10 dicas de como organizar o quarto e os móveis
A cama fica melhor no canto, encostada na parede, ou embaixo da janela? Mesas de cabeceira são realmente necessárias? Como manter o armário organizado? Afinal, como organizar o quarto? Essas e outras perguntas acabaram de ganhar as respostas de Juliana Faria, arquiteta e personal organizer da YRU Organizer.
Em 10 dicas, ela traduz o sonho do cômodo perfeito e como organizar o quarto e a bagunça para aproveitar melhor o espaço. Em quais móveis apostar, como escolher a melhor disposição para as peças e, para finalizar, dá o passo a passo para você nunca mais perder uma blusa no armário, nem um documento na gaveta.
Como organizar o quarto: projeto
1 – Monte sua própria planta
A cama e o guarda-roupa, duas peças fundamentais do cômodo, devem ter prioridade na hora de você planejar a organização do quarto. Uma vez alocados, o espaço restante pode receber outras peças. Para ajudar a decidir a melhor formação, Juliana indica fazer uma planta do quarto em escala menor.
“Em uma folha, faça o tamanho da cama e recorte; repita o mesmo com o armário. Não se esqueça de colocar na planta portas e janelas, para marcar a circulação principal. Com os dois móveis encaixados, faça alguns esquemas de arrumação e tire foto do resultado para escolher a melhor distribuição”, sugere a arquiteta e personal organizer.
2 – Fique atento aos espaços de circulação
A regra é clara: o espaço mínimo entre a cama e o guarda-roupa deve ser de 60cm, enquanto a distância para a porta de entrada do quarto deve ser de 80cm. Caso o ambiente não tenha espaço suficiente, uma ótima solução é apostar em armários com portas de correr.
3 – Prateleiras são mais versáteis do que nichos
Móveis multiuso são uma aposta certeira, uma vez que dão flexibilidade na hora de pensar como organizar o quarto. Por isso, a dica é: dê adeus aos nichos e prefira prateleiras.
“Elas vão permitir acomodar os itens conforme a sua necessidade. Caso seja necessário, utilize organizadores para delimitar os espaços”, propõe Juliana.
4 – Mesas de cabeceira e móveis aos pés da cama
As mesas de cabeceira ou criados-mudos são importantes para servir de apoio à cama – colocando um livro, um copo de água, o relógio, o celular, um abajur ou o que você preferir. Além disso, elas complementam a decoração do quarto. Já um móvel aos pés da cama pode ser aproveitado como um baú para guardar edredom, cobertor, além de ser um espaço para sentar e calçar os sapatos, por exemplo.
5 – Escrivaninhas, sim ou não?
É sempre útil ter um local de trabalho em casa, mas, se espaço for um problema, nós temos a solução! A área que receberia a mesa de cabeceira também pode ser tranquilamente ocupada por uma escrivaninha com cadeira.
Neste caso, prateleiras poderão ser colocadas logo acima, para acomodar os itens e deixar o espaço mais livre. Nesses casos, como estará ao lado da cama, o móvel poderá cumprir dupla função.
6 – E quando o quarto é grande?
Quando existe muito espaço, é mais fácil apostar em móveis para o quarto. O ambiente pode receber uma pequena saleta, uma poltrona para leitura e relaxamento ou, de fato, um canto para escritório. “Assim, além de preencher e decorar, os móveis terão uma utilidade”, explica a arquiteta.
Móveis em seus devidos lugares, é hora de distribuir seus pertences no cômodo. Manter um quarto organizado é estar, constantemente, renovando a arrumação e deixando à mão tudo o que é usado com frequência. Confira as dicas!
7 – O que precisa estar no quarto X O que pode ficar em outro cômodo
Muita gente tem o hábito de acumular tudo no quarto, o que torna muito difícil a tarefa de organizar todos os pertences. Segundo Juliana, fotos, documentos ou outro tipo de hobby, por exemplo, podem (e devem) ser guardados em outro local.
Uma vez selecionados os itens que ficam dentro do quarto, a separação deve ser entre o que você usa com mais frequência, para ficar mais à mão, e o que você usa esporadicamente, para estar em um lugar onde o acesso não precisa ser tão fácil.
Dica: faça um inventário, por prateleira, de tudo aquilo que está guardado, assim você terá mais facilidade em encontrar o que procura.
8 – Otimize espaço no armário
Quem tem pouco espaço deve selecionar o que realmente é importante, para que a quantidade de objetos seja proporcional ao que os móveis comportam (especialmente o armário).
No que diz respeito a roupas, o primeiro passo é descartar (ou doar) aquilo que você não usa mais. A segunda etapa é colocar, em outro cômodo, o que não será utilizado na estação, como os casacos no verão. Dessa forma, faz-se um rodízio de roupas a cada seis meses e tudo o que vai ser usado fica visível de forma organizada, sem criar montanhas no armário.
Categorizar as roupas e separá-las também ajuda na tarefa de otimização do armário. Além disso, caso exista um vão maior do que o necessário entre as prateleiras, o ideal é acrescentar novas, para aproveitar melhor o espaço.
A forma como as peças são dobradas também influencia, principalmente quando se trata de gavetas. Outra sugestão é fazer compras por substituição: entrou uma blusa nova, descarte uma velha. Assim, a organização se mantém por mais tempo.
9 – Cuidado com a “gaveta da bagunça”
O segredo da organização está em criar categorias e ordená-las, por exemplo, dentro da gaveta. É fundamental que você consiga ver tudo o que tem dentro dela, sem precisar utilizar as mãos para procurar. Ou seja: o empilhamento não é uma forma de arrumação. Neste caso, os organizadores funcionam para dar essa visibilidade aos objetos.
Outro detalhe: usou, guarde no lugar certo.
10 – Mantendo a arrumação do quarto
Nem todo mundo sabe ou segue essa regra, mas, para manter a arrumação, você não deve guardar nada fora do lugar. Não respeitar a própria forma de organização gera dois problemas:
1 – Procurar algo e não achar, já que não estará onde deveria estar;2 – Gastar tempo e energia para retirar do local errado e guardar no certo.
Resumindo, tudo vai e volta para o mesmo lugar! Lembre-se disso e a organização dos móveis no quarto estará sempre em ordem.
Gostou das nossas dicas? Então aproveite para conferir todos os produtos da nossa loja de móveis. A Leroy Merlin tem as melhores opções de mobília para o quarto e você pode para comprar online!