Confira um passo a passo de como instalar conversor digital
O conversor digital é um eletrônico indispensável nas casas com aparelhos de televisão que ainda recebem sinal analógico de TV. Isso acontece por conta do desligamento desse sinal, que já chegou a grande parte do Brasil. Nesse processo de transição, é normal que muita gente fique com dúvidas sobre como instalar conversor digital.
Por isso, o Casa de Verdade conversou com o Bruno Luiz, colaborador do setor de Eletrônica da Leroy Merlin Barra da Tijuca, e ele explicou o passo a passo da instalação do produto. Ao contrário do que se pode imaginar, a instalação do conversor digital é bem simples e não necessita de ferramentas especiais. Confira as instruções abaixo!
Como instalar conversor digital: um passo a passo simples
1º passo: para saber como instalar conversor digital, primeiramente, é necessário colocar o fio da antena na entrada do conversor. Enrosque o encaixe até o fio ficar bem preso;
2º passo: depois disso, caso a televisão tenha a entrada HDMI, vai ser necessário conectar o cabo na TV e no conversor;
3º passo: nos modelos mais antigos de TV, que não contam com HDMI, essa etapa deve ser substituída pela conexão do cabo RCA (aquele com três ponteiras coloridas). Cada saída do cabo deve ser colocada na entrada do conversor e da TV de cor correspondente a ela (uma na vermelha, uma na branca e uma na amarela). E pronto: seu conversor digital já está instalado.
OBS: depois de aprender como instalar conversor digital, não deixe de organizar os cabos e esconder os fios dos aparelhos que ficam no seu rack!
Como descobrir qual tipo de antena deve ser instalado?
A antena é um dos principais elementos que garantem o bom funcionamento do conversor digital. É ela que vai transmitir, para o aparelho, o sinal analógico de TV a ser convertido. O modelo de antena ideal para o seu caso será determinado pela qualidade da sua recepção. “Se o sinal de televisão chegar bem na sua casa, você vai precisar da antena interna. Se não for muito bom, você vai precisar da antena externa, que fica do lado de fora”, explica o especialista.
Quanto à instalação de cada uma dessas antenas, a que dá um pouco mais de trabalho é a externa. “Para colocar a antena externa, você vai precisar furar a parede do lado de fora de casa para prender o suporte e posicionar a antena numa direção que capte melhor o sinal”, afirma Bruno. A antena interna, por sua vez, pode ficar dentro de casa, perto da televisão.
Bônus: fique atento às especificações da sua antena antes da compra
Caso a instalação da antena externa seja necessária na sua casa, é preciso ficar atento a um detalhe: o cabo coaxial. Esse cabo é indispensável para o funcionamento do aparelho, já que é responsável pela transmissão do sinal. A maior parte dos modelos disponíveis no mercado não vêm com ele, portanto, você precisa comprar separadamente. Mesmo assim, é possível encontrar antenas externas que disponibilizam o cabo.
Não deixe de avaliar as opções disponíveis para adquirir a que atender melhor às suas necessidades.