Dicas para montar um closet aberto e organizado com prateleiras e araras para guardar as suas roupas
Planejar um closet aberto no quarto é uma alternativa moderna aos tradicionais armários e cômodas. Isso porque, além de deixar o ambiente mais colorido, essa opção pode ser adaptada a qualquer espaço, sem a necessidade de ocupar uma área tão grande. Ainda assim, é preciso ter muita disciplina para manter tudo no lugar e arrumado, já que não tem como esconder qualquer sinal de bagunça. Mas calma, não é preciso desistir da ideia só porque você terá um pouco mais de trabalho. Juliana Faria, do YRU Organizer, mostra que não há motivos para desespero e ensina dicas simples para deixar o local organizado.
Cuidado com o peso
Primeiro é preciso lembrar que há um limite que a sua arara, ou qualquer que seja o espaço que for receber as roupas, acessórios e sapatos, consegue aguentar. Se você pretende fazer uma pequena obra para receber o seu novo closet, considere utilizar a espessura de 15 mm para as prateleiras. Juliana Faria também destaca que, se o vão for acima de 1 metro, é melhor utilizar a de a medida de 18 mm. Afinal, ninguém quer que ocorra um acidente e você acabe ficando sem lugar para colocar as suas coisas.
Roupas dobradas ou em cabides: o que é melhor?
Antes de simplesmente começar a dividir tudo sem nenhum planejamento, primeiro é importante dividir as roupas em categorias. Só com uma visão mais ampla você poderá decidir o que vai para as prateleiras e o que vai para os cabides. Essa espécie de inventário também será muito útil para avaliar se há como guardar todos os itens.
“Particularmente gosto bastante das roupas penduradas em cabides, pois elas ficam sem marcas e são mais fáceis de manter a organização. Mas tudo vai depender do volume de peças e também do espaço que se tem disponível”, afirma a personal organizer.
Acessórios não devem ficar com as roupas
Mas é claro que nem só de roupa vive um armário, em especial o feminino. Para não misturar os acessórios, como anéis e colares, Juliana sugere mais uma vez a divisão organizacional. Mas com um detalhe: essas peças não devem ficar misturadas com as roupas. “Cada categoria deve ter um local próprio para morar, pois só assim quando você precisar de algo ficará mais fácil de achar. Utilize cestas, caixas ou divisórias para delimitar os espaços”, destaca.
Caixas e capas deixam o espaço livre de pó
As caixas, inclusive, são perfeitas não só para quem busca a organização, mas também para quem quer se ver livre da poeira. Afinal, em um closet aberto, a limpeza do espaço precisa ser mais constante. “Coloque na frente da caixa uma identificação do tipo de peça que tem ali para que não seja necessário abrir todas para procurar aquilo que se deseja usar”, sugere Juliana.
Mas se você ainda está preocupado com a limpeza, uma outra dica é utilizar capas nas roupas que menos usa. Mas não vá fazer isso com todas as peças. Além de não ser nada prático, pois será mais difícil encontrar o modelo desejado, cobrir tudo vai fazer você perder o poder do colorido dos tecidos na decoração. Essas capas são ideias para roupas mais formais, que não são utilizadas com tanta regularidade.