Dicas para organizar a geladeira e a despensa de forma prática e funcional
Ter a geladeira e despensa organizadas não é só uma questão de capricho, mas também de saúde. A conservação correta dos alimentos é primordial para o seu bem-estar, até mesmo para evitar imprevistos, como comer uma fruta ou qualquer refeição fora da validade. Manter os dois lugares em ordem não é uma tarefa complicada e ainda vai otimizar o seu tempo na cozinha. Siga nossas dicas e não tenha surpresas desagradáveis na hora de cozinhar!
Passo a passo para organizar sua geladeira
Cada compartimento da geladeira tem uma função específica de acordo com a temperatura. As partes de cima são as mais frias, logo, as de baixo são as mais quentes. É isso que vai determinar onde cada alimento deve ficar para garantir a melhor conservação possível. Antes de começar todo o processo de organização da sua geladeira, é importante que ela esteja limpa para receber os alimentos. É comum cair vestígios de comida pelas prateleiras, o que pode resultar em mofos e fungos. Portanto, nada de colocar seus potes em cima da sujeira, combinado? Feito isso, mãos à obra!
Congelador: como o próprio nome já diz, é para alimentos congelados. Se você tem o costume de congelar suas refeições ou qualquer outra preparação, é importante identificá-las – etiquetas são ótimas para isso -, além de colocar a validade de cada um.
Porta da geladeira: como abrimos a porta com uma certa frequência, esse é o local que mais sofre com a variação de temperatura. O ideal é guardar alimentos que não estragam com facilidade, como bebidas, condimentos (ketchup, mostarda, maionese etc) e conversas (milho, ervilha, entre outros).
Prateleira extrafria: sabe aquela prateleira que costuma ter uma tampa e fica logo abaixo do congelador? Esse compartimento é ideal para os frios e alimentos que estão temperados esperando para serem preparados. Ex: carne ou frango. Frutas já cortadas também podem ser acomodadas nessa gaveta.
Prateleira superior: é o melhor local para alimentos prontos para o consumo. Sabe a comida do dia a dia? Pode colocá-la nesse compartimento.
Prateleira inferior: também serve para as refeições prontas para o consumo, além de ser o compartimento ideal para o descongelamento.
Gavetas de baixo: é ideal para verduras e legumes. É muito importante higienizá-los antes de colocá-los na geladeira. Esses alimentos vêm com bastante sujeira do supermercado e não é legal acomodá-los direto na gaveta.
Dicas importantes para manter a organização da geladeira em dia
● Usar potes quadrados para guardar os alimentos otimiza o espaço da geladeira. Os herméticos são sempre as melhores opções. Nem precisamos falar que as panelas não devem ficar na geladeira, né? Além de pesadas, elas ocupam muito espaço.
● Não coloque ovos na porta da geladeira. Por mais que alguns eletrodomésticos já venham com esse compartimento na própria porta, eles correm o risco de quebrar com o movimento de “abre e fecha” e a variação de temperatura também não é favorável para a conservação do alimento.
● Sempre que higienizar frutas, legumes e verduras é importante esperar que elas sequem antes de guardá-las na geladeira. Você pode conservá-los em saquinhos com ziplock para deixar mais organizado.
● Não coloque latas abertas na geladeira, pois corre o risco de contaminar o alimento. Ex: milho, ervilha e leite condensado. É só colocá-los dentro de potinhos e não esquecer de anotar a data de validade.
● Está liberado usar cestinhas ou organizadores de plástico dentro da geladeira para separar melhor os alimentos que ficam soltos nas prateleiras.
Passo passo para organizar sua despensa
Vamos combinar que uma despensa organizada deixa tudo mais prático dentro da cozinha. Nada pior do que perder preciosos minutos para achar um alimento que está escondido lá no fundo da prateleira. Para deixar tudo funcional, algumas regras básicas vão facilitar seu dia a dia. Partindo do mesmo princípio da geladeira, deixe tudo limpo antes de começar a organização.
Prateleiras: os alimentos que você mais usa devem ficar na altura dos seus olhos para facilitar o acesso no dia a dia. Deixe as prateleiras mais altas e baixas para itens de cozinha que você não utiliza com tanta frequência.
Potes de vidro ou de plástico transparentes: fica muito mais fácil de identificar o alimento em mantimentos de vidro. Mas mesmo que fique tudo visível, é importante colocar etiquetas para não correr o risco de confundir um alimento que seja parecido com outro. Ex: sal e açúcar. Potes herméticos podem ser um pouco mais caros, mas são os melhores no quesito conservação.
Organizadores e aramados: pequenas cestinhas podem ser muito funcionais para fazer a divisão de ingredientes, principalmente, temperos que costumam ficar perdidos dentro do armário. Os aramados também são interessantes para criar espaços extras em despensas menores.
Validade: deixe os alimentos que estão mais perto de vencer a validade na frente e os mais novos na parte de trás da prateleira. Assim você vai utilizando tudo na ordem certa! Essa é uma boa dica para quando for comprar ingredientes no supermercado, pois os recém-fabricados estão sempre no fundo das gôndolas. Anota aí!