Forno elétrico ou a gás? Veja as diferenças e como escolher
Um forno elétrico ou a gás é uma excelente escolha para quem deseja se aventurar na cozinha. Esses modelos são muito indicados pela praticidade de preparar pratos deliciosos e mais saudáveis, com menos gordura.
O forno elétrico, que está disponível em modelos com capacidade distintas, permite assar, grelhar ou gratinar os alimentos de maneira homogênea, em pouco tempo. Além disso, ele é um eletrodoméstico moderno, que agrega estilo e beleza à decoração.
Já o forno a gás, que funciona como um forno convencional, é interessante pelo sabor diferenciado que confere aos alimentos. Entre as opções, os modelos de embutir são ótimos para cozinhas compactas, já que não ocupam muito espaço.
Forno elétrico ou a gás: como escolher? |
---|
1 – Capacidade |
2 – Tipo de instalação |
3 – Tensão elétrica |
4 – Tonalidade |
5 – Economia |
Qual a diferença entre forno elétrico e forno a gás
O forno elétrico ou a gás é um sucesso entre os eletrodomésticos para cozinha, conferindo mais sabor e qualidade aos alimentos. Eles possibilitam o preparo de pratos assados, com muita praticidade, além de valorizarem o ambiente.
Com muitos modelos disponíveis, é comum a dúvida sobre qual é o melhor: o forno elétrico ou a gás. Por isso, separamos as principais vantagens de cada um desses eletrodomésticos, que têm funcionamento e características diferentes, para você encontrar a melhor opção para sua cozinha.
Forno Elétrico
Moderno e elegante, o forno elétrico, como o nome já diz, funciona com energia elétrica. Por não precisar de uma saída de gás, é um modelo versátil também na instalação, podendo ser embutido abaixo do cooktop ou em uma torre, próximo a uma tomada.
Com um forno elétrico, você terá também um ótimo controle da temperatura interna, já que o modelo apresenta um botão para selecionar a temperatura, normalmente com opções entre 75 e 260 graus, garantindo o calor ideal para o preparo de diferentes tipos de pratos.
Os fornos elétricos são conhecidos ainda pela distribuição uniforme de calor, especialmente em modelos que apresentam ventoinha. Isso permite que os alimentos assem mais rápido e de maneira uniforme. Além disso, eles retêm muito bem o calor após o uso, o que é ótimo para manter os pratos aquecidos por mais tempo.
Esses eletrodomésticos são sinônimo de versatilidade, pois possibilitam assar, grelhar e gratinar diferentes tipos de alimentos, com a vantagem de programar o desligamento automático, com o timer, para maior segurança.
Um forno elétrico apresenta eficiência energética, garantindo alta performance e baixo consumo de eletricidade. Algumas versões chegam a economizar até 30% de energia. O modelo é indicado ainda para quem busca praticidade na limpeza, além de funções extras, como o grill.
Forno a Gás
O forno a gás, assim como as versões convencionais disponíveis no fogão, funcionam com o uso de gás de botijão ou encanado, o que permite que ele funcione mesmo em caso de queda de energia, gastando menos eletricidade.
Com o forno a gás, você terá um pré-aquecimento mais rápido e um controle imediato da temperatura. Além disso, apresenta maior espaço interno, sendo interessante para assar peças grandes de carne.
Esse eletrodoméstico, que pode ser encontrado na versão embutida ou sobreposta, é destaque pelo preço mais acessível em comparação com o forno elétrico. Ou seja, é ótimo para quem deseja um forno potente, mas não quer gastar muito.
Os alimentos ganham um sabor característico, proporcionado pela fumaça desse forno. Logo, o modelo traz vantagens ainda para quem costuma preparar receitas de precisam de tempo prolongado ou pratos mais elaborados e é ideal para quem não abre mão de preparar pratos saborosos.
Forno elétrico ou a gás: como escolher?
Após conhecer os diferenciais dos dois modelos, você deve analisar os critérios de compra do forno elétrico ou gás. Uma dica é que sua escolha considere as necessidades individuais, o estilo de cozinha, o espaço disponível e as suas preferências pessoais.
Capacidade
Considere a quantidade de moradores, os hábitos dos usuários, o espaço disponível e os tipos de pratos que pretende preparar para selecionar a capacidade ideal do seu forno elétrico ou a gás.
Os modelos elétricos mais comuns para famílias têm capacidade para 47, 50 ou litros. Mas também é possível encontrar modelos com capacidade maior, como os fornos de 71 litros. Existem ainda os modelos de embutir de forno a gás 78 litros.
Tipo de instalação
Defina o espaço que vai receber o seu forno elétrico ou a gás no projeto da sua cozinha, para escolher entre as opções de embutir ou sobrepor. Isso ajuda também a encontrar as dimensões ideais do seu eletrodoméstico.
O forno de embutir elétrico ou a gás demanda um espaço específico para recebê-lo, em uma torre ou abaixo do cooktop, por exemplo, ajudando a otimizar o espaço. Já as versões de sobrepor podem ficar dispostas sobre bancadas, armários ou prateleiras.
Tensão elétrica
Há opções 110V (127V), 220V e bivolt. Logo, é importante escolher um modelo compatível com a voltagem do local de uso para não comprometer o bom funcionamento do eletrodoméstico. Mesmo os modelos a gás devem ser escolhidos considerando a tensão elétrica, pois utilizam energia para o acendimento automático.
Tonalidade
Esses eletrodomésticos tornam as cozinhas mais bonitas e estilosas. Por isso, escolha a tonalidade, como os modelos em preto ou inox, que valorize o estilo de decoração do ambiente, combinando com outros eletrodomésticos.
Os fornos pretos ou vermelhos são modernos, garantindo personalidade e estilo. Já o forno inox traz um toque contemporâneo e sofisticado para o cômodo. Selecionar um forno branco é uma boa pedida para uma cozinha clean e minimalista.
Economia
Mas, afinal, entre o forno elétrico ou a gás, qual mais econômico? A resposta correta é que depende, já que cada um utiliza um tipo de alimentação própria. Enquanto o forno elétrico é movido por eletricidade, os modelos a gás são abastecidos pelo botijão ou gás encanado.
Em geral, os fornos a gás ajudam na economia de eletricidade, mas, por outro lado, precisam de gás para funcionar. Por outro lado, os modelos elétricos são uma boa pedida para quando o preço do gás de cozinha está elevado. Portanto, o tipo de alimentação é outro ponto que você deve colocar na balança no momento da escolha.
Compre agora mesmo o melhor forno elétrico ou a gás, com um preço imbatível, na Leroy Merlin.
Leia mais