Cores de sofá 2018: veja quais peças vão ser sucesso no ano e o tom de parede ideal para combinar com elas

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Cores de sofá 2018: veja quais peças vão ser sucesso no ano e o tom de parede ideal para combinar com elas

Quando um ano termina e o outro começa, dá vontade de renovar a casa por completo para o início de um novo ciclo. A sala de estar, em especial, é o cômodo onde a família costuma se reunir e onde as visitas são recebidas – é o foco da casa. E é por isso que ela precisa de um cuidado específico na hora de planejar um belo projeto de decoração. Hoje nós vamos falar das cores de sofá que vão fazer sucesso em 2018 e, de quebra, sugerir combinações de cores para você fazer nas paredes.

Tons terrosos e naturais trazem requinte e aconchego

Mais fechados e discretos, os tons terrosos têm sido adotados na decoração de interiores com frequência e vão permanecer em alta durante um bom tempo. Isso porque cores como laranja, amarelo e marrom suaves lembram a conexão com a natureza e produzem um clima mais aconchegante no ambiente. A tendência do greenery – cor da Pantone em 2017 – também está ligada ao contato com elementos da terra, ao trazer elementos verdes com diferentes texturas e graduações. Misturando algumas dessas tonalidades na sala de estar, você garante um cômodo refrescante, requintado e que inspira conforto. Na parede, por exemplo, dá para escolher um amarelo suave e depois aplicar marrom e laranja em diversas intensidades pelo ambiente – não vai ficar sobrecarregado e o estilo é certo.

O sofá pode ser a peça escolhida para abrigar o ponto de cor do cômodo, ou seja, o local onde a tonalidade vai se destacar na decoração. Aposte em um vermelho chamativo, por exemplo, e continue a construir a sala com a ajuda dos tons terrosos. Outros elementos que compõem esse tipo de decoração são plantas e objetos em madeira – o material combina com qualquer uma das cores que a gente falou aqui em cima.

Cores de sofá 2018: veja quais peças vão ser sucesso no ano e o tom de parede ideal para combinar com elas

Em 2018 as cores vibrantes estão mais que liberadas

Se você não tem medo de ousar e quer uma sala de estar decorada com estilo, pode se lançar sem medo nas cores abertas e vibrantes. Escolhido pela Pantone como a cor de 2018, o “Ultra Violet” é um roxo super aceso e colorido que promete aparecer em peças de roupas, sapatos, embalagens e também nos artigos decorativos. O estofado do sofá pode adotar tanto a cor lisa quanto uma estampa que combine com o ambiente. Um papel de parede criativo também confere um toque de originalidade ao espaço vibrante, mas é preciso atenção para não criar um aspecto desorganizado na sala com estampas que não conversem entre si. Outra tendência que vem com tudo em 2018 se chama “Playful”: revivendo o “vintage”, o conceito é criar uma paleta de cores divertida, cheia de nuances de azul piscina e até versões em neon do amarelo e do rosa – tudo para tornar o cômodo mais descontraído. Para adotá-la em sua casa, uma opção interessante é escolher cores complementares no círculo cromático, isto é, cores opostas que criem um ambiente harmônico quando combinadas. É o caso, por exemplo, das duplas azul e laranja, amarelo e violeta ou vermelho e verde. Mas, acima de tudo, a regra principal é usar e abusar das suas cores preferidas para compor um ambiente que seja a sua cara.

O estilo mais neutro e minimalista nunca sai de moda

Caso você seja uma pessoa adepta de uma arrumação mais conservadora, pode se tranquilizar. Vem ano e passa ano, mas esse estilo não fica over, pelo contrário: é cada vez mais escolhido nos projetos de decoração, justamente, por ser atemporal. A tendência, no entanto, vai recebendo algumas mudanças com o passar do tempo, então é sempre importante continuar acompanhando as novidades. Além da paleta baseada no preto, branco e tons acinzentados, a moda da vez é incluir objetos dourados ou prateados: esses itens metálicos podem ser adotados na própria estrutura do sofá, como nos pés, ou nas almofadas que ficarão sobre ele. O cobre também tem recebido destaque nesse estilo de decoração e incrementa um ambiente mais clássico. Com o tempo, rosa e lilás mais puxados para o envelhecido acabaram sendo adotados na paleta de cores mais neutra e uma dica: eles ficam incríveis na parede. Mas, se a intenção é criar um ambiente completamente clean, aposte no bom e velho branco para pintar as paredes + para a cor do estofado. Assim, você entra com os dois pés na decoração escandinava e ainda ganha um cômodo super iluminado quando recebe luz natural.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo