Qual a Diferença Entre Furadeira, Parafusadeira e Martelete
Sabe aquelas ferramentas que são tão parecidas que você até confunde? Por acaso você sabe qual a diferença entre furadeira e parafusadeira? E martelete? Cada uma tem uma especificidade e atende melhor certas funções, mas muita gente acaba se enganando por conta da aparência.
Por isso, o ideal é conhecê-las a fundo para saber quando usar e, assim, garantir que o trabalho fique bem feito. Mas atenção: existem diversas versões de uma mesma ferramenta, então fique atento para comprar aquela que atende à sua demanda. Aqui, a gente explica melhor a função de cada uma, confira!
Qual a diferença entre furadeira e parafusadeira?
A principal diferença entre furadeira e parafusadeira é que as furadeiras servem para fazer furos em superfícies – seja de madeira, alvenaria, cimento, cerâmica, etc. Basta escolher a broca adequada para o tipo de material que você irá perfurar. Já a parafusadeira substitui a chave de fenda na montagem de móveis e em projetos DIY.
Além disso, existem algumas versões do aparelho que podem atender melhor a sua necessidade. As furadeiras de bancada, por exemplo, contam com uma bancada ajustável, onde você colocará a peça a ser cortada, e são geralmente usadas em marcenarias e serralherias, para corte de peças maiores.
O que diferencia as furadeiras é a potência e a função de impacto, por isso, a chamada Furadeira de Impacto 1/2 realiza furos por meio de pequenos golpes contínuos na superfície, o que ajuda muito na penetração de materiais mais densos.
As furadeiras sem impacto são ideais para madeira e metal, também servindo para a montagem de móveis. As máquinas domésticas podem ter de 350 a 400 watts de potência. Para um profissional autônomo a ferramenta ideal, seria a de 550 a 600 watts de potência. Já no caso das máquinas que possuem potência acima de 680 watts, é recomendado utilizá-las por profissionais que vão mantê-las em funcionamento durante um maior período de tempo.
Antes de fazer a compra da sua furadeira, você deve analisar se ela será aplicada em madeira, concreto, metal ou alvenaria. Além disso, levar em consideração o tipo de uso: profissional, semi profissional ou hobbysta. O tempo de uso, ou seja, o tempo que a máquina ficará ligada e a sua potência.
Se ainda assim você ficou com dúvida na hora de escolher o seu modelo de furadeira, nesse vídeo a gente te ajuda a escolher o melhor modelo para o seu projeto. Assim, você evita comprar uma ferramenta com muito mais potência e funcionalidades do que precisa.
Parafusadeiras multifuncionais
Modernas e ergonômicas, as parafusadeiras ajudam na montagem de móveis, objetos decorativos e outras instalações. Agora que você já sabe qual a diferença entre furadeira e parafusadeira, com certeza sabe que a principal função desta última é apertar e desenroscar parafusos de forma mais rápida e firme. Mas não se engane: essas ferramentas têm mais funções do que aparentam!
Os modelos de impacto, por exemplo, podem substituir a função das furadeiras, servindo para realizar furos em diferentes materiais. Você só precisa trocar a broca por outra específica para a perfuração.
No entanto, caso você precise derrubar paredes e revestimentos, não há como escapar dos martelos rompedores. Nenhuma parafusadeira tem o poder de impacto de um martelete, por isso, o ideal é contar com todas essas ferramentas.
Marteletes rompedores e quebra-quebra
Os marteletes são usados quando há necessidade de quebra-quebra na obra, já que são ótimos para derrubar aquela parede ou piso que você queria trocar faz tempo. Essa ferramenta é muito usada por quem trabalha diretamente com pedras, construção e peças de alvenaria. Se a ideia é quebrar materiais muito rígidos, pode apostar que essa é a ferramenta certa para você!
Mas nem todo martelete vive apenas de destruição. Existem modelos específicos que também vêm com a função de furar. Neste caso, eles são recomendados para a perfuração de mármores, granitos, muros e paredes mais duras da casa. Como o motor é bem potente, a broca tem facilidade de penetração e, assim, consegue criar furos precisos.
Um último conselho: existem modelos para fins profissionais ou amadores, então não se esqueça de checar isso antes de comprar!
E aí? Agora você já sabe qual a diferença entre as ferramentas? Conta pra gente qual você escolheu para fazer o seu projeto.
Leia mais: