Fogão a lenha: por que ter um? Dicas de como escolher!

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Que a comida feita no fogão a lenha parece ainda mais deliciosa você já sabe ou, pelo menos, ouviu falar. Porém, essa não é a única vantagem desse fogão que remete à vida no campo, mas que é muito usado também na cidade: disponível em vários modelos, ele pode completar a sua cozinha.

Fogão a Lenha n.º 1 Petrycoski Saída à Esquerda

Vale a pena investir em um fogão a lenha?

Quando se fala em fogão a lenha, logo vem à mente as delícias da comida caseira, e não é à toa: como esse fogão oferece um cozimento mais lento que o convencional, muitos pratos acabam ficando mais encorpados e, por vezes, mais saborosos — o que já é um motivo e tanto para escolhê-lo.

Mas as vantagens não param por aí: como esse tipo de fogão utiliza lenha para aquecer as panelas, a economia de energia elétrica e gás é também um benefício. Aliás, como não depende de energia, o fogão pode ser utilizado mesmo em caso de falta de eletricidade.

Fogão a Lenha Venâncio n.º 2 Tradicional Saída Á Direita

Para quem mora em regiões mais frias, o fogão a lenha também é um bom aliado no aquecimento da casa. É que a queima da lenha mantém o ambiente aquecido, o que proporciona conforto durante os dias de frio intenso. É muito comum, inclusive, que a família fique reunida perto do fogão.

Por fim, outra vantagem do fogão a lenha é a beleza que esse item proporciona para o ambiente. Disponível em modelos de vários tamanhos, designs e cores, o produto contribui para a decoração, deixando áreas como a cozinha, a área gourmet e a área de churrasco ainda mais bonitas.

Fogão a Lenha Venâncio n.º 3 Barroco com Gabinete

Como escolher o fogão a lenha?

Existem vários tipos de fogão a lenha e, diante disso, é interessante considerar algumas características que variam entre eles para escolher a melhor opção para a sua casa.

Simples ou com forno

Os fogões a lenha estão disponíveis em modelos com e sem forno.

O fogão a lenha com forno é ideal para quem gosta de preparar receitas assadas, como pães e bolos.

Já o fogão sem forno costuma ser usado por quem não tem essa preferência e é comum em opções de fogão portátil a lenha e modelos menores.

Fogão a Lenha Branco Flor 2 Bocas Tradicional

Cor do fogão a lenha

Pensando na decoração, é importante avaliar a cor do fogão a lenha. A dica é harmonizar o modelo com os demais produtos que fazem parte do ambiente, criando um estilo único no espaço.

O fogão a lenha branco, por exemplo, é um dos mais tradicionais, pois é muito fácil de combinar por apresentar uma cor neutra.

O fogão a lenha preto também é muito utilizado e contribui, inclusive, para um visual mais rústico, ideal para uma área gourmet rústica com fogão a lenha.

Já o fogão a lenha amarelo, o fogão a lenha azul e o fogão a lenha vermelho são perfeitos para dar ainda mais destaque ao produto no ambiente. Essas cores vibrantes harmonizam com áreas vintage ou modernas e podem ser combinadas a cores neutras e também a outros itens coloridos.

Fogão a Lenha n.º 2 com Tampa e Gabinete Vermelho

Modelo do fogão a lenha

Ao preparar a sua cozinha rústica com fogão a lenha, é essencial ter atenção ao tamanho do fogão. Os modelos são identificados como fogão a lenha n.º 0, fogão a lenha n.º 1 e fogão a lenha n.º 2 e se diferem nas medidas. Os acessórios para instalação também variam conforme o tamanho do fogão.

Para quem quer uma opção menor, o mais indicado é o fogão a lenha n.º 0, o mais estreito. Nesse modelo, o forno, a fornalha (onde é colocada a lenha) e o cinzeiro ficam em uma única fileira, otimizando a ocupação do espaço.

Fogão a Lenha Venâncio Tradicional Aço Carbono

Já o fogão a lenha n.º 1 e o fogão a lenha n.º 2 são maiores, com até 100 cm de largura, oferecendo mais espaço para cozinhar. Vale destacar que as opções de fogão a lenha ferro costumam ser mais robustas que os modelos de fogão a lenha vitrocerâmica e o fogão a lenha de rodinha.

Por fim, avalie outros fatores importantes: dê preferência a marcas tradicionais e que são referência em qualidade, resistência e durabilidade. Para quem busca um fogão a lenha barato, a dica é prestar atenção ao custo-benefício do produto, relacionando as vantagens ao preço de cada modelo.

De forma geral, a principal orientação para acertar na escolha é garantir um fogão a lenha que seja adequado às suas necessidades, considerando o espaço disponível, os hábitos e o tamanho da família e também a decoração do ambiente.

Fogão a Lenha Barroco n.º 3 2 Bocas com Gabinete e Tampa

O fogão a lenha reúne várias vantagens em modelos que combinam com qualquer lar. Confira todas as ofertas da Leroy Merlin e escolha a opção perfeita para a sua casa!

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo