Dicas

Melhor Panela de Pressão: saiba qual escolher antes comprar!

Muitas pessoas procuram pela melhor panela de pressão para equipar a cozinha. Afinal, esse é um utensílio indispensável para diferentes receitas salgadas e doces, já que garante mais praticidade e otimiza o tempo de preparo dos alimentos.

Mas comprar a panela de pressão certa pode exigir bastante compreensão sobre as opções disponíveis e também sobre as suas próprias necessidades. Confira algumas dicas para comprar um produto que seja durável e tenha ótima qualidade!

Qual é a melhor panela de pressão para comprar?

A melhor panela de pressão é aquela que se adequa à sua realidade e à sua necessidade. Por isso, você deve avaliar cada panela de pressão de acordo com diferentes requisitos, como material, capacidade e até mesmo design.

Para escolher a melhor panela de pressão, é preciso considerar critérios, como capacidade, material e design


Material das panelas de pressão

O primeiro passo na hora de escolher,é comparar os diferentes materiais das panelas.

A panela de pressão de alumínio é uma das mais tradicionais e tem um custo acessível.

A panela de pressão inox é uma outra opção bastante resistente, que distribui adequadamente o calor e não reage em contato com os alimentos.

A panela de pressão antiaderente é ideal para quem busca praticidade e uma excelente alternativa pois os alimentos não grudam no fundo do recipiente e a limpeza pode ser feita mais facilmente.

Capacidade da panela de pressão

Em relação à capacidade, é importante considerar para quantas pessoas você costuma cozinhar, a frequência de uso e os tipos de alimentos que costuma fazer.

Lembre-se ainda de que 1/3 da panela precisa ficar livre para o vapor, por isso procure uma panela espaçosa, que possa ser usada com segurança.

A escolha pode ser feita da seguinte forma:

  • Se você mora sozinho ou cozinha raramente, prefira uma panela de pressão pequena, como as panelas de pressão de 3 litros;
  • Para casais, as opções com capacidade de 4 litros a 4,5 litros são suficientes;
  • Famílias de 3 e 4 pessoas podem optar pela panela de 6 litros;
  • Para famílias maiores, a panela de pressão 7 litros ou 7,5 litros é uma boa escolha;
  • Para quem fará uso profissional ou cozinha muito e para uma família grande, o ideal é a panela de pressão 10 litros ou 11,4 litros.
  • Design e cor da panela

    O design também é um ponto importante, afinal, os utensílios ajudam a decorar a cozinha. Nesse sentido, busque panelas com cores próximas ao estilo decorativo do seu ambiente.

    Por exemplo, as versões coloridas, em amarelo, azul, rosa ou vermelho, combinam com cozinhas mais jovens e alegres ou até mesmo cozinhas retrô.

    As panelas neutras, em cinza, marrom e preto, são ótimas para cozinhas clean e modernas.

    O design e a cor da panela de pressão devem ser escolhidos conforme o estilo da sua cozinha


    Panela de Pressão Elétrica

    Existe ainda outra alternativa: a panela elétrica de pressão. Esse é um modelo moderno e seguro, que tem um controle interno da temperatura e timer inteligente, o que ajuda muito para quem costuma ter receio de usar panela de pressão.

    A panela de pressão elétrica é uma excelente alternativa, que garante mais segurança e versatilidade


    A panela de pressão elétrica é perfeita também para quem não tem muito tempo, pois permite programar quando a panela iniciará o cozimento. Existem programas diferentes para cada tipo de receita, aumentando ainda mais a versatilidade e a facilidade de uso do aparelho.

    Funcionalidades e segurança das panelas de pressão

    Embora muitas pessoas tenham receio de usar a panela de pressão, ela é uma panela bastante segura, especialmente os modelos mais modernos, que costumam ter de 4 a 5 dispositivos de segurança — mas existem modelos com até 12 dispositivos!

    Algumas panelas de pressão funcionam apenas quando a trava de segurança está bem fechada. Para aumentar ainda mais a facilidade de uso, há panelas que contam com recursos adicionais, como válvulas, e há ainda as que dispõem de janelas e visores, para você acompanhar o processo de cozimento e saber a hora certa de desligar o fogo.

    Há modelos com sistema de descompressão, que facilita a retirada da pressão interna, outros que contam com dispositivos que reforçam o fechamento da panela e opções que possuem botões que facilitam abrir e fechar a tampa.

    Preços de panela de pressão

    Se você está se perguntando quanto custa uma panela de pressão, saiba que o preço é muito variável, pois depende de uma série de itens: modelo, marca, capacidade, material, recursos adicionais, quantidade de dispositivos de segurança, entre várias outras questões.

    Há, por exemplo, panelas de pressão que custam menos do que 55 reais, enquanto há modelos acima de mil reais. Por isso, é importante buscar uma opção que seja adequada à sua necessidade.

    Melhores panelas de pressão

    A panela de pressão Vancouver Tramontina é de alumínio, com acabamento polido e válvulas de segurança; ela proporciona um cozimento rápido, uniforme e pode ser usada em fogões a gás, elétrico ou vitrocerâmico.

    Foto @construindominhacasaclean por Grazi Silveira


    A panela de pressão Rochedo antiaderente é feita em alumínio polido, tem um sistema abre e fecha fácil, com máxima segurança, conta com 5 sistemas de segurança e apenas pega pressão caso esteja devidamente fechada.


    A panela de pressão Multiflon tem revestimento em Quartzo, que garante extrema resistência e durabilidade, além de ser altamente antiaderente e livre de PFOA, um produto químico que pode fazer mal à saúde.


    A panela de pressão Rochedo Turbo tem cozimento rápido, fechamento externo em alumínio, mola de segurança, que faz com que a panela apenas pegue pressão após estar totalmente fechada, e janela de segurança.


    A panela de pressão Rochedo Preferida tem fechamento externo, 5 sistemas de segurança, tecnologia turbo, que permite um cozimento até 25% mais rápido, revestimento antiaderente e um design diferenciado.


    Mas, se você prefere uma panela de pressão elétrica, separamos algumas opções incríveis:

    A panela de pressão elétrica Instant Pot Programável funciona como 7 em 1: panela convencional, sauté, de cozimento lento, de arroz, a vapor, iogurteira e aquecedora de alimentos; ela tem 14 programas inteligentes e início de cozimento programável até 24 horas.


    A panela de pressão Philco Multifuncional Digital tem 9 sistemas de segurança, seletor de funções para o preparo de diferentes receitas, tampa com travamento de segurança, painel com display digital e 11 modos de cozimento pré-programados.


    A panela de pressão elétrica Arno Digital compacta tem 2,5 litros de capacidade, por isso é ideal para quem vive sozinho; ela conta com inúmeras funções e possui um design diferenciado.


    A panela de pressão elétrica Arno Digital Control tem 4,8 litros de capacidade, sendo uma excelente opção para quem precisa de uma panela um pouco maior, com um design bonito e funções que garantem praticidade.


    A panela de pressão Philco Titanium Inox tem 5 litros, é multifuncional, tem 8 sistemas de segurança, acabamento em titanium inox, além de itens como timer, tigela removível, travamento de segurança, entre outros.


    Depois de todas essas dicas, já sabe qual é a melhor panela de pressão para você? Na Leroy Merlin, você encontra as melhores marcas, como Tramontina, Rochedo, Clock e Nigro.


    Leia também:

  • Qual a melhor panela antiaderente
  • Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo