quer usar deck, e uma proteção em cima dessa madeira maciça. Mas pensando que também não é uma área de uso direto.
Se for uma área de uso direto, o ideal é que seja feito um deck. Então, geralmente, a gente deixa isso para área de banheira, e até mesmo de chuveiro, porque é uma área menor de remoção.
A gente quer fazer um banheiro super estiloso, uma coisa meio zen? Usa um deck e remove para a limpeza quando precisar. E até mesmo para manutenções. Então, eventualmente, uma vez por ano, de repente até um pouco mais, essa madeira vai precisar ser tratada.
Ladrilho hidráulico
“É adequado e viável usar ladrilho hidráulico no piso do banheiro. Nós já usamos, é lindíssimo”, afirmam as arquitetas Vanessa e Claudia (@paivaepassarini).
O que é muito legal do ladrilho hidráulico? A gente tem uma infinidade de cores, a gente pode personalizar esse produto, porque pode partir de um desenho existente e fazer variações de cores, e o produto praticamente passa a ser uma coisa que só você tem.
Óbvio que se pode até criar as estampas, também, mas já fica um pouco mais caro. Mas pode fazer estampas personalizadas.
E o que é a graça do ladrilho? A gente até rejunta, mas é uma área mínima de rejunte e o piso fica bem homogêneo. E sempre, sempre impermeabilizar. Impermeabilizou corretamente? Está tudo certo.
Qual a cor de piso ideal para banheiro?
A cor ideal do piso para banheiro irá depender, necessariamente, do seu gosto pessoal e do quão colorido você deseja que o ambiente seja.
Em qualquer um dos casos, é importante estar atento ao seu perfil, ao que foi escolhido para compor o ambiente e, ainda, à sua casa, como um todo.
Normalmente, tons mais claros são colocados no banheiro porque esses cômodos tendem a ser menores e as cores claras acabam por dar a sensação de maior amplitude aos espaços.
Assim, em caso de dúvida, priorize os tons mais clarinhos para decorar seu banheiro e, de quebra, ter um espaço com a sensação de que é bem mais amplo.
Qual o melhor tipo de cerâmica para banheiro?
O melhor tipo de cerâmica para banheiro é aquela que combina segurança, beleza e o tom certo para a sua decoração.
No entanto, é preciso sempre estar atento a alguns pontos, que dizem respeito à segurança do piso, como o PEI e o coeficiente de atrito.
Tendo esses dois conceitos como referência, podemos escolher com tranquilidade o melhor tipo de piso cerâmico para a nossa casa, sem a preocupação com a segurança de quem vai utilizar o banheiro onde as peças serão instaladas.
Qual piso não escorrega?
O tipo de piso que não escorrega é aquele que tem maior coeficiente de atrito. Os pisos para áreas úmidas e molhadas devem ter pelo menos 0,4 de coeficiente de atrito.
Alguns outros tipos de pisos, já em sua ficha técnica, trazem consigo o título de antiderrapante. Para um piso ser considerado antiderrapante, no entanto, precisa ter o coeficiente de atrito superior a 0,4.
Considerando esse coeficiente, conseguimos selecionar os pisos que melhor podem ser instalados em nossas áreas úmidas domiciliares.
Qual piso usar no box do banheiro?
O melhor piso para box de banheiro é aquele que reúne duas características: ser fácil de limpar e, ainda, ser antiderrapante.
Quando reunimos essas duas características, temos como resultado um banheiro muito mais seguro para o nosso dia a dia, mesmo quando utilizamos produtos que fazem com que o chão se torne mais escorregadio, como cremes, sabonetes ou xampus.
Além disso, o melhor tipo de piso para box de banheiro é aquele que também é mais fácil de limpar, sobretudo porque isso faz com que o nosso dia a dia seja muito mais prático, sem que precisemos dispensar longas horas para a limpeza do nosso banheiro.
Dicas para acertar em cheio na escolha do melhor piso para banheiro
Para um banheiro antiderrapante é necessário que o tipo de piso tenha em sua ficha técnica o exato termo que o torna aprovado para essa característica.
É importante frisar que os pisos com essa característica tendem a ter um aspecto menos brilhante e mais poroso. Assim, é o primeiro caminho a ser seguido no momento de escolher aquele que mais combina com o seu banheiro.
No entanto, para um banheiro seguro e acessível, outros equipamentos de segurança podem ser necessários, como barras de apoio e tapetes antiderrapantes e altamente aderentes.
Tendo esse conjunto de produtos instalados da forma devida, você poderá ter banhos ainda mais seguros, aproveitando o momento para relaxar.
E aí, já encontrou o melhor piso para banheiro? Então, não deixe de aproveitar as ofertas da Leroy Merlin!
Leia mais