Como fazer decoração de quarto infantil
Planejar e fazer a decoração de quarto infantil é um momento muito especial e divertido para uma família. As crianças têm sempre toda atenção e os pais querem que elas tenham o melhor espaço para brincarem, estudarem e descansarem da melhor maneira!
Para que isso tudo seja feito, mais do que o conforto, é preciso dar ao quarto das crianças a cara dos seus filhos!
O segredo para conseguir um quarto infantil lindo e aconchegante é deixar a criatividade fluir, sempre pensando em elementos que deixem o cômodo de acordo com a faixa etária e os gostos da criança.
Os móveis para quarto são os principais, sempre pensando no que as crianças precisam. Além deles, é preciso ter um espaço de estudo, iluminação adequada e também um estilo que caia no gosto deles!
Para isso, nós vamos te ensinar tudo o que você precisa saber sobre como decorar um quarto infantil com muito bom gosto, sem que falte e chegando a um resultado que eles amem. Confira tudo neste post!
Móveis para decoração de quarto infantil
Os móveis são os principais elementos na decoração de um quarto infantil femino ou masculino. Você precisa encarar a escolha deles como mais do que uma obrigação para o conforto das crianças. Eles também devem ser vistos como parte da personalidade dos pequenos, respeitando sempre o que eles gostam.
Um quarto infantil deve ter seu espaço otimizado para que a criançada tenha toda infraestrutura necessária para o dia a dia. Todos os móveis precisam ser pensados para que elas consigam aproveitar seu próprio espaço e para que não falte nada para a organização na hora de mobiliar e decorar um quarto de criança.
A seguir, veja como você pode pensar em cada um dos móveis para quarto infantil, considerando tamanho, estilo e como usar cada um deles de maneira funcional no quarto das crianças!
CAMA
A cama infantil é fundamental para o quarto de criança! Esse é um móvel que costuma ocupar bastante espaço, então é importante saber como escolher a cama ideal.
Uma questão muito importante para a escolha da cama é sobre quando dois irmãos dividem um quarto. Nesse caso, não tem erro: a cama beliche é a escolha certeira! Esse estilo de cama otimiza espaço e garante o conforto.
É importante apenas ficar atento para o risco de queda da cama de cima, ou seja, se seus filhos ainda são pequenos, opte por uma cama normal que tenha outra embaixo. Agora, para filhos únicos ou quartos individuais, uma cama tradicional serve bem.
Nos últimos anos, a cama montessoriana tem sido uma tendência. Este é um modelo de cama baixa, que fica quase no chão, uma ótima ideia para crianças pequenas. O conforto é o mesmo, mas a cama ganha em segurança e funcionalidade, além do estilo na decoração do quarto. Hoje, você encontra modelos lindos, com estruturas de designs de vários tipos.
MESA DE ESTUDO
A mesa de estudo é um móvel delicado, funcional e que não pode ser dispensado quando você pensar em decoração de quarto. Pode ser um erro não ter esse móvel enquanto as crianças são pequenas, já que eles ainda não têm as lições escolares para fazer.
No entanto, a mesa de estudo é um espaço particular em que ela pode desenhar, pintar e criar, desenvolvendo toda a criatividade.
Uma boa mesa de estudo infantil precisa ser de um material resistente, as de madeira são as mais tradicionais.
Com opções de vários tamanhos, escolha aquela que se encaixe melhor no quarto, considerando o tamanho ideal para ocupar o espaço certo.
Agora que estamos falando do segundo móvel do quarto, considere uma combinação entre a mesa de estudos e a cama, além dos outros móveis.
O mesmo estilo de material, cor e pintura tornam o ambiente mais bonito e mais atrativo para os pequenos!
GUARDA-ROUPA
O guarda-roupa infantil talvez seja o móvel mais importante de um quarto. Lá você poderá guardar, além das roupas, tudo o que é das crianças e isso é ótimo para começar a estabelecer a responsabilidade a elas. Mas, falando sobre a parte de decoração, você encontra muitas opções de ótimo bom gosto, delicadas e funcionais!
Naturalmente, o armário ocupará bastante espaço no cômodo, então o segredo é analisar bem o quarto e pensar em qual local ele ficará melhor. Lembre-se de que a criança precisa de espaço e liberdade para aproveitar seu quarto, então, não escolha um móvel grande demais, tudo bem? Mas em geral, os guarda-roupas infantis costumam ter uma medida menor.
Se você estiver em dúvida sobre escolher móveis planejados ou modulados para o quarto, é preciso pensar no tamanho espaço e custo! Existem opções de guarda-roupa modulado grande, por exemplo, que não ocupam tanta área do quarto pois aproveitam bem os espaços. Por outro lado, os planejados podem ser ideias para quem deseja aproveitar um ambiente mais personalizado e sob medida!
ESTANTE
A estante vai acomodar alguns objetos importantes para a criança. Elas costumam ser mais decorativas, por isso é hora de deixar a criatividade fluir: brinquedos, quadros de decoração com foto da família, objetos temáticos de personagens que os pequenos gostam e muito mais.
Dependendo da estante, é possível também colocar a televisão sobre ela. O ideal é que você pense primeiramente de que maneira ele pode deixar o quarto mais funcional. Agora, não veja a estante como obrigação! Se você acha que o armário dá conta de tudo e que ele é dispensável, corte da sua lista de decoração de quarto infantil sem problemas.
Um quarto bonito e bem decorado também pode ser minimalista, o que traz ainda mais espaço e respiro para a criançada. Pense sempre no bem-estar delas!
PRATELEIRAS E NICHOS
As prateleiras são muito funcionais: elementos ótimos para decoração de quarto infantil e ainda ajudam a otimizar espaço, já que você usa as paredes para guardar coisas. Os nichos também funcionam bem, trazendo um estilo diferente de estrutura que pode abrigar muitos objetos.
Livros, bonecas, bonecos, carrinhos e o que mais as crianças tiverem. Todos os seus objetos e brinquedos podem ser colocados nas prateleiras por duas razões principais: deixar tudo mais acessível, evitando bagunçar o armário, e ainda dar a cara do seu filho para o quarto dele!
Os nichos são práticos e personalizáveis. Por isto, escolha opções que combinem com as cores utilizadas no quarto, desde a tinta ou papel de parede usado até os móveis. O material também pode seguir o mesmo estilo da mobília já montada.
Cantinho de estudos no quarto
A decoração de quarto infantil também precisa contemplar o cotidiano da criança de maneira completa. Isso, naturalmente, inclui os estudos do dia a dia, que começam desde cedo. O ideal é montar um cantinho de estudos em casa num local onde a criança possa ter calma e tranquilidade para cuidar de suas tarefas.
Além disso, o local de estudos deve ser funcional. Conforto e acesso a tudo que a criança vai precisar, como livros, cadernos, lápis, canetas e todo seu material escolar. Por isso, pense sempre em estruturar esse espaço com móveis e objetos importantes sempre perto um dos outros.
1) ESCOLHA O MELHOR LUGAR NO QUARTO
O melhor lugar para o cantinho dos estudos é aquele em que haja poucas distrações, afinal, é hora de estudar, certo!;? Portanto, evite que a televisão fique posicionada de frente para a escrivaninha. É possível que a criançada reclame disso, afinal, eles querem estar ligados e conectados o tempo todo. Porém, seja firme e, principalmente, explique o motivo para não fazer isso. Eles entenderão!
Outra questão importante é sobre a distância entre área ou mesa de estudos e a porta do quarto.
A concentração, enquanto pequenos, é mais baixa, então qualquer conversa fora do quarto pode distrair a criançada. Evite posicionar esse local perto da porta, dando a tranquilidade e o silêncio necessário.
2) DECORE COM ELEMENTOS QUE INSPIRAM
Estudo também tem relação com criatividade, especialmente em algumas disciplinas. Crianças estão naquele momento da vida em que são uma verdadeira esponja, absorvendo muito conhecimento e inspiração.
Você pode ajudar nesse processo decorando a área de estudos com alguns elementos que ajudem no aprendizado e façam elas pensarem melhor. Além de utilizar elementos de decoração para montar um quarto infantil lúdico.
Os livros também são indispensáveis! Além de estimularem a leitura, hábito que toda criança precisa ter, ainda servem como fonte de consulta, assim como as revistas. Você pode colocá-los bem acessíveis nessa área de estudo.
Nas paredes próximas dá para decorar com ilustrações inspiradoras, podendo ser em quadros ou diretamente na parede. Arte e conhecimento andam juntos!
3) DEIXE A ÁREA BEM FUNCIONAL E CONFORTÁVEL
Lembra quando falamos da escrivaninha? Além de um móvel de decoração infantil ideal, ela também será a parte principal desse local de estudos. Sobre ela as crianças podem ler, escrever e colocar seu notebook para pesquisas e realização de outras tarefas. Se tem espaço, opte por uma escrivaninha não tão larga, mas mais extensa. Assim você acomoda mais coisas!
Não deixe de comprar uma cadeira de escritório para que a criança possa se acomodar bem. Pesquise sobre ergonomia e como isso é importante para que no dia a dia ela não tenha problemas de postura que podem a atrapalhar no futuro, ok? Se puder, posicione uma estante de livros pequena ao lado da escrivaninha, oficializando aquela área como o cantinho dos estudos!
Espaço para brincadeiras na decoração do quaro
Brincadeira é coisa séria e é por isso que você precisa se dedicar ao planejar esse espaço. Para as crianças que não podem aproveitar o espaço de lazer para brincadeiras em apartamentos, por exemplo, um quarto de criança deve ter uma parte em que ela possa brincar sem se preocupar e até fazer uma baguncinha, o que é inevitável!
Em quartos não tão grandes pode não ser fácil criar essa área, por isso mesmo você precisa ser criativo e usar os móveis mais funcionais que já falamos aqui, além de adesivos para decorar o quarto, que são práticos e simples de serem aplicados!
Dá para fazer um cantinho voltado para a diversão, dando à criança a liberdade que ela precisa para curtir muito seu próprio quarto. Veja a seguir como criar uma área que funcione muito bem para isso!
1) CANTINHO DA BRINCADEIRA
Gostou do nome? É assim que você pode falar para os seus filhos onde é o espaço em que eles vão se divertir muito.
Certamente, se você tratar dessa forma, as crianças se sentirão muito animadas em ter uma área no quarto em que elas possam se divertir sem se preocupar com mais nada. O importante é também dar essa liberdade para elas.
Se é o cantinho da brincadeira, então já dá para esperar um pouquinho mais de bagunça, o que é normal, certo?
A vantagem de fazer isso é delimitar onde a criançada pode brincar à vontade e até mesmo desarrumar algumas coisas. É importante que eles tenham essa liberdade e, para casa, é fundamental não permitir que o quarto todo fique bagunçado.
No cantinho da brincadeira, a decoração de quarto infantil com quadros, pinturas, pôsteres e o que mais ajudar a deixar o ambiente leve, descontraído e divertido. Use os temas que eles mais gostam e isso será importante para que eles adotem o cantinho de vez!
2) ORGANIZADORES E BAÚS
Os baús e os organizadores são ótimos para manter os brinquedos organizados e de fácil acesso para a criançada. Basta posicioná-los bem perto do cantinho da brincadeira, facilitando a vida dos seus filhos e evitando que eles espalhem seus objetos por todo o quarto.
Você escolhe entre organizadores e baús como for mais funcional, podendo até mesmo ter os dois tipos.
Esse tipo de armazenamento é importante, já que algumas crianças têm um volume de brinquedos muito grande.
Se você não pensar em uma estrutura como essas, que deixa tudo organizado, vai ser difícil manter o quarto em ordem!
Além disso, você encontra baús e organizadores com temáticas infantis, coloridos e com um design que deixa o quarto bonito, além de conquistar seus filhos.
3) TAPETE INFANTIL PARA DEMARCAR A ÁREA
Crianças abaixo dos 5 anos precisam de uma área confortável em que possam brincar sem problemas.
Os pequeninos ainda têm necessidades mais específicas,especialmente até os 2 anos, em que estão descobrindo o mundo e, nesse caso, o chão faz parte disso.
Por isso, os tapetes infantis, aqueles de borracha, ajudam muito a marcar a área liberada para eles.
Ali, as crianças bem pequenas podem engatinhar, deitar e se divertir da maneira deles. A higienização é fácil e você evita o contato delas com as sujeiras do chão. O tapete pode ser, além de funcional, uma ideia que deixa o quarto bonito.
Você não precisa se limitar, na Leroy Merlin há diversas opções com várias estampas, inclusive as temáticas.
Como deixar a decoração do quarto mais atrativa para as crianças
A decoração de quarto infantil também precisa ser pensada em de que forma aquele cômodo ficará mais atrativo às crianças. Afinal, é o espaço particular delas na casa e também deve ser totalmente adequado ao que elas curtem. Não é muito difícil fazer isso, já que criança consegue fazer de coisas simples algo muito maior do que é, se divertindo com pouco, na maioria das vezes.
Para a chegada de um novo integrante na família, também é possível transformar um espaço em um quarto de bebê, por meio da decoração e móveis utilizados!
Então, já que esse será o cantinho do seu filho na casa, que tal deixar o quarto o mais atrativo possível? A decoração é uma verdadeira plataforma para que você coloque muitas ideias legais em prática, especialmente em mudanças, o que às vezes não é fácil para a criança. Um quarto bonito e com a cara da criança pode ajudar muito nesse processo. Veja como conseguir isso a seguir!
1) CORES QUE A CRIANÇA GOSTA
Crianças amam cores e se identificam com as suas favoritas. Isso é um prato cheio para você pensar na decoração do quarto de menina ou de menino, deixando tudo do jeito que seu filho gosta.
Independentemente da cor, fazer com que ela esteja em todo o quarto ajuda muito a criança a se sentir mais atraída pelo espaço, já que ela sentirá que ali tem o que ela gosta, de forma natural.
Na hora de explorar a cor, use a criatividade! Nas paredes, você pode aplicar tintas ou até mesmo papel de parede infantil, não necessariamente em todo cômodo, mas em uma parte específica.
Leia também: 6 melhores cores para usar no quarto do bebê – (Blog MRV)
Decore também o teto, veja se consegue móveis da mesma tonalidade e utilize diferentes tons e cores relacionadas para combinar. Assim, o ambiente não fica saturado e seu filho vai amar!
2) DEIXE OS BRINQUEDOS À VISTA
Não tem jeito: brinquedo conquista qualquer criança e um quarto cheio deles é irresistível. É claro que isso não significa comprar uma quantidade grande e espalhar por todo quarto.
A ideia aqui é saber valorizar o que as crianças já têm, dando destaque e deixando os favoritos à vista. Assim, eles podem entrar no cômodo e dar de cara com a boneca, com a bola ou com o carrinho favorito.
Para isso, os nichos são uma ideia perfeita: eles ocupam pouco espaço, já que ficam na parede, são bonitos, podem ser combinados com a decoração e ainda deixam o brinquedo em destaque, em uma estrutura bonita.
Você pode dedicar uma das paredes do quarto só para abrigar esses brinquedos, tornando o local mais agradável e dando destaque ao que seu filho gosta.
Decoração temática para o quarto infantil
A decoração de quarto infantil pode ser temática, você já pensou nessa ideia? É simples: basta pensar no que a criança mais gosta e montar todo o visual do cômodo com base nisso.
O mais legal é que dá para brincar bastante e criar ambientes divertidos, decorar com os personagens favoritos ou com referências sobre atividades que eles gostam, como os esportes ou personagens de filmes e desenhos animados,por exemplo.
O quarto é uma extensão da personalidade da criança, já que nessa fase ela manifesta seus gostos com muito mais força.
Se a decoração de quarto infantil pode ser um ambiente que traga o universo dela à vista, por que não produzir tudo isso? Saiba quais são as decorações temáticas mais legais você pode pensar para o cômodo!
DECORAÇÃO COM PERSONAGENS DE FILMES E DESENHOS
Filmes e desenhos fazem parte do cotidiano da garotada e eles amam os personagens principais de todas essas histórias. Brinquedos, roupas, fantasias e o que mais for possível não passam despercebidos entre os pedidos de presentes.
Se isso já as agrada, imagine decorar um quarto de super-heróis para que eles vivam em um ambiente personalizado com essas figuras que eles tanto amam?
A decoração de quarto infantil temática é um sucesso quando você escolhe um personagem, ou até mesmo, vários, que fazem parte do universo desses filmes e desenhos.
Os menores se sentem inseridos nessas obras e a imaginação flui! Isso é um convite para que eles passem mais tempo no quarto, aceitem o espaço e até mesmo percam o medo de dormir sozinhos, caso dos menores.
EXPLORE ATIVIDADES E HOBBIES FAVORITOS
O mundo infantil é repleto de atividades, hobbies e preferências que as crianças vão acumulando com o passar do tempo. Assim, se o segredo de quartos temáticos é fazer a criança se sentir no seu universo, tudo isso que citamos pode ser um ótimo tema para o espaço delas. Não importa o que elas gostam, com um pouco de criatividade é possível gerar uma decoração a partir disso!
Se seu filho gosta de futebol e torce para um time, que tal decorar o quarto com essa inspiração?
Crianças também amam dançar, gostam de alguma banda ou gênero musical, games e uma série de outras coisas que estão sempre no cotidiano delas.
Não há limites para a imaginação: dá sim para fazer uma decoração temática gamer, esportiva, de super-heróis e outros personagens que a criança goste!
CRIE AMBIENTES DIVERTIDOS E CRIATIVOS
Quando eles crescem um pouco, talvez os personagens infantis fiquem para trás, mas um ambiente cheio de criatividade e divertido também é ótimo para crianças a partir dos 5 anos.
Leia também: Decoração de Quarto de Bebê: dicas para criar o espaço perfeito
Aqui, seguimos a mesma ideia que já foi falada no post: o segredo é tornar o ambiente atrativo e convidativo. Que tal decorar o quarto simulando locais em que as crianças gostariam de estar?
Um dos mais clássicos, o espaço sideral é um tema em que dá para brincar muito, com constelações, planetas e toda a galáxia nas paredes ou no teto.
Seguindo essa linha, você pode simplesmente ir pelo caminho que quiser! Uma fazenda, um castelo, um estádio de futebol e até mesmo um palco podem ser criados dentro do quarto da criançada.
Iluminação ideal para quarto de criança
Um quarto bem iluminado é outra necessidade importante! Os pequenos se sentem seguros, principalmente quando têm medo de escuro.
Uma boa iluminação também favorece os estudos, permite assistir a um filme ou desenho de forma confortável e deixa o quarto ótimo para qualquer momento do dia, seja pela manhã, seja à noite. Aqui vão algumas dicas para acertar na iluminação infantil
● Use luminárias para evitar luz forte durante a noite;
● As luminárias também são importantes na escrivaninha;
● Confira se a luz está boa o suficiente, ou seja, se está forte;
● Não deixe nada em frente às janelas, já que a luz do dia deixa o quarto mais agradável;
● Você pode brincar com luzes coloridas para o quarto ficar mais divertido.
Pensar em uma decoração de quarto infantil dá trabalho, requer investimentos, mas é recompensador ver que as crianças estão felizes com o espaço que é delas. Com criatividade é possível decorar o cômodo, mas sem deixá-lo funcional e com ótimos espaços!
Gostou do nosso conteúdo sobre decoração de quarto infantil ou ficou com alguma dúvida? Deixe sua opinião nos comentários!