Como fazer parede de drywall com Paloma Cipriano

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Imagine uma sala bem grande cujo espaço você não utiliza totalmente do jeito que gostaria. É possível dividi-la e fazer um home office ou quarto do bebê, por exemplo, separando o espaço com uma parede para ter mais privacidade.

A solução mais simples para criar esse novo ambiente é fazer uma parede de drywall, que, basicamente, é uma parede feita de gesso. A solução é perfeita para apartamentos alugados, já que pode ser retirada sem quebradeira na hora de devolver o imóvel.

E para mostrar como é relativamente fácil ter a sua própria parede de gesso, convidamos a Paloma Cipriano, especialista em construção, para mostrar passo a passo como fazer. No vídeo, ela faz um home office a partir de um espaço não utilizado na sala.

Que materiais são usados para fazer uma parede drywall?

Fazer a parede de drywall é relativamente simples e você irá precisar dos seguintes materiais: • Chapa de gesso• Guias e montantes• Isolante térmico• Fita dupla-face• Buchas e parafusos• Massa corrida • Gesso• Desempenadeira• Lixa para drywall• Tinta acrílica para gesso• Fio traçante• Tesoura corta perfil• Alicate puncionador

Para você não se confundir e acabar comprando mais materiais do que é necessário, existe uma calculadora online para fazer parede drywall para ajudar você a fazer o cálculo correto de quanto precisa de materiais.

Passo a passo para fazer parede de drywall

1 – meça o espaço onde a parede será montada

Com os materiais em mãos, podemos começar. Antes de tudo você precisa medir o espaço onde a parede vai ser aplicada para saber se precisa fazer algum recorte ou adaptação. Se a parede já estiver totalmente nivelada e não houver necessidade de adaptação, use uma trena e um lápis para marcar na parede onde as guias e os montantes serão posicionados.

Use uma trena e um lápis para medir o espaço onde a parede de drywall será feita

2 – Delimite as paredes usando perfis e montantes

Faça uma marcação no alto da parede e outro na parte de baixo. Use um fio traçante para facilitar o processo de marcar as linhas que vão direcionar a fixação.

Agora vamos delimitar a parede usando perfis e montantes. As guias são as ferragens que ficam na horizontal, e devem ser fixadas no chão e no teto. E os montantes ficam na vertical: eles são a estrutura da parede.

Vamos começar pelo perfil do chão. Dependendo do seu espaço, você vai precisar de uma tesoura corta perfil para cortar as guias e os montantes no tamanho do vão que será fechado. No chão, fixe a guia usando fita dupla-face. Isso supondo que o apartamento é alugado, e não podemos furar o chão. Fixe a dupla-face no chão. Sobre ela, posicione a guia sobre a marcação que fizemos e pressione a guia.

Os perfis do chão podem ser fixados com fita dupla face.É a melhor opção para quem mora em apartamento alugado.

Já para a guia do teto, use buchas e parafusos para fixar. Se o teto for de gesso, não precisa usar buchas.

Agora corte os montantes. É só medir e marcar com 1 centímetro a menos que o tamanho do seu pé direito. Em seguida posicione o montante na parede pela parte de dentro das guias.

Depois é só fazer os furos, colocar as buchas e parafusar. Agora é só repetir o processo do outro lado. Os montantes do meio devem ficar a 60 cm de distância um do outro. É só medir e encaixar. E para fixar nas guias vamos usar um alicate puncionador.

Instalação dos montantes: último passo antes da colocação das placas de gesso

Depois de fixos, marque no chão o meio de cada montante, usando um lápis, para você ter uma referência na hora de pregar as chapas. Escolha a chapa de gesso de acordo com o ambiente onde você vai colocar a parede.

3 – Instale as chapas de drywall

Existem chapas de drywall resistentes ao fogo e à umidade. Mas como vamos usar no quarto, utilizaremos as comuns (standard). Coloque a primeira chapa de gesso. Provavelmente você vai precisar cortar do tamanho do vão. Marque direitinho onde irá cortar e faça uma fenda usando o estilete e uma régua.

Depois dobre a chapa na fenda e então finalize, cortando com estilete pela parte de trás. Depois é só encaixar e parafusar nas guias e nos montantes.

Colocação das placas de gesso: elas precisarão ser cortadas para que se ajustem ao tamanho da parede

Colocar isolamento na parede melhora a acústica e a sensação térmica do ambiente. Corte a manta e preencha os espaços. Você pode usar parafusos para fixar. Em seguida parafuse as placas de gesso repetindo o processo que foi feito do outro lado. Passe a fita de vedação nas emendas entre as chapas e também no encontro das chapas e paredes.

Para cobrir as chapas, utilize gesso tanto nas fitas quanto nos parafusos. Deixe tudo lisinho usando a desempenadeira de aço. Quando o gesso secar, aplique massa corrida em toda a extensão da parede.

Agora é só lixar e pintar com a cor que você preferir. Não é mais simples do que você imaginava? Se você gostou dessa ideia, não se esqueça de deixar seu comentário.

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo