Qual é a diferença entre fossa séptica e biodigestor?

Publicidade Cupom Leroy Merlin

A fossa séptica e o biodigestor são dois sistemas muito interessantes para tratar o esgoto residencial ou em propriedades rurais. Ambos são opções sustentáveis e que ajudam no descarte inteligente de resíduos. Mas, para escolher entre os modelos de biodigestor residencial e as fossas sépticas, é preciso conhecer as características e vantagens de cada sistema.



Fossa séptica ou biodigestor?

As fossas sépticas e os biodigestores, a princípio, podem parecer duas opções muito semelhantes para o tratamento de esgoto. Ambos são sistemas sustentáveis e uma excelente pedida para o meio ambiente. Porém, é preciso ressaltar os diferenciais de cada um deles.

Muito simples, uma fossa séptica de concreto, por exemplo, pode ser construída em qualquer lugar. Com um sistema básico, a fossa séptica funciona a partir do lançamento do esgoto para um conjunto de três caixas d’água interligadas. Em seguida, esse esgoto é tratado pelo processo de biodigestão.

Ou seja, a fossa séptica é garantia de sustentabilidade, uma vez que evita que os resíduos e detritos sejam eliminados no solo ou córregos, por exemplo, protegendo o meio ambiente.



Para saber o que é um biodigestor, tenha em mente que ele funciona como uma mini estação de tratamento de esgoto. Isso porque seu sistema permite fazer o tratamento dos resíduos recebidos e devolver a água já tratada para reaproveitamento.

Sustentável e ecologicamente correto, o biodigestor é um material de construção que funciona em todo lugar e pode ser instalado até mesmo onde a rede de esgoto não atua. A fossa séptica biodigestora é excelente também para converter o esgoto em biogás e biofertilizantes, possibilitando economia.



Capacidade da fossa séptica ou do biodigestor

Agora que você já sabe o que é um biodigestor e uma fossa séptica, e já conhece as diferenças entre esses dois sistemas, confira dicas de como escolher esses dois produtos.

Uma dica importante é que você deve considerar a capacidade de armazenamento da fossa biodigestora ou séptica. Além de influenciar na quantidade de esgoto a ser tratado, a escolha da capacidade do biodigestor ou fossa séptica tem ligação direta com o preço dos sistemas.

Para escolher o tamanho da fossa ou biodigestor, avalie a quantidade de pessoas que moram na casa ou farão uso do sistema. O cálculo para conhecer a capacidade ideal é muito simples e deve considerar o consumo médio diário de 200 litros de água por morador. Por exemplo, se na casa moram 3 pessoas, é preciso que a fossa tenha capacidade para 600 litros por dia.

Além do número de moradores, é preciso incluir as visitas no cálculo. Por isso, os especialistas sugerem que a sua fossa séptica ou biodigestor tenha capacidade para, no mínimo, 1000 litros. Logo, não deixe de considerar um biodigestor 1300 litros, um biodigestor Fortlev 1500 litros ou uma fossa séptica 1500 litros, por exemplo. Essas opções têm boa capacidade de armazenamento e garantem comodidade.

Em alguns casos, pode ser interessante optar por mais de uma fossa em uma mesma casa. Isso acontece por causa do número de moradores da casa e também de irregularidades no terreno onde ela será instalada. Para evitar problemas, adquira sistemas de qualidade, como um biodigestor Fortlev, Acqualimp ou Tecnipar.

Entre as melhores soluções para o esgoto, conheça a fossa séptica Tecnipar e a fossa séptica Fortlev! Fossa séptica ou biodigestor de muita qualidade e com preço imbatível, você só encontra na Leroy Merlin!

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo