Decoração de sala: dicas de como organizar quadros na parede sem errar
Eles estão entre as melhores escolhas para personalizar sua decoração de sala. Mas antes de sair furando ou pregando tudo por aí, é importante saber que até para organizar quadros na parede existem umas regrinhas. É claro que apostar em uma combinação só sua pode ajudar a emprestar o seu jeito ao ambiente, mas também é preciso considerar o conforto do observador na hora de decidir um lugar para pendurar uma obra (ou várias). Existem algumas formas possíveis de fazer composições de quadros que seguem princípios básicos de organização visual e nós damos aqui as dicas de como escolher a melhor para você.
Ah! Antes de colocá-los nas paredes, é importante ressaltar duas coisas: molduras, para muito além de embelezarem as obras, ajudam a proteger quadros expostos, aumentando a durabilidade dos mesmos (e são bons investimentos); a iluminação influencia muito nas telas, então tome cuidado para não instalar quadros em lugares onde o projeto de luz cria sombras, por exemplo.
Como organizar quadros na parede?
A organização de quadros na parede deve considerar duas questões. A primeira é o tamanho do quadro e a que altura ele deve ser posicionado com relação ao chão e móveis; a segunda, a composição que dará o resultado final dos quadros na parede.
Sobre a melhor altura para pendurar quadros
Aqui, o primeiro ponto-chave é proporção. Quadros grandes, por exemplo, sempre vão ficar melhores em paredes maiores, nas quais conseguem ser vistos de longe; enquanto isso, obras menores são bem recebidas em decorações de salas pequenas, onde precisam ser vistas mais de perto. Com isso dito, vamos às regras!
Medindo a partir do centro do quadro, a peça deve estar a 1,60m do chão – evitando, de forma geral, que seja necessário levantar ou abaixar a cabeça para visualizar o quadro. Caso existam móveis encostados na parede, a recomendação é que o objeto seja fixado 25cm acima do mesmo. Ao pendurar quadros em cima de móveis, é ideal respeitar o limites da mobília para a disposição das peças. Uma forma clássica de não errar é centralizar a composição.
Sobre composição de quadros na parede
Para criar coerência visual, existem algumas formas possíveis de organizar quadros na parede. Em quase todas elas, a dica primordial é manter a mesma distância entre eles, independente da composição que formem na parede (com apenas uma exceção, que está mais aqui para baixo).
1. Alinhando de forma clássica: A primeira delas, mais tradicional, é alinhar as peças na vertical ou na horizontal se guiando pela base, pelo topo ou pelo centro. Se o cômodo for baixo, a melhor opção é instalar quadros na vertical, já que essa disposição dá a sensação de um pé-direito maior; no caso do ambiente ser estreito, pendurar quadros na horizontal transmite a impressão que o espaço é mais largo.
2. Priorizando a simetria: É como um espelho: a partir de um eixo central, tudo o que existe de um lado, existe de outro, exatamente do mesmo tamanho. No final, independente da forma ou da extensão da composição, ela será bem ordenada. Como a disposição dos quadros diz muito sobre o dono dos objetos, essa maneira de organizar quadros na parede serve para os mais sérios emprestarem o tom ao ambiente.
3. Deixando fluir a criatividade: Os mais descontraídos, em contrapartida, podem se aventurar em uma composição harmoniosa, que pode ser simétrica ou assimétrica (ou seja: com a mesma distância entre os quadros ou com distâncias diferentes entre eles). O segundo caso, como você pode imaginar, torna a combinação um pouco mais despojada. De qualquer forma, uma composição harmoniosa é uma ótima escolha para quem possui muitos quadros de formatos e tamanhos diferentes, já que aqui a disposição dos quadros não tem muitas regras (mas cuidado com o risco de poluir visualmente o cômodo).
Dica: se todas as possibilidades te deixaram um pouco em dúvida ou se você faz parte do time de criativos que quer apostar numa arrumação menos clássica, teste antes de furar a parede. Fazendo moldes dos tamanho dos quadros, você pode armar várias combinações para decidir a que gosta mais e, aí sim, fixar os quadros exatamente onde devem ir.
Dica #2: essa é uma dúvida comum sobre a composição de quadros nas paredes. Sim, quadros dispostos ao longo de escadas devem seguir alinhamento diagonal, sempre respeitando a altura do degrau. Lembra que falamos sobre conforto visual para o observador? É exatamente isso!