Como escolher furadeira

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Imagine só comprar uma bicicleta de corrida, toda equipada, com câmbio e freio hidráulico, só para dar uma voltinha no parque aos domingos. Ou o contrário: comprar uma bike sem marcha e com rodinhas para treinar para as próximas Olimpíadas. Bom, você já percebeu que para cada objetivo é preciso escolher o equipamento certo, não é mesmo? Nesse cenário, saber como escolher furadeira é fundamental.

A primeira pergunta que você precisa se fazer antes de investir a maior grana numa furadeira é saber exatamente para que você irá utilizá-la: se para um uso eventual, para pequenos serviços em casa, ou se fará uso contínuo, com fins mais profissionais, e irá exigir alta performance do equipamento.

Beto Nóbrega, que tem o perfil @acasadobeto no Instagram e é nosso marceneiro queridinho do DIY, ajudou a gente a desvendar todos os segredos da furadeira, dando dicas e contando tudo o que a gente precisa saber antes de comprar uma. Confira no texto abaixo!

E, para facilitar, nosso colaborador Jonas também deu dicas para você escolher a furadeira que melhor atende às suas necessidades:


Qual a melhor furadeira: listamos as 9 melhores!
1 – Furadeira de Impacto Dexter com Punho Auxiliar e Regulador de Profundidade
2 – Furadeira e Parafusadeira de Impacto 1/2 Polegadas 18V GSB 180-Li Bivolt Bosch
3 – Furadeira e Parafusadeira 3/8 Polegadas 12V Bivolt Dexter
4 – Furadeira e Parafusadeira 3/8 Polegadas 12V com Kit de Brocas e Bits Wesco
5 – Furadeira de Impacto 1/2 Polegadas 760W 127V (110V) Makita
6 – Furadeira de Impacto Bosch 1/2 Polegadas com Maleta
7 – Furadeira e Parafusadeira de Impacto 3/8 Polegadas Makita
8 – Furadeira de Impacto 680W com 5 brocas Makita
9 – Furadeira de Impacto Bosch com Chave de Mandril e Acessórios 550W 1/2″ GSB 550 RE 127V (110V)



Como escolher furadeira

Alguns critérios são muito importantes de se levar em conta no momento de escolher uma furadeira para a sua casa ou para acompanhá-lo(a) em suas atividades profissionais.

Vamos, agora, destrinchar todos esses pontos para te ajudar a escolher aquela que melhor combina com as suas necessidades!

Potência da furadeira e rotação

A furadeira tem a sua potência medida em watts quando sua fonte de alimentação é a energia elétrica de forma direta, através de cabo e volts quando a sua fonte de alimentação é secundária, como no caso daqueles equipamentos que contam com bateria.

Seja em um caso, seja em outro, a potência diz respeito à velocidade e à capacidade de perfuração do equipamento. Quanto maior, portanto, esse valor, mais capaz de perfurar superfícies mais complexas a furadeira será.

No entanto, agora pode surgir a dúvida: qual o valor de parâmetro que podemos ter para a potência de uma furadeira?

Vamos lá: para uso doméstico – perfuração de madeira ou mesmo de parede de tijolos simples – uma furadeira de 9 V (para alimentação via bateria) ou 230 W (para alimentação via energia elétrica) já é mais do que suficiente e será capaz de aguentar com tranquilidade essas atividades mais simples.

Agora, se você está iniciando suas atividades profissionais ou está buscando um equipamento mais adequado para trabalhar e está em dúvida em relação à potência dele, é fundamental que você adquira uma furadeira com pelo menos 500 W de potência para alimentação via cabo ou de pelo menos 12 V para alimentação via bateria — o que é mais recomendado, caso seja um equipamento profissional o que você está buscando.

Além da potência, é essencial também ficar de olho em outro índice: o RPM – rotações por minuto.

Quanto maior for o RPM da sua furadeira, mais giros ela dará durante a sua utilização, determinando quão rápido você poderá fazer perfurações ou, ainda, instalar parafusos — caso ela tenha função de parafusadeira.

Se você está buscando uma furadeira para usar em casa, pode ser que o RPM não seja assim tão fundamental, mas, se você estiver buscando uma furadeira para trabalhar, deve estar sempre atento a esse índice, que determinará a sua eficiência e a gestão do tempo.

como escolher furadeira: Furadeira e Parafusadeira a Bateria Wesco com Carregador Bivolt

Acessórios que podem ser utilizados em conjunto

Outro dos pontos que podem destacar uma furadeira são os acessórios para ferramentas que podem ser utilizados com ela.

Os principais acessórios de uma furadeira são as brocas e, talvez o mais importante deles, a chave de mandril, que é o equipamento necessário para fazer o desrosqueamento e o rosqueamento das diferentes brocas que você desejar utilizar.

Se a sua furadeira também tiver a função de parafusadeira, é essencial ficar de olho nos diferentes padrões que ela poderá suportar, tornando mais versátil e funcional o seu uso.

Além disso, se você optar por uma furadeira equipada com bateria, é importante ficar de olho na qualidade do seu carregador e, ainda, no padrão utilizado, sobretudo para tornar mais simples a reposição do acessório caso seja importante em algum momento.

Vale lembrar também que muitas furadeiras acompanham kits completos de acessórios, o que contribui com menor necessidade de adquirir produtos em paralelo.

Na hora de comprar a sua, prefira aquelas que acompanham, portanto, a maior quantidade de itens acessórios, uma boa maleta de transporte, bom cabeamento — caso seja a bateria — e, ainda, que tenha um padrão mais comum, como o mandril 1/2.

como escolher furadeira: Mandril Aperto Rápido Bosch

Recursos e funções da furadeira

Atualmente, é possível encontrar diversos recursos em furadeiras, tornando o seu uso cada vez mais descomplicado, simples e rápido.

Alguns recursos, como o mandril de aperto rápido, tornam o seu trabalho mais simples de ser executado, sobretudo quando há a necessidade de utilizar diversas brocas em um mesmo serviço.

Nesses casos, poder trocar rapidamente de broca ou de ponteira para a função parafusadeira faz com que você poupe tempo, mas sem abrir mão da sua segurança.

Outras funções, sobretudo aquelas que visam levar mais segurança para a sua utilização — como trava de segurança — também devem ser buscadas no momento da sua compra, ainda mais se você não tem por hábito utilizar ferramentas como essa em seu dia a dia.

Além dessas funções que melhoram a segurança e a usabilidade de uma furadeira também existem algumas funcionalidades que garantem maior praticidade no momento de utilizar o equipamento.

Uma delas é a possibilidade de utilização do giro reverso, seja para um parafuso, seja para uma porca.

Essa funcionalidade faz com que você possa limpar o furo em que será disposto o acessório antes de introduzi-lo, o que garante, assim, uma instalação muito mais limpa e adequada.

como escolher furadeira: Parafusadeira e Furadeira com Impacto 12V LED

Outra delas é a luz LED, que funciona como um guia para a sua perfuração ou mesmo para a função de parafusadeira da sua furadeira.

Esse tipo de funcionalidade é essencial quando precisamos trabalhar em locais de difícil acesso e baixa iluminação, melhorando a sua experiência e diminuindo a necessidade de utilizar lanternas e outros equipamentos que tornam seu trabalho mais “poluído” e menos dinâmico.

Ainda que você possa optar por funcionalidades diferentes em sua furadeira, essas mais comuns se provam muito úteis à medida que passamos a utilizá-las!

Ergonomia da furadeira

Trabalhar com uma furadeira pode exigir algumas horas de trabalho, ainda que seja uma atividade das mais simples.

Por conta disso, é bem importante que, no momento de adquirir um equipamento, você esteja atento sobre o seu design e sobre a preocupação que ele demonstra com a sua ergonomia e o seu conforto.

Seja para fazer a instalação de um armário ou a perfuração de uma parede, você precisará de bastante controle do equipamento, o que é facilitado quando ele conta com uma “pegada” mais sólida.

Além disso, mesmo aquelas atividades simples, como instalar um armário, por exemplo, pode levar algumas horas.

Por conta disso, esteja sempre atento à forma como é constituída a furadeira que você deseja adquirir. Verifique se há apoio suficiente para as mãos, se ela conta com grip de qualidade, evitando deslizamentos e, ainda, se o equipamento conta com gatilho com trava, evitando que você tenha de passar muito tempo com as mãos tensionadas.

Esses detalhes fazem toda diferença e previnem lesões como aquelas causadas por esforço repetitivo, melhorando a sua qualidade de vida e aumentando o seu bem-estar, mesmo durante o uso por longas horas.

como escolher furadeira: Furadeira e Parafusadeira 69 Peças Einhell com Carregador e Maleta

Ao comprar uma furadeira, verifique a tensão do equipamento. Há furadeira 110V e furadeira 220V, além da furadeira bivolt. A indicação está na embalagem ou no manual do produto. Isso não afeta em nada o desempenho da ferramenta.

Os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. No Brasil, a maior parte dos Estados oferece para a população a tensão elétrica de 110 volts.

Qual a melhor furadeira: listamos as 9 melhores!

1 Furadeira de Impacto Dexter com Punho Auxiliar e Regulador de Profundidade
2 Furadeira e Parafusadeira de Impacto 1/2 Polegadas 18V GSB 180-Li Bivolt Bosch
3 Furadeira e Parafusadeira 3/8 Polegadas 12V Bivolt Dexter
4 Furadeira e Parafusadeira 3/8 Polegadas 12V com Kit de Brocas e Bits WS2550K Wesco
5 Furadeira de Impacto 1/2 Polegadas 760W HP1640 127V (110V) Makita
6 Furadeira de Impacto 1/2 Polegadas 650W GSB13RE com Maleta 127V(110V) Bosch
7 Furadeira e Parafusadeira de Impacto 3/8 Polegadas HP333DWYX3 12V Bivolt Makita
8 Furadeira de Impacto 680W com 5 brocas Makita
9 Furadeira de Impacto Bosch com Chave de Mandril e Acessórios 550W 1/2″ GSB 550 RE 127V (110V)

1. Furadeira de Impacto Dexter com Punho Auxiliar e Regulador de Profundidade

A Furadeira de Impacto Dexter com Punho Auxiliar e Regulador de Profundidade é uma ferramenta elétrica robusta e potente, com um motor de 900W, projetada para perfurar materiais como madeira, metal e concreto. Além da sua capacidade de perfuração, ela possui recursos adicionais que garantem maior precisão e controle durante o uso.

O punho auxiliar ajustável oferece aderência adicional, enquanto o regulador de profundidade permite definir a profundidade desejada para os furos. Com um mandril de 1/2 polegadas, é possível utilizar uma variedade de brocas, tornando-a versátil para diferentes tipos de trabalhos. Seja para tarefas domésticas ou profissionais, essa furadeira oferece desempenho confiável e eficiente.

como escolher furadeira: Furadeira de Impacto Dexter com Punho Auxiliar e Regulador de Profundidade

2. Furadeira e Parafusadeira de Impacto 1/2 Polegadas 18V GSB 180-Li Bivolt Bosch

A Parafusadeira e Furadeira de Impacto de 1/2 Polegadas Bosch GSB 180-LI conta com 18V e bateria independente, garantindo mais autonomia em sua utilização. Você pode utilizá-la em qualquer ambiente, seja para a manutenção ou reparos que sejam necessários em qualquer ambiente, interno ou externo, doméstico, profissional ou industrial.

Com um torque potente, a Parafusadeira e Furadeira de Impacto Bosch GSB 180-LI permite que você possa fazer a troca rápida de escovas de carvão por sua própria conta, de forma simples e prática, o que é uma das maiores vantagens da linha e dessa categoria de equipamentos. Além disso, é perfeita para perfurações das mais diferentes superfícies, da madeira ao concreto, conforme seja a sua necessidade de uso.

como escolher furadeira: Furadeira e Parafusadeira de Impacto 1/2 Polegadas 18V GSB 180-Li Bivolt Bosch

3. Furadeira e Parafusadeira 3/8 Polegadas 12V Bivolt Dexter

Com um único equipamento, você pode realizar diversos tipos de trabalho, tanto para perfurações quanto para atividades em que seja necessário parafusar algumas peças.

Você pode utilizá-la tanto na energia elétrica, com seu cabo, quanto com a bateria — e o mais legal: a sua furadeira e parafusadeira chega acompanhada por uma bateria de 12 V. Assim você pode utilizar uma enquanto carrega outra!

Além disso, com a Furadeira e Parafusadeira 3/8 polegadas Bivolt Dexter, você ganha mais comodidade no momento de recarregar as baterias, já que o equipamento conta com recarga rápida!

como escolher furadeira: Furadeira e Parafusadeira 3/8 Polegadas 12V Bivolt Dexter

4. Furadeira e Parafusadeira 3/8 Polegadas 12V com Kit de Brocas e Bits Wesco

A Furadeira e Parafusadeira 3/8 Polegadas com kit de brocas Wesco é um equipamento sem impacto, totalmente ergonômico e capaz de fazer diferentes tipos de perfurações, além de servir como uma excelente aliada no momento de fazer montagens e desmontagens, utilizando seu kit de brocas e bits.

Sendo indicada para as mais diferentes superfícies, da madeira ao metal, a furadeira Wesco é um modelo portátil, com bateria integrada de 12V, o que permite que possa ser levada para qualquer tipo de lugar. Além disso, a Parafusadeira Wesco oferece mais autonomia durante o uso, pois acompanha uma bateria que dura por mais tempo a cada recarga.

como escolher furadeira: Furadeira e Parafusadeira 3/8 Polegadas 12V Wesco

5. Furadeira de Impacto 1/2 Polegadas 760W 127V (110V) Makita

A Furadeira de Impacto ½ polegadas 760W 127V (110V) Makita é ideal para que sejam realizados pequenos reparos, bem como manutenções, de forma geral. Ela é indicada para a utilização tanto em meios industriais quanto em ambientes profissionais.

Por ser elétrica, a furadeira de impacto dispensa a utilização de qualquer tipo de bateria e pode ser usada imediatamente, bastando plugá-la à tomada. Para perfurações que exijam mais potência, a furadeira Makita conta também com a função impacto, permitindo que se possa perfurar tijolos, pedras e concreto.

Além disso, pode ser utilizada também em sem a função impacto, para perfurações em madeira e até em metal.

como escolher furadeira: Furadeira de Impacto HP1640 Makita

6. Furadeira de Impacto Bosch 1/2 Polegadas com Maleta

A Furadeira de Impacto Bosch ½ polegadas com Maleta é o modelo mais completo do mercado na classe de furadeiras de alta performance. Como conta com um botão de trava e, ainda, com a possibilidade de regular a velocidade de rotação — que também pode ser reversível —, a furadeira Bosch oferece uma grande gama de opções de uso.

Por ter seu punho auxiliar ajustável, é um equipamento mais ergonômico que os outros de sua mesma classe, aumentando seu conforto durante a sua utilização. Além disso, é uma furadeira sem impacto, melhorando também seu desempenho nas mais diferentes superfícies de perfuração.

Com alto torque e com potência de 650 W, prepare-se para ter perfurações mais rápidas, além de parafusamentos ainda mais simples e fáceis de se fazer.

como escolher furadeira: Furadeira de Impacto Bosch 1/2 Polegadas com Maleta

7. Furadeira e Parafusadeira de Impacto 3/8 Polegadas Makita

Projetada com uma tecnologia CXT, a Furadeira e Parafusadeira de Impacto 3/8 Polegadas Makita reúne as principais funções esperadas de um equipamento de ponta: tanto para fazer perfurações quanto para fazer reparos, montagens ou desmontagens, graças à sua função de parafusadeira.

Com 20 níveis de torque, você garante um uso completamente adaptável às suas necessidades, podendo controlar a sua velocidade e, ainda, a força empregada durante a sua utilização.

Para a sua segurança, a Furadeira e Parafusadeira de Impacto da Makita ainda conta com o freio instantâneo, ideal para a preservação da sua saúde. Além disso, conta com tecnologia de aperto rápido em seu mandril e LED para a iluminação da área de trabalho, servindo como um guia perfeito para a sua utilização.

como escolher furadeira: Furadeira e Parafusadeira de Impacto 3/8 Polegadas Makita

8. Furadeira de Impacto 680W com 5 brocas Makita

A Furadeira de Impacto 680W com 5 brocas Makita é uma poderosa ferramenta elétrica projetada para fornecer desempenho excepcional em uma ampla variedade de aplicações. Com um motor de 680W, essa furadeira é capaz de perfurar com facilidade materiais como madeira, metal e concreto.

Ainda, ela vem acompanhada por cinco brocas, proporcionando ao usuário versatilidade para diferentes tipos de trabalho. Seu design ergonômico e punho emborrachado garantem conforto durante o uso, permitindo um controle preciso e seguro.

Com a Furadeira de Impacto Makita HP1640-L, você terá uma ferramenta confiável e de alta qualidade para realizar suas tarefas de perfuração com eficiência.

como escolher furadeira: Furadeira de Impacto 680W com 5 brocas Makita

9. Furadeira de Impacto Bosch com Chave de Mandril e Acessórios 550W 1/2″ GSB 550 RE 127V (110V)

A Furadeira de Impacto Bosch GSB 550 RE é uma ferramenta de alta qualidade e desempenho, ideal para uma ampla gama de tarefas de perfuração.

Com um motor de 550W, essa furadeira é capaz de lidar com materiais como madeira, metal e concreto com facilidade. Ela vem com uma chave de mandril, permitindo a troca rápida e conveniente das brocas.

Além disso, inclui acessórios como um limitador de profundidade e uma empunhadura auxiliar, proporcionando maior controle e conforto durante o uso. Com a Furadeira de Impacto Bosch GSB 550 RE, você terá uma ferramenta confiável e eficiente para realizar seus projetos de perfuração com precisão e facilidade.

como escolher furadeira: Furadeira de Impacto Bosch GSB 550 RE

Tudo sobre furadeiras: principais dúvidas ao comprar a ferramenta

Ao procurar uma furadeira, surgem várias dúvidas sobre qual modelo escolher e quais características são essenciais para atender às suas necessidades. Aqui, abordaremos as principais perguntas e dúvidas que surgem ao comprar essa ferramenta indispensável.

Qual a potência ideal para uma furadeira?

A potência da furadeira está diretamente relacionada ao tipo de material que se deseja perfurar, à profundidade de perfuração e ao tempo de utilização. Quanto mais força e resistência forem necessárias para seu equipamento perfurar uma superfície, maior deverá ser a potência escolhida.

Nas furadeiras de impacto, por exemplo, quanto maior a potência, maior a rotação, melhorando a produtividade do trabalho. Se você for usar com mais frequência seu equipamento, considere a compra de uma furadeira mais potente, de 600 a 900 watts.

Para uso doméstico, uma furadeira entre 350 watts e 600 watts atende bem à maioria das necessidades. Porém, se você precisar perfurar uma superfície muito dura, irá forçar seu equipamento, diminuindo a vida útil dele, e demorar mais para concluir o seu trabalho.

Nesse caso e se você vai fazer o uso mais frequente do equipamento, é bom considerar a compra de uma furadeira de 600 a 900 watts, ideais para quem vai mantê-la funcionando por mais tempo.

como escolher furadeira: Furadeira e Parafusadeira 3/8

Para que serve a função de impacto nas furadeiras?

A furadeira é uma ferramenta que serve para fazer furos em materiais como concreto, madeira e metal. Existem, no mercado, as furadeiras comuns e as furadeiras com função de impacto.

As furadeiras comuns servem para perfurar madeira, metal e plástico. São muito úteis na montagem de móveis, por exemplo, ou na perfuração de paredes de tijolo, para a colocação de quadros e espelhos em casa.

No entanto, se você tentar furar concreto com uma furadeira comum, irá forçar demais o seu equipamento e é pouco provável que tenha sucesso na sua perfuração. Aí que entra a importância da função de impacto, que serve para a perfuração de superfícies mais resistentes, como pedra, alvenaria e concreto.

O que é a função controle de torque na furadeira parafusadeira?

O controle de torque serve para controlar e aplicar a força que a parafusadeira exerce sobre o parafuso.

Essa função serve para “parar” o aperto do parafuso no ponto certo, que você predetermina, fazendo com que o mandril pare de girar, interrompendo a furação.

Sem o controle de torque, uma parafusadeira pode enterrar o parafuso além da conta, e ela só para de trabalhar de você tirar o dedo do gatilho.

O que é RPM da furadeira?

RPM é a rotação por minuto da furadeira. Ou seja, é a quantidade de giros que o equipamento é capaz de fazer por minuto. Quanto mais giros, mais rápida será a furação. A velocidade da furadeira é controlada no gatilho, partindo do repouso e indo até sua velocidade máxima de forma suave.

O que é sistema de reversão?

Alguns modelos vêm com a função “reversão de rotação”, que possibilita o retorno da broca na perfuração, ajudando a tirar a broca da superfície depois de furá-la. Essa função não substitui a função “parafusadeira”.

O que significa a característica “dupla isolação”?

A isolação dupla é aplicada a equipamentos portáteis, como furadeiras e parafusadeiras elétricas. O corpo dos equipamentos elétricos é considerado uma primeira isolação.

A segunda camada de isolação interna, que separa as partes vivas das partas metálicas dos equipamentos, é uma camada suplementar de proteção contra choque elétrico, definida pela norma IEC 61140.

Qual a diferença entre brocas e bits?

As brocas servem para furar a superfície e existem tipos diferentes de brocas para cada superfície específica: metais, madeiras ou alvenaria. Já os bits são as ponteiras usadas na função parafusadeira e servem para apertar e fixar o seu parafuso. Existem vários tipos de pontas, como a phillips, fenda, allen, entre outras.

Qual a melhor furadeira: de 1/2 ou 3/8?

Antes de responder a essa pergunta, vamos falar sobre o mandril, que é o elemento de fixação das brocas. Há modelos de furadeiras em que o aperto da broca é feito com uma chave de mandril; e há modelos de engate rápido, que não requer chave e cujo aperto é feito manualmente.

Existem mandris de 1/2 e de 3/8 polegadas. A diferença entre eles é que o de 1/2 permite o uso de uma gama maior de brocas. Já o mandril de 3/8 utiliza brocas somente até 10 mm. Se você pretende trabalhar com maior variedade de brocas, a de 1/2 é a mais indicada.

Vale a pena investir em uma furadeira parafusadeira com bateria?

Vale a pena investir em uma furadeira parafusadeira com bateria, pois a função sem fio proporciona maior mobilidade, eliminando a necessidade de uma tomada próxima. É ideal para situações em que não há acesso fácil a uma fonte de energia. A voltagem ideal da bateria varia de 10 a 24 volts, sendo que baterias acima de 18 volts são mais adequadas para trabalhos pesados, como perfuração em concreto ou madeira mais rígida.

Devo comprar uma furadeira, uma furadeira parafusadeira ou um martelete?

O primeiro passo é saber para que você vai usar utilizar seu equipamento. A Furadeira e Parafusadeira 3/8″ 12V com Kit de Brocas e Bits Wesco atende bem se você vai fazer serviços mais leves, como furar madeira, metal ou parede.

Para quem vai fazer hobby em casa, vale muito a pena investir numa furadeira que tenha a função de parafusar também, chamada furadeira parafusadeira. Assim, você terá uma ferramenta com dupla função.

Se a intenção for furar viga ou concreto, o ideal é investir no martelete combinado, que faz perfurações em materiais bem rígidos, sem muito esforço. Há também modelos de furadeiras com a função martelete.

Qual é a melhor marca de furadeira?

A Leroy Merlin trabalha com mais de 20 marcas de furadeiras, algumas bem conhecidas e tradicionais. Apesar da grande variedade, os componentes são parecidos e mudam poucas funções entre elas.

Uma boa dica para você optar por uma determinada marca é considerar se ela tem pós-vendas e assistência no Brasil, além de considerar o que já dissemos, que são as funcionalidades adequadas à sua necessidade.

O Beto Nóbrega gosta das furadeiras Dexter, que têm um preço acessível, ótimo custo-benefício, garantia de 2 anos e ótima experiência de uso.

Agora que você já sabe tudo sobre como escolher furadeira, compre a sua aqui, na Leroy Merlin!

Leia mais:

  • Melhores marcas de furadeira
  • Descubra como comprar furadeira ideal para cada tipo de trabalho
  • Qual a Diferença Entre Furadeira, Parafusadeira e Martelete
  • Como usar furadeira em madeira, metal e na parede
  • Conheça os Tipos de Brocas para Furadeira
  • Descubra quais as melhores parafusadeiras
  • Melhor furadeira e parafusadeira de Impacto a bateria 12V e motor Brushless: conheça a GSB 12V-30
  • Publicidade Saldão Leroy Merlin

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo