Aprenda a transformar um pallet em um jardim vertical para áreas internas e externas
Sonha com um jardim vertical para a sua casa? Pois então saiba que não é preciso muito para poder ter um. Agora, em vez de investir somente em suportes para vasos, que tal optar por um pallet de madeira? Embora a função original seja para a movimentação de cargas, essa espécie de estrado ganhou o mundo da decoração, funcionando como opção de móvel, que carrega um ar mais natural e combina muito bem com um ambiente verde. No canal do YouTube Casa de Verdade, Paulo Biacchi ensina a reformar uma varanda pequena de apartamento utilizando essa e outras alternativas.
Decks de madeira são alternativa ao piso frio
Antes de começar a pensar na decoração do ambiente uma boa ideia é trocar o piso. Decks de madeira são uma ótima opção para tornar o ambiente mais aconchegante. Nesse caso, na hora de montá-lo na sua varanda, uma dica interessante para deixar o espaço ainda mais com cara de jardim, é reservar uma parte para preencher com pedrinhas. Outra sugestão é escolher diferentes tamanhos de vasos e tipos de plantas para dar ainda mais esse ar de “floresta urbana”.
Jardim vertical fica perfeito com um pallet
Se você gosta de trabalhar com jardinagem, o pallet é a opção ideal para colocar as suas plantas. Isso porque, além de economizar espaço, ele é prático e deixa a decoração do ambiente ainda mais bonita. Para isso, escolha a maior parede disponível para colocar o seu pallet, e não se esqueça de envernizá-lo, pois a chuva pode acabar com a peça. Utilize suportes de plantas que encaixem em grades para apoiar os vasos do seu jardim vertical.
Pequenos podem otimizar o espaço do ambiente
Se a sua ideia for trabalhar com as plantas, escolha um pequeno móvel para colocar o seu kit de jardinagem. Uma boa ideia é instalar ganchos em um pegboard para apoiar as ferramentas. E para deixar a sua varanda ainda mais aconchegante, instale um varão de luz – também conhecido como luz de quermesse. Por fim, para dar versatilidade ao ambiente, pendure bancos dobráveis na parede utilizando ganchos simples. Essa opção é perfeita para quem quer economizar espaço e não costuma usar a varanda para fazer refeições.