Como organizar a louça: soluções para otimizar o espaço da sua cozinha
Você sabe a melhor forma como organizar a louça, dentro de armários ou expostas em estantes e prateleiras? Como conseguir armazenar o maior número de itens, no menor espaço possível, sem que a cozinha pareça sobrecarregada? Existem truques e dicas para arrumar a cozinha de forma prática e eficiente?
Se o objetivo é saber como organizar a louça e a cozinha e, ao mesmo tempo, conseguir fazer com que o cômodo pareça maior, nós temos as soluções! O processo de arrumação da cozinha passa por muitos itens, dos menores aos maiores. Reunimos soluções práticas para organizar a louça da melhor maneira, dentro do seu espaço disponível (sim, existe mais de uma opção). Depois, é só colocar em prática e garantir a cozinha organizada!
Como organizar a louça: soluções práticas
Retire da cozinha o que não é utilizado com frequência
A primeira dica para saber como organizar a louça é: se você não tem muito espaço na cozinha, retire o que não é utilizado com tanta frequência e coloque em outro lugar, como em cristaleiras, estantes ou prateleiras na sala de estar. Além de serem boas apostas para a decoração, essas são soluções para “desafogar” cozinhas pequenas. No entanto, caso espaço não seja um problema, é possível armazenar peças que são utilizadas esporadicamente em locais de mais difícil acesso na própria cozinha.
Invista em armários sob medida
A solução mais eficiente para organizar qualquer cômodo é contar com espaços personalizados para suas necessidades. Na cozinha, os espaços que recebem louças podem ser fechados (armários e gavetas) ou abertos (prateleiras e estantes). De uma forma ou de outra, pensar uma disposição de móveis personalizada para a quantidade de louça, utensílios e acessórios que precisam ser armazenados torna mais fácil organizar a cozinha.
Escolha entre expor as louças…
Como efeito decorativo, é lindo apostar em uma organização de louça que permita exposição de algumas peças, especialmente se você tiver conjuntos especiais ou diferentes. Essa é uma boa saída para quem não tem muito espaço nos armários e pode investir em prateleiras nas paredes.
Nesse caso, é importante organizar as peças por categoria e também por conjunto para que a arrumação não pareça desordenada. Além disso, é importante ressaltar que a manutenção da arrumação é indispensável para que o cômodo não fique nunca com cara de desorganizado.
…Ou guardá-las em móveis fechados
Organizar a louça em espaços fechados é ter mais garantia de que ela não sofrerá quebras ou danos. Aqui, o importante é que os utensílios de uso diário esteja ao alcance das mãos, ainda que os armários sejam altos.
Uma boa ideia é apostar em gavetões para organizar a louça. Dessa forma, a visualização fica mais fácil e o acesso às peças também, sendo uma boa solução para evitar acidentes.
Categorize a arrumação
Em espaços abertos ou fechados, a dica primordial de como organizar a louça e otimizar o espaço da cozinha é categorizar a arrumação. Separe as peças por categoria, designando espaço exclusivo para o armazenamento de cada tipo de peça.
Organizar a louça dessa forma também é bom para controlar a quantidade de itens que você possui. Se o espaço designado para um item estiver preenchido, quer dizer que você não precisa de mais peças daquela categoria. Portanto, se for adquirir novas, será necessário retirar itens para descarte ou doação. Dessa forma, fica mais fácil manter a arrumação – o não-acúmulo é parte primordial das regras de organização da casa.
Otimize o espaço dos armários
Se a opção for por organizar a louça dentro de armários e eles forem pequenos, você pode utilizar prateleiras de aramados para criar novos espaços. Com eles, por exemplo, é possível otimizar o espaço ao pendurar taças, copos e xícaras na parte debaixo de uma prateleira, com suportes feitos especialmente para cumprir essa função.