Como organizar o “quarto da bagunça” e aproveitar melhor o espaço

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Como organizar o 'quarto da bagunça' para aproveitar melhor o espaço

Desapegar é preciso: saber como organizar o “quarto da bagunça” pressupõe abrir mão do acúmulo sem fim de coisas sem destino. A solução para organizar esse cômodo passa por armários, prateleiras e organizadores, mas principalmente por se livrar de tudo o que é inútil.

Feito isso, as coisas que ficam devem ser categorizadas, etiquetadas e sistematizadas de maneira funcional, liberando espaço para circulação. Ter um “quarto da bagunça” arrumado não é mais um sonho distante! Confira dicas para antes, durante e depois do processo.

“Quarto da bagunça”: por onde começar?

1 – Tire momentos para trabalhar só naquele cômodo, evitando distrações ou compromissos que possam interromper. Estabeleça um prazo e mantenha o foco.

2 – Se houver objetos de outras pessoas, no “quarto da bagunça”, avise-as que você vai organizá-lo. Caso eles não devam permanecer ali, peça a elas que retirem seus pertences de lá. É importante estipular uma data para que isso aconteça – se o prazo não for cumprido, cabe a você dar uma solução: doar, vender ou relocar.

3 – Envolva a família ou amigos na organização e faça o momento ser divertido, com música, recompensas e lanches. Assim, é mais fácil encarar a bagunça.

4 – Prepare-se com caixas e cestos, sacos, organizadores e etiquetas. O princípio básico é separar o que fica do que será movido (para o lixo, doação, venda ou para outro cômodo) e, depois, reordenar o cômodo. Além disso, é possível fazer uma separação do descarte em três sacolas – papel, plástico e diversos – e aproveitar para investir na reciclagem.

5 – Vá do maior para o menor: comece organizando o espaço como um todo e vá, progressivamente, trabalhando nos setores seguintes: gavetas, prateleiras, mesas, etc. Não ponha tudo de pernas para o ar ao mesmo tempo! Isso pode te desanimar e tomar mais tempo do que realmente é necessário.

Passo a passo: como organizar o “quarto da bagunça”

Divida os objetos por categoria

Separe os objetos de acordo com categorias, colocando cada uma em um canto do quarto. Você pode usar etiquetas nas paredes para identificá-las e tornar a visualização mais fácil. Com tudo categorizado, comece a arrumação por grupo, separando o que sai do que fica no cômodo, de maneira clara (em caixas ou sacos) para reordenar depois.

A razão primordial da existência de um “quarto da bagunça” é o acúmulo de coisas. É importante, portanto, ter uma postura bastante seletiva em relação ao que realmente ainda é útil e ao que pode ter outro destino. Quanto mais coisas de diferentes categorias, mais difícil é manter o ambiente organizado (mesmo depois do mutirão para abolir ou arrumar o quartinho).

Deixe o cômodo vazio para limpá-lo

Com todas as caixas ou sacolas separadas e arrumadas, leve-as para outro lugar, para aproveitar e limpar o cômodo. Depois disso, só coloque de volta o que realmente ficará no (ex) “quarto da bagunça”. Os outros grupos de objeto (lixo, doação, venda e migração para outro cômodo) já podem ser direcionados para seus devidos lugares.

Organize o cômodo

A partir daqui, não tem mais segredo: armários, nichos, prateleiras e organizadores – com tudo etiquetado sempre! Os objetos devem permanecer separados por categoria para que a arrumação seja funcional. Investir em organizadores transparentes também pode ser boa ideia, já que torna mais fácil visualizar o que está guardado. Algumas dicas práticas ajudam a economizar espaço, como investir em ganchos ou em uma placa de eucatex perfurado.

Como organizar o "quarto da bagunça" para aproveitar melhor o espaço

Como manter o cômodo organizado

Dica 1: não se esqueça de deixar mais disponível aquilo que é mais usado. Enfeites de Natal, por exemplo, que são utilizados apenas uma vez por ano, podem ficar em lugares de mais difícil acesso.

Dica 2: não há problema em manter coisas aleatórias nesse quarto e fazer dele uma espécie de depósito (a menos que você tenha planos de transformá-lo em outro ambiente, como um escritório ou quarto de visitas).A maior parte das casas não tem mesmo espaço em todos os cômodos para guardar o que não faz parte da rotina. O importante é colocar tudo em ordem, de forma que objetos de categorias diferentes não se misturem.

Dica 3: pense sempre em formas de abrir espaço para circulação. Guardar uma mala dentro da outra, empilhar organizadores nas prateleiras, usar as paredes para arrumar objetos (em ganchos, por exemplo) ou organizadores presos no teto são ótimas sugestões. Investir em estantes também é uma boa maneira de garantir a arrumação.

Dica 4: criar um sistema de funcionamento do “quarto da bagunça” é fundamental. Sempre devolver as coisas para o lugar onde estavam anteriormente é o segredo de como organizar o “quarto da bagunça” e manter a arrumação.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo