Argamassa AC1, argamassa AC2 e argamassa AC3: veja diferenças

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Utilizar argamassa AC3, argamassa AC2 e a argamassa AC1 é essencial em qualquer tipo de construção. Elas são fabricadas com uma mistura de água, cimento e areia para unir materiais, impermeabilizar e nivelar superfícies.

Argamassa AC1, AC2 e AC3: banheiro com porcelanato branco

Contudo, é importante ter em mente que os diferentes tipos de argamassa, na verdade, dizem respeito a um determinada função. Em outras palavras, há uma argamassa específica para cada tipo de utilização.

O que é argamassa colante AC?

Argamassa AC1, AC2 e AC3: pacotes de argamassa , para porcelanato e pedras naturais, ao lado de acessórios para obra

A argamassa colante é o material de construção ideal para o assentamento de cerâmica, porcelanato e pedras como mármores e granitos. Ela está disponível nas versões de argamassa AC3, argamassa AC2 e argamassa AC1, conforme o lugar de aplicação, as variações de temperatura, o tipo de revestimento e as dimensões da peça.

Argamassa AC1, AC2 e AC3: área externa com porcelanato claro

Um dos principais pontos de destaque da argamassa colante é sua flexibilidade. Em comparação com a argamassa comum, ela acompanha o movimento das peças assentadas no piso ou na parede, que é uma característica importante, já que, com a passagem do tempo e as variações climáticas, a estrutura de um imóvel sofre alterações.

Com a argamassa colante, é possível ainda o maior controle da umidade e, por isso, não é preciso molhar as placas e o contrapiso para fazer o assentamento. Esse tipo de argamassa é também simples de preparar e fácil de aplicar, garantindo mais produtividade para sua obra.

Quais as diferenças entre as argamassas AC1, AC2 e AC3?

A argamassa é um produto versátil e indispensável entre os materiais de construção. Dentre elas, a argamassa colante é uma das principais por possibilitar o assentamento eficiente de cerâmicas, porcelanatos e pedras, que valorizam a decoração de um ambiente.

Argamassa AC1, AC2 e AC3: pacote de 20kg de argamassa colante de uso interno

Todavia, é preciso conhecer, antes da compra, os diferenciais entre argamassa AC2, argamassa AC3 e argamassa AC1, já que cada uma tem suas especificidades e funções, conforme a quantidade de aditivo presente na fórmula.

Argamassa AC1

A argamassa AC1 é uma boa pedida para instalação de pisos e revestimentos de até 60 x 60 cm. Essa argamassa é conhecida pela resistência à temperatura e à umidade, o que garante versatilidade ao produto.

Argamassa AC2

As opções de argamassa AC2 são interessantes para áreas em que há exposição climática e é preciso resistência a intempéries, garantindo a durabilidade da instalação do piso ou revestimento.

Argamassa AC3

Indicada para aplicação de peças maiores de 60 x 60 cm, a argamassa AC3 é a campeã em termos de aderência, o que possibilita o uso em locais que recebem insolação direta. Em outras palavras, sua formulação torna essa argamassa altamente resistente às variações de temperatura.

Onde usar cada tipo de argamassa?

Os diferenciais técnicos de cada tipo de argamassa possibilitam a instalação de pisos e revestimentos em diferentes ambientes, uma vez que cada uma delas tem uma quantidade própria de aditivos em sua formulação.

Para instalação de pisos e revestimentos em ambientes internos, considere a argamassa AC1. Ela é ideal para uso em áreas secas, como salas, quartos, corredores, e áreas úmidas, como banheiros, cozinhas e áreas de serviço.

Argamassa AC1, AC2 e AC3: cozinha com porcelanato polido cinza

A argamassa AC2, por sua vez, é recomendada para assentamento de revestimentos e pisos de áreas externas, expostas a variações do tempo. O produto é interessante para revestir, por exemplo, fachadas e piscinas de água fria.

Argamassa AC1, AC2 e AC3: área de piscina com borda atérmica

Já a argamassa AC3 é altamente aderente e aguenta temperaturas elevadas. Por esse motivo, essa argamassa é a melhor escolha para ambientes com presença de calor, como saunas e piscinas de água aquecida.

Argamassa AC1, AC2 e AC3: piscina decorativa com revestimento de pedra

Dicas e cuidados na utilização de argamassa colante

Embora seja um material de alta aderência, endurecimento e flexibilidade, algumas dicas de como utilizar a argamassa colante tornam seu uso mais eficiente.

Essa argamassa é um tipo de massa homogênea que necessita de adição de água para o uso. Muitas marcas oferecem o produto, com opções como a argamassa AC3 Quartzolit ou Votomassa, mas a dica é verificar, além da procedência, as informações do rótulo, como a classificação e o peso, visando escolher a opção que melhor atende às suas necessidades.

Para utilizar sua argamassa AC1, argamassa AC2 e argamassa AC3, utilize uma desempenadeira em bom estado e confira se a superfície que vai recebê-la está plana e limpa. Depois, faça a aplicação de uma camada de argamassa colante sobre toda a área do piso com a parte lisa da desempenadeira. Com o lado dentado da desempenadeira a uma inclinação de 60° da base, termine de aplicar a argamassa.

A argamassa colante absorve e endurece quando há água. Logo, o ideal é não armazenar o material em contato direto com o chão e as paredes. Uma dica é colocar os sacos de argamassa a 15 cm de distância do solo e a 30 cm de distância da parede, em tablados ou plataformas, permitindo sua boa conservação.

Agora, que tal aproveitar todas as ofertas de argamassa AC3, argamassa AC2 e argamassa AC1 na Leroy Merlin?

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo