Como fazerDecoração e Tendência

Como Montar Árvore de Natal: Passo a Passo

Na hora de montar a decoração de Natal, existem vários itens que não podem ficar de fora — é fundamental saber como montar árvore de Natal decorada, afinal ela é a protagonista desta época do ano!

Árvore de Natal Alpina Nevada Pinheiro Luxo 1,80 m Magizi

O pinheiro, seja natural ou artificial, é o mais usado na decoração de árvores de Natal, e isso não é por acaso, já que essa árvore simboliza a vida, sendo uma das únicas espécies que consegue manter-se verde mesmo no inverno.

Quando montar a árvore de Natal decorada?

Conforme o fim do ano vai se aproximando, a decoração de Natal começa a se tornar presente nas cidades e residências. Porém, você sabe os dias certos para montar e desmontar a árvore de Natal?

A tradição orienta que a montagem da árvore de Natal deve se iniciar quatro domingos antes do Natal — em 2022, a data é 27 de novembro. Esse é o primeiro domingo do Advento, um tempo de preparação para o Natal, que marca o nascimento de Jesus Cristo.

A árvore de Natal com 320 galhos, com seus 1.5 m, costuma ser um modelo muito utilizado para as comemorações, visto que pode ser decorada de várias maneiras.

Árvore de Natal com 320 Galhos e Pé de Plástico

Assim como há o dia de montar, também é preciso saber quando desmontar a árvore de Natal. Segundo a tradição, ela deve ser desmontada em 6 de janeiro, Dia de Reis, data em que os três Reis Magos chegaram a Belém, após o nascimento de Jesus.

Confira o passo a passo para decorar sua árvore de Natal
1 – Escolha um tema
2 – Escolha a paleta de cores
3 – Separe os enfeites
4 – Não economize no pisca-pisca
5 – Adicione o topo da árvore



Como decorar a árvore de Natal

Com tantas opções de enfeites de Natal, é possível seguir alguns passos simples para garantir uma árvore bem decorada, que valorize o estilo da sua casa e, ao mesmo tempo, renove a energia do local, com o espírito natalino!

É possível fazer isso com alguns passos básicos, que funcionam para qualquer ambiente, seja uma decoração de Natal para apartamento pequeno ou uma decoração de Natal para sala, por exemplo.

É importante considerar o ambiente em que a árvore de Natal ficará, visando a adaptação a áreas grandes ou pequenas.

1. Escolha um tema

Quando o assunto é decoração temática, é muito importante saber como montar uma árvore de Natal.

Pense em qual será o estilo da árvore de Natal. É possível montar uma árvore só com Papai Noel e Mamãe Noel, por exemplo, com laços, estrelas, bonecos de neve e até personagens infantis. Tudo depende do efeito que você deseja dar.

Se quiser algo menor, que não ocupe tanto espaço de um cômodo, uma opção é a miniárvore dourada Natal de mesa.

Mini Árvore de Natal Dourada de Mesa

2. Escolha a paleta de cores

Existem muitas opções de cores que você pode usar para decorar a árvore de Natal. Verde e vermelho são as mais tradicionais, mas você pode usar outras combinações, como dourado, prata, rosé gold, azul, roxo, branco e até mesmo as candy colors.

Sendo assim, considere, também, a árvore de Natal decorada rosé gold, a árvore de Natal branca decorada e a árvore de Natal branca decorada com vermelho e dourado para opções mais diferentes.

Para um efeito que remete à neve, pode-se investir em uma árvore de Natal alpina nevada pinheiro luxo, por exemplo, com seus quase 2 m.

Árvore de Natal Alpina Nevada Pinheiro Luxo

3. Separe os enfeites

Esse é o momento de definir quais enfeites você usará, pensando na estrutura da sua árvore e no estilo decorativo que você escolheu para ela. Há diversos estilos que podem ser seguidos, tanto em quantidade de enfeites quanto em combinações e cores.

É fundamental separar os enfeites de Natal. Os itens que não podem faltar são: guirlanda, luzes (como o tradicional pisca-pisca colorido, a estrela de LED colorida ou um cordão de luz vermelha), estrelas, bolas e fitas ou festão.

As bolinhas de Natal são outros enfeites tradicionais. Para não errar, você pode optar por modelos de 2 a 3 cores distintas, que combinem entre si, em tamanhos diferentes. Elas costumam ser espalhadas por toda a árvore, criando um visual interessante.

O super kit 30 bolas de Natal glitter, lisa e fosca dourada é uma boa pedida para quem quer investir em bolas da mesma cor, porém com tons diferentes.

Super Kit 30 Bolas de Natal Glitter Lisa e Fosca Dourada

O festão e as fitas são ótimas ideias para deixar a árvore com mais detalhes, principalmente para quem tem poucos enfeites. Esses dois acessórios preenchem o espaço entre os galhos, tornando a sua decoração ainda mais elegante.

O laço grande de Natal veludo vermelho é uma boa sugestão para aqueles que gostam de incrementar a árvore com itens desse tipo.

Laço Grande de Natal Veludo Vermelho

Existem vários modelos de estrelas que podem ser colocados na árvore, inclusive em kits, para facilitar.

O kit com 4 estrelas de 8 pontas pode ser um bom enfeite, com estrelas de diferentes cores na árvore.

Kit com 4 Estrelas de 8 Pontas Vazada Decoração de Natal

4. Não economize no pisca-pisca

Os primeiros acessórios que devem ser colocados na árvore são as luzes de Natal que você escolheu. Normalmente, são necessários dois conjuntos para cobrir toda a árvore.

Sempre verifique a quantidade de luzes e o tamanho delas, para ter certeza de que são compatíveis com o tamanho da sua árvore. Para visualizar com mais clareza, coloque o pisca-pisca de baixo para cima e deixe-o ligado enquanto instala, para fazer uma distribuição mais eficiente ao redor da árvore.

Você pode, também, optar pelos cordões de luz para incrementar a produção do símbolo natalino que é a árvore. Uma boa pedida é o cordão de luz Natal vermelho Noel..Cordão de Luz Natal Vermelho Noel Adorno de Guirlandas

5. Adicione o topo da árvore

O topo da árvore, para muitos, é a parte mais importante, de destaque. Diante disso, os acessórios precisam, também, seguir a mesma linha.

A estrela de Natal é um item típico, que simboliza a Estrela de Belém, que guiou os Reis Magos até o local do nascimento de Jesus — por isso, é colocada no topo da árvore, como é feito pela maioria das pessoas.

Uma opção é a estrela ponteira topo árvore 10 lâmpadas LED brancas 127V.

Estrela Ponteira Topo da Árvore 10 Lâmpadas LED Brancas 127V

Se quiser inovar e deixar a árvore diferente das demais, outra boa opção é investir em um Papai Noel para contribuir com a decoração do topo de sua árvore, como o Papai Noel subindo escada.

Papai Noel Subindo Escada Decoração de Natal

Uma dica importante na hora de organizar os enfeites é começar a distribuir dos maiores para os menores e de baixo para cima. Caso a árvore esteja posicionada próxima a uma parede, você não precisa decorá-la no ângulo em que não ficará aparecendo, por exemplo.

Agora que você já sabe como montar árvore de Natal decorada, confira os enfeites de Natal disponíveis na Leroy Merlin e transforme o seu lar!

Leia Mais

  • Melhores Enfeites de Natal

  • Decoração de Natal simples e criativa
  • Enfeite de Natal: 20 ideias para você fazer em casa
  • Como fazer guirlanda de Natal: passo a passo
  • Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo