Mantas de drenagem facilitam os cuidados com o jardim e evitam ervas daninhas e mosquitos
Ter um jardim bonito deixou de ser exclusividade de quem mora em casa com um quintal amplo. Alternativas como o jardim vertical em pallets de madeira ou as chamadas florestas urbanas, também conhecidas como urban jungles, são cada dia mais queridinhas entre as tendência de decoração de interiores. Mas ainda assim, o trabalho de jardinagem continua o mesmo, e o que muda é a proporção dos objetos auxiliares e a quantidade de material utilizados. E se você quer ir além da simples tarefa de regar as plantas e quiser vê-las sempre bonitas, o ideal é que você opte também por uma manta de drenagem.
Para que serve?
Também conhecida como bidim ou geotêxtil, a manta de drenagem é utilizada para evitar que tanto a terra quanto a água escorram para o fundo do vaso. Além disso, ao impedir que o substrato escorra a cada rega, o produto acaba se tornando essencial para qualquer jardineiro, seja ele profissional ou não. Isto é, a água escoa, mas os nutrientes continuam retidos para a absorção da planta.
Como montar um vaso e utilizar a manta de drenagem
Antes de montar o vaso certifique-se que você dispõe de todos os materiais necessários. Para ter uma boa drenagem o primeiro passo é escolher um vaso de planta que tenha furos no fundo. Em seguida é preciso colocar materiais que sejam resistentes para a drenagem. É aqui que entram a argila, pedaços de telha e brita, por exemplo. O ideal é que exatamente em cima do furo seja utilizado um pedaço de telha. Isso porque as pedras podem acabar impedindo que a água escoe. Ainda assim, elas podem estar presente nesta camada, cujo tamanho vai depender do próprio vaso. Se ele for pequeno, é possível utilizar apenas dois dedos, e vá aumentando seu tamanho conforme a necessidade.
Em seguida coloque a manta de drenagem, que deve ser um pouco maior do que a circunferência do vaso. Se o vaso em questão for menor que 15 cm, como é o caso de algumas jardineiras ou mesmo quando é feito de garrafa PET, o ideal é que a manta seja cortada em formato de retângulo e aplicada logo acima dos furos. Isso deve ser feito justamente nos casos em que não há espaço suficiente para camadas de drenagem mais robustas. Depois, despeje uma camada de areia, que também irá auxiliar nesse processo. Só então coloque o substrato com o devido adubo e plante a sua muda.
>> Atenção: cuidado para não tirar a manta do lugar quando for mexer no seu vaso com a pá durante a jardinagem. Seja paciente na hora de colocar o adubo para cuidar ainda mais das suas plantas.
Outras vantagens
A manta de drenagem também é utilizada na agricultura, embora em outras proporções. Por isso, ela é especialmente indicada para quem quer fazer uma horta caseira. Mas além de garantir o bem-estar da planta, seu uso oferece outras vantagens. Dentre elas está impedir o aparecimento de ervas daninhas, o que irá facilitar a sua manutenção. Além disso, ao permitir que a água fique parcialmente retida no vaso, diminui o aparecimento de mosquitos e reduz a chance de o aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – colocar os ovos na água parada dos vasinhos de plantas.