Decoração vintage: tendência Folk Bloom

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Quanto mais antigo, melhor? No caso de decoração vintage, sim!

Promovendo um verdadeiro resgate de lembranças emotivas, inspirado nos design do século passado, ela pode ser encontrada em diversas vertentes. Uma delas é o Folk Bloom!

Tendência influência do Art Nouveau das décadas de 1920 e 1930, o Folk Bloom é um estilo de decor responsável por dar ao ambiente um toque extra de sofisticação, glamour e personalidade.

Isso porque combina padrões exuberantes e clássicos, ao abusar de estampas florais, superfícies aveludadas, tons rosados, fundos sóbrios, objetos com franjas, móveis vintages e retrôs.

Se você está curioso (a) para saber como usar essa tendência nos ambientes da sua casa e promover uma decoração vintage de sucesso, fique por aqui que a gente te ensina. Separamos 15 dicas incríveis de móveis e objetos para aderir a esta tendência. Confira!

O que é decoração vintage?

O conceito de decoração vintage remete ao uso de móveis e objetos clássicos do final do século XIX até a década de 1960, como explica a arquiteta Sabrina Gnipper.

Ou seja, peças antigas que ainda encontram-se em bom estado de conservação ou que passaram por restauração e conseguem ser incorporadas na decoração. Isto é, itens garimpados na casa dos seus pais, avós ou até mesmo em brechós e antiquários.

Precursores do estilo vintage

Um dos precursores do estilo vintage é a tendência Folk Bloom. Ela é inspirada no movimento Art Nouveau da década de 1920 e 1930 e em ambientes refinados descritos pela literatura dessa época – a exemplo dos cenários do famoso livro O Expresso do Oriente, da escritora britânica Agatha Christie.

Assim, o Folk Bloom resulta em uma decoração vintage e muito glamourosa, combinando padrões exuberantes e clássicos. Em especial, investe em estampas florais, superfícies aveludadas, tons rosados, fundos sóbrios, objetos com franjas e móveis “antigos” e retrôs.

“O clima de nostalgia é muito presente nesse estilo de decoração e as pessoas gostam de relembrar essa sensação. Peças de ícones da arquitetura e design como Saarinen, Bertóia e Charles Eames contribuem para a composição do ambiente”, pontua a arquiteta Sabrina Gnipper.

Diferença entre decoração retrô e decoração vintage

A diferença entre decoração retrô e decoração vintage está na origem das peças. Isto é, ambas remetem a referências do passado, mas a primeira faz uma releitura atual e a outra conserva sua originalidade histórica.

Ou seja, a decoração retrô é uma reinterpretação de peças ou características que marcaram uma época passada. “Não diz respeito necessariamente a uma peça legítima e original vinda de determinada época, mas pode ser um objeto fabricado hoje em dia, que tem essas características do passado”, explica Sabrina.

Um exemplo é a cômoda estilo Luís XV, o rack com pés palito, sofá com pernas alongadas inspirados na década de 1960, máquina de escrever como parte da decor, etc. Peças fabricadas hoje em dia, mas que fazem uma referência a móveis de outras épocas. ]

Já a decoração vintage é composta por móveis e objetos antigos e originais do final do século XIX até a década de 1960, remetendo à qualidade do feito à mão e texturas marcantes.

Uma dica é usar a tinta chalked paint própria para restauração de móveis. Também conhecida como pintura chalk, esta tinta é ideal para dar vida a peças vintages de forma prática, personalizável e simples.

Paleta de cores decoração vintage e retrô

A paleta de cores da decoração vintage e retrô, em especial no Folk Bloom, é recheada de tons de rosa blush, marsala, amarelo e verde escuro que se destacam sobre fundos sóbrios de preto.

Ainda, detalhes nas cores orquídea negra e cinza claro aparecem para compor a decoração vintage do ambiente.

Nas tintas, as tonalidades surgem nas cores das tintas, marca Luxens, nos tons: preto fosco, verde nobre, botão de ouro, luar e orquídea negra.

Decoração vintage sala: dicas de móveis e objetos

A sala de estar é o cartão de visita da casa e pode ser escolhida como ambiente protagonista da decoração vintage no conceito Folk Bloom. Veja algumas dicas de móveis e objetos neste estilo para o cômodo:

1. Luminárias e pendentes

A iluminação é uma das características marcantes do estilo Folk Bloom.

O pendente com acabamento em aço na cor bronze, com lâmpadas no formato cápsula, funciona como ponto alto do ambiente e destaca as superfícies.

Dá também para escolher algo mais pontual, como a luminária de chão Moon Spot. Seu brilho metálico e formato elegante traz um charme extra ao ambiente.

2. Espelho

Peças decorativas vintage podem assumir um caráter funcional, como o Espelho Folk Bloom, no formato retangular com moldura de madeira dourada e preta.

3. Almofadas

Ao eleger peças vintage em tons pastel, como o rosa blush, mesclando com a elegância e sofisticação das texturas de veludo, é possível criar uma decoração vintage inspiradora nas salas, sem pesar ou ficar “datado”. Para isso, use e abuse de almofadas!

Já que com elas é possível usar todos esses elementos de uma só vez. Então, aposte em tons florais delicados, toques de marsala e verde escuro e texturas aveludadas.

4. Sofá de veludo

Presença marcante, o sofá 3 lugares Charlô tem a feminilidade do tom rosê e o glamour do tecido aveludado. Perfeito para decoração vintage na tendência Folk Bloom.

5. Mesa de centro redonda com pés de metal

As formas geométricas arredondadas, características da década de 1960, podem ser usadas de forma criativa e inovadora nas salas de decor vintage estilo Folk Bloom, como a exemplo da mesa de centro redonda com pés de metal rosê, da marca Shangai.

6. Aparador off white

Os aparadores ou os famosos buffets são móveis que além de funcionais são destaque na decoração vintage e retrô. O modelo Lia off white, da marca Cimol, possui uma cor neutra, fácil de combinar e bastante espaço interno para armazenar louças e demais utensílios.

Decoração vintage quarto

No quarto, a decoração vintage também cai como uma luva. Basta equilibrar todos os elementos para não sobrecarregar este cômodo relaxante. Veja quais produtos inserir:

7. Papel de parede vintage

E como os detalhes fazem a diferença, que tal apostar papel de parede com linhas geométricas sessentistas? Puro glamour!

8. Cortina de veludo

O toque do aconchegante não pode faltar para completar a decoração dos quartos. Por isso, escolha uma bela cortina de veludo cinza para aumentar a sensação de aconchego e acolhimento do ambiente. Ainda, que tal um varão dourado bem luxuoso?

9. Mantas decorativas com franja

Elementos com franja são característicos do estilo vintage, principalmente para representar a década de 1920. É possível usá-las sutilmente no quarto, de forma bem decorativa e atraente, como por exemplo, no acabamento de mantas decorativas em camas ou poltronas.

10. Boiserie

Além das texturas, cores e volumes, as formas contribuem para a decoração dos quartos. Então, uma dica é colocar acabamentos de parede boiserie para dar um toque vintage aos contornos do cômodo.

Eles foram belos painéis, funcionando como uma espécie de moldura para parede ou teto. Ainda, contribuem para a estética elegante e sofisticada do cômodo, típica das decorações vintages no estilo Folk Bloom.

Decoração vintage banheiro e lavabo

Elementos mais dramáticos como metais dourados e adornados dão o toque de sofisticação a banheiros e lavabos, além de fazerem menção ao estilo vintage. Confira:

12. Bandeja organizadora

A bandeja com fundo espelhado serve para organizar itens de beleza e higiene. Por que não usar para somar na decoração com pegada vintage e retrô?!

13. Torneira dourada

Os metais dourados com design retrô ajudam a dar o toque de glamour e sofisticação aos ambientes com decoração Folk Bloom. A torneira misturadora monocomando bica baixa, da marca Griff Inox, pode funcionar como peça protagonista do seu banheiro e lavabo.

14. Tinta de parede

Elegante e sóbria, a tinta de parede cinza clara, tinta da Luxens no tom luar, equilibra o ambiente e ressalta os metais dourados, texturas em relevo e papéis de parede dos banheiros com decoração vintage.

15. Vaso de cerâmica

Nada melhor que inserir pontos de natureza no ambiente, como as plantas, para trazer vida e frescor. Lindas, são capazes de contribuir com a sensação de acolhimento e aconchego. E para adorná-las, que tal os vasos de cerâmica em tom pastel rosa blush?! Ele traz um charme vintage único!

Leia mais:

Coleção Urban Jungle

Coleção Terrazzo traz releitura da estampa italiana que foi sucesso nos anos 40

Coleção Naturalismo: a decoração provençal volta ao lar

Coleção Origem traz materiais brutos, acabamentos imperfeitos e aspecto artesanal

Coleção Japonismo traz para a sua casa elementos ícones da cultura oriental

Comfort Zone: Você vai se apaixonar por esse estilo da coleção da Leroy Merlin

Estilo Neutral é uma forte tendência de decoração, confira como aderir a esse estilo com a coleção da Leroy Merlin

Estilo Folk está em alta na decoração e ganhou uma coleção só dele na Leroy Merlin

Estilo Industrial está fazendo sucesso na decoração e é tema de coleção na Leroy Merlin

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo