BanheiroBanheirosComo escolher

Conheça os diferentes modelos de vaso sanitário

Você chegou naquele ponto da construção ou da reforma em que é preciso decidir pelo melhor modelo de vaso sanitário? Então você está no lugar certo.

Item indispensável em qualquer banheiro, o vaso sanitário é uma importante etapa da construção ou da reforma. Fazer a escolha certa desse item não é tão difícil. Quer descobrir? Venha com a gente.

A seguir, vamos mostrar todos os detalhes que você precisa prestar atenção para optar pelo modelo que melhor lhe atende.

E para fazer uma escolha certeira, assista também a este vídeo ensinando como escolher vaso sanitário:

Modelos de vaso sanitário

Dentre os tipos de vaso sanitário, estão os convencionais, com caixa acoplada, suspensos, infantis e especiais. Veja as diferenças entre cada um deles:

Vasos sanitários convencionais

Se você quiser uma peça que ocupe menos espaço, fique com os vasos sanitários convencionais, cujo sistema de descarga fica na parede e que, por isso, dispensam a caixa acoplada.

Nesse caso, é importante identificar se sua casa comporta essa estrutura e, para escolher o modelo ideal, é recomendável saber a medida da tubulação do esgoto do seu banheiro.

Já os vasos sanitários com sistema de descarga com válvula são ideais para quem já dispõe da tubulação própria para a bacia convencional.

Vasos sanitários com caixa acoplada

Proporcionam mais economia de água se comparados aos modelos com descarga de válvula, porque o fluxo é limitado e ainda contam com o benefício de serem mais fáceis na hora da manutenção, uma vez que a descarga é externa.

Os vasos sanitários com caixa acoplada possuem duas versões com diferentes acionamentos: simples e duplo. Para economizar mais água, a segunda opção é a mais recomendada. Afinal, na hora de dar descarga no vaso sanitário, você pode escolher entre o botão que escoa somente líquido ou o destinado para sólidos que libera uma quantidade maior de água.

Vasos sanitários suspensos

O vaso sanitário suspenso faz parte dos utensílios clássicos de banheiro que ganharam um toque mais inovador nos últimos tempos. Diferentemente das versões tradicionais deste produto, sua fixação não é feita por meio de parafusos no chão: ele é embutido na parede.

Com isso, ele é o modelo perfeito para quem deseja deixar o banheiro com uma sensação de amplitude maior, já que a falta do suporte faz com que ele fique visualmente menos pesado.

Outro diferencial do vaso sanitário suspenso é a caixa de descarga: ela é embutida na parede e também não fica chamando atenção do lado de fora. No fim das contas, este acaba sendo mais um detalhe que reforça a leveza e a beleza do vaso sanitário suspenso.

Com sua forma incomum de instalação, o vaso sanitário suspenso também pode ter as tubulações de água e esgoto funcionando de forma diferente: enquanto os modelos convencionais têm a saída dos tubos encaixadas na direção vertical, você pode encontrar vasos sanitários suspensos com essa saída funcionando na direção horizontal.

Na maioria dos projetos, isso não faz tanta diferença, mas para quem deseja reformar os banheiros de apartamentos ou casas com mais de um andar, a tubulação horizontal oferece vantagens.

Isso porque para instalar ou mudar o vaso sanitário com canos verticais de lugar, também é necessário mexer no andar de baixo – seja ele pertencente à mesma casa ou a outro apartamento.

O vaso sanitário suspenso, por sua vez, como fica apenas na parede, não oferece esse transtorno para outros moradores ou em outros ambientes da casa.

Vaso sanitário infantil

Se você tem crianças em casa, considere instalar um vaso sanitário infantil, peça menor e que garante a altura ideal para o uso dos pequenos. O vaso sanitário infantil é uma ótima aposta para os ambientes que são muito frequentados por crianças, como escolas e creches.

Mesmo assim, nada impede de você fazer a instalação de um deles nos banheiros de casa, se houver a necessidade.

O que diferencia entre eles e os convencionais é o tamanho: por serem adaptados para a altura dos pequenos, eles costumam ter, em média, 30 centímetros de altura.

Uma grande vantagem de ter um desses vasos sanitários no dia a dia com crianças é que eles ajudam no estímulo da independência delas no momento de ir ao banheiro, já que os baixinhos não vão precisar pedir ajuda para se sentar ou alcançar a descarga.

Entre os modelos de vaso sanitário infantil disponíveis na Leroy Merlin, você encontra uma versão simples, que deve ser utilizada com a descarga instalada dentro da parede e outra com a caixa acoplada para descarga. Ela tem acionamento simples e capacidade máxima para seis litros de água. Os dois têm o formato oval, saída de tubulação para o esgoto vertical e são fixados de forma tradicional, através de parafusos no chão.

Vasos sanitários especiais

Esses modelos são indicados para pessoas com necessidades especiais que precisam do auxílio de um acompanhante para realizar sua higiene, como em banheiros de residências, ou de locais de saúde. Não são indicados para uso público.

Aqui na Leroy Merlin estão disponíveis produtos de diferentes tamanhos, formatos e cores – todos das melhores marcas do mercado, como, por exemplo, o Vaso Sanitário Especial Saída Vertical Vogue Plus Conforto Gelo Deca, o Vaso Sanitário Especial Saída Vertical Acesso Plus Branco Celite e o Vaso Sanitário Especial Saída Vertical Luna Medic Branco Icasa.

É importante ficar atento à estrutura do local onde será colocado o vaso. Afinal, muitas vezes, opta-se por construir uma base de concreto que, ao invés de ajudar, acaba dificultando a aproximação da cadeira de rodas. Imagens meramente ilustrativas. Assentos e parafusos de fixação não inclusos.

O vaso sanitário especial Acesso Plus da Celite tem saída de esgoto vertical e é indicado para uso de pessoas com necessidades especiais

• Leia mais: Como montar um banheiro acessível decorado

Acessórios para vaso sanitário

Seja qual for o modelo que você escolher, para a perfeita instalação das bacias, será preciso adquirir alguns acessórios para vasos sanitários, como o material de fixação, tubos de ligação, flexível e silicones de vedação.

Aqui, estão à sua disposição esses produtos e todos os modelos de vasos – todos, claro, com preços acessíveis. E seja qual for a bacia escolhida, lembre-se de que é importante saber a medida correta da tubulação do esgoto do banheiro para a correta instalação.

Como funciona um vaso sanitário com caixa acoplada?

A caixa acoplada é uma das principais escolhas feitas por quem está construindo ou reformando o banheiro de casa porque une o design tradicional e bonito com a funcionalidade.

Algumas delas, inclusive, ainda trazem para dentro das residências a possibilidade de acionamento duplo que possibilita uma economia maior na conta de água do fim do mês. Nestes modelos, você pode escolher a quantidade de água ideal a ser despejada de acordo com a necessidade de descarte de resíduos.

Geralmente, esses tipos de caixa funcionam com a variação de 3L ao descartar menos água e 6L no momento em que descarta mais, ao contrário das versões de caixa acoplada que oferecem apenas o descarte de maior volume em todos os momentos.

No catálogo da Leroy Merlin, é possível encontrar esses dois modelos de caixa acoplada. Basta escolher a que vai atender melhor a necessidade do seu dia a dia.

As diferentes cores de caixa acoplada que podem ser encontradas por aqui também têm tudo para ajudar na decoração do seu banheiro. Isso porque além das brancas tradicionais, você também encontra caixas acopladas em preto, bege, cinza, marrom e verde. Para um visual harmônico, o ideal é que elas combinem com a cor e com o modelo do seu vaso sanitário. Por isso, no momento da compra, você deve ficar atento a esses detalhes para não acabar comprando uma caixa acoplada que não possa ser instalada no seu vaso sanitário.

Antes da compra, porém, o ideal é que você saiba exatamente o tamanho da tubulação do banheiro para que não tenha problemas para instalar qualquer que seja o modelo de vaso sanitário escolhido por você.

Dicas para escolher o melhor modelo de vaso sanitário

Já decidiu qual é o tipo de vaso sanitário que irá para o seu banheiro? Agora chegou a vez de escolher formato e cores. Confira nossas dicas.

Formatos de vaso sanitário

Um aspecto importante é o formato do vaso, que deve estar em sintonia com o estilo do banheiro e garantir conforto.

Os vasos arredondados são convencionais, mas, se você quer mais estilo e sofisticação, pode investir em vasos sanitários modernos, como o vaso sanitário quadrado ou os vasos ovais e retangulares.

Cores de vaso sanitário

Em termos decorativos, a cor do vaso também faz a diferença na hora de trazer mais personalidade ao banheiro, pois é importante que a tonalidade harmonize com o resto do ambiente.

Você pode escolher desde tons neutros e claros, como o branco, cinza ou bege. Eles são os mais usados porque dão amplitude e não pesam visualmente.

Vasos sanitários nos tons preto, preto fosco e marrom são ideais para criar contraste e dar um ar sofisticado ao ambiente.

E há ainda as cores mais ousadas, como o rosa e o verde, que criam um ponto de luz e de atração especial à decoração do banheiro.

Vaso sanitário branco

Se você não quer errar, aposte no vaso sanitário branco para o seu banheiro.

Vaso sanitário bege

O vaso sanitário bege pode dar um ar retrô ao banheiro.

Vaso sanitário cinza

Essa aposta pode soar minimalista quando combinada com o branco de bancadas ou com uma faixa cinza de parede.

Vaso sanitário marrom

Essa cor faz uma boa dupla com o bege para fugir do alto contraste do branco.

Vaso sanitário preto

Vaso sanitário preto é um clássico em termos de elegância e sofisticação. Já o preto fosco é um queridinho que veio para ficar, pois dá um aconchegante e requintado ao ambiente.

Vaso sanitário rosa

Para quem não abre mão do romantismo, a delicadeza do rosa dá um toque suave ao banheiro.

Vaso sanitário verde

O Neo Mint foi a cor do ano da Pantone em 2020. Para quem curte algo diferente, a aposta nesse tom é tranquilizante.

7 Modelos de vaso sanitário para você se inspirar

1. Banheiro azul com detalhes em branco e dourado

O Vaso Sanitário com Caixa Acoplada 3/6L Saída Vertical Boss Branco Incepa apresenta saída de esgoto vertical e botão superior de duplo acionamento da descarga. A opção perfeita para seu ambiente!

2. Banheiro pequeno planejado

O Kit Vaso Sanitário com Caixa Acoplada 3/6L Saída Vertical Lille Branco Sensea apresenta saída de esgoto vertical e botão superior de duplo acionamento da descarga. A solução completa para o seu banheiro.

3. Estilo clássico e romântico

Neste banheiro com revestimento de parede rosa, o Vaso Sanitário para Caixa Acoplada Saída Vertical Carrara Branco Deca confere o estilo clássico e romântico ao ambiente. Você deve providenciar a caixa acoplada separadamente. O acabamento foi feito com revestimento de parede decorado na cor rosa.

4. Inspire-se neste banheiro preto

O Vaso Sanitário para Caixa Acoplada Saída Vertical Carrara Ébano Deca e Caixa Acoplada para Carrara ou Nuova Ébano 3/6L Deca compõem esse banheiro pequeno com granito preto, trazendo estilo e modernidade à sua casa.

5. Banheiro com vaso suspenso

Quer impor elegância ao seu banheiro? Inspire-se com essa decoração com Vaso Sanitário Suspenso Saída Horizontal Inspira Round Suspenso Branco Roca.

6. Banheiro com vista

O Kit Vaso Sanitário com Caixa Acoplada 3/6L Saída Vertical Lyon Branco Sensea compõe a decoração deste banheiro decorado com vista.

7. Banheiro decorado com parede marmorizada

Um toque de marrom e está feita a mágica da beleza e sofisticação. Inspire-se com esse Vaso Sanitário para Caixa Acoplada Folk Saída Vertical Carrara Marrom Fosco Deca.

Qual o modelo de vaso sanitário com melhor custo-benefício?

Ao planejar o banheiro, você pode ficar em dúvida se vale mais a pena um vaso sanitário convencional (com sistema de válvula) ou com caixa acoplada.

Para optar entre um modelo ou outro, avalie como foi feito o projeto hidráulico do seu banheiro, o tipo e diâmetro de tubulação existente ou a ser instalada.

Em ambos os modelos, é possível economizar água ao acionar a descarga, uma vez que possuem opções de duplo acionamento, ou seja, 3 litros para dejetos líquidos e 6 litros para sólidos.

Os vasos sanitários convencionais utilizam uma válvula de descarga na parede que, ao ser pressionada, aciona a descarga e elimina os dejetos. A maior vantagem desse sistema é que a água entra com boa pressão, retirando totalmente os resíduos. Outra vantagem é que o vaso ocupa menos espaço, já que não tem a caixa atrás.

No vaso sanitário com caixa acoplada ou suspensa, o sistema hidráulico é mais simples e a pressão da água é menor do que o modelo de válvula de parede. As tubulações podem ser ramificadas e têm diâmetros menores do que as da válvula de descarga usada com as bacias convencionais, sem caixa. A manutenção desse modelo é mais fácil pois as peças ficam expostas.

Principais marcas de vaso sanitário

1. Tubrax

2. Celite

Uma das primeiras indústrias de louças sanitárias do Brasil, Celite reúne tradição e qualidade.

3. Incepa

Desde 1976, iniciou a fabricação de louças sanitárias, a Incepa está presente na casa dos brasileiros.

4. Deca

A Deca possui uma das maiores variedades de modelo e é uma marca queridinha dos consumidores.

5. Icasa

Consumidores elogiam a qualidade dos produtos da marca Icasa, ótimo design e um acabamento perfeito.

6. Roca

Design e inovação são a tônica da marca Roca.

7. Sensea

O vaso sanitário Sensea é uma marca exclusiva da Leroy Merlin, que apresenta ótimo custo-benefício. Item indispensável em qualquer banheiro, a preocupação com a escolha das peças de porcelana passa por dois pontos importantes: a funcionalidade e o estilo.

Acessórios de banheiro

No departamento de banheiros do site da Leroy Merlin, além dos vasos sanitários e das caixas acopladas, você encontra, basicamente, qualquer acessório e utensílio para este cômodo da casa.

Os assentos para o vaso sanitário, por exemplo, estão disponíveis para vasos convencionais, para linhas específicas, vasos especiais e infantis. Os mictórios, mesmo que costumem ser utilizados em banheiros públicos, aparecem por ali em diferentes formatos e nas versões individuais e coletivas. As pias e cubas para banheiros, por sua vez, aparecem em modelos de apoio, de embutir, de sobrepor, semiencaixe, de piso e os lavatórios tradicionais, que podem ser usados com ou sem colunas.

Os chuveiros, por sua vez, podem ser elétricos, com pressurizador, eletrônicos ou híbridos. Além desses, você também pode encontrar diferentes modelos de duchas e de outros acessórios necessários para os banheiros. Não deixe de conferir!

Não se esqueça de olhar os Tapetes para Banheiro, para deixar o seu banheiro mais completo e confortável!

Gostou das nossas dicas? Conte pra gente qual foi a sua escolha.

Leia mais:

Vaso sanitário monobloco: vantagens e desvantagens

Veja as melhores marcas de vaso sanitário para seu banheiro

Medidas de vaso sanitário: aprenda a escolher o modelo ideal

Cores de vasos sanitários: saiba como escolher o ideal!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo