Como fazer isolamento termoacústico? Guia completo!
O isolamento termoacústico é de suma importância em qualquer construção, seja ela residencial ou comercial. Ele, como o próprio nome sugere, reduz a transferência de calor e som entre os ambientes.
Dessa forma, consegue manter uma temperatura agradável nos ambientes, melhorando a eficiência energética e evitando que você tenha que gastar mais energia com ventiladores, ar condicionado, aquecedores, etc.
Além disso, também reduz a transmissão de som de um espaço para outro, melhorando o conforto acústico e a privacidade.
Nas residências, o isolamento termoacústico traz ainda mais conforto aos moradores, além de ajudar a reduzir a conta de energia elétrica. Nos comércios e empresas, além do conforto e da eficiência energética, o isolamento também melhora a produtividade, pois ajuda na concentração e impede, por exemplo, que máquinas superaqueçam ou percam calor.
Quer aprender como fazer o isolamento termoacústico? Veja as dicas que a Leroy Merlin separou!
Passo a passo para fazer o isolamento termoacústico |
---|
1 – Avaliação inicial e planejamento |
2 – Escolha dos materiais e ferramentas necessárias |
3 – Preparação das superfícies e instalação |
4 – Acabamento e cuidados adicionais |
Por que investir em isolamento termoacústico?
O isolamento termoacústico, também chamado de isolamento térmico acústico, é fundamental para qualquer construção.
Afinal, ele traz uma série de vantagens, tanto para casas e imóveis residenciais, como comércios, empresas e até indústrias. Os principais benefícios são:
Assim, o isolamento termoacústico é capaz de trazer benefícios imediatos e também no longo prazo, por isso não deve deixar de ser feito no seu imóvel.
Materiais e técnicas de isolamento termoacústico
Existem várias técnicas que podem ser usadas para realizar o isolamento termoacústico, dependendo da localização onde ele será realizado.
Por exemplo, o isolamento de uma parede será diferente do isolamento de janelas e portas. Para ajudar, veja tudo em detalhes.
Materiais de isolamento termoacústico
Os materiais dependerão de quais tipos de isolamento você fará. Alguns dos mais usados são:
Técnicas de isolamento termoacústico
Existem várias maneiras de realizar o isolamento termoacústico. Você pode usar as técnicas juntas ou separadas, dependendo das características do imóvel. Confira algumas que separamos.
Isolamento com materiais absorventes
Neste caso, você usará materiais densos e porosos, como lã de rocha, lã de vidro, espumas acústicas ou painéis de fibras minerais. Eles absorvem o som e reduzem a propagação, além de melhorarem também o conforto acústico. Os materiais podem ser aplicados em paredes, tetos e até nos pisos.
Você também pode usar detalhes decorativos em paredes já construídas, como revestimento com textura, e espumas personalizáveis.
Isolamento com barreiras de massa
As barreiras de massa são os materiais pesados que bloqueiam a transmissão de som. Por exemplo: drywall (placa de gesso acartonado), placas de fibra de alta densidade ou painéis de madeira compensada.
Esses materiais podem ser instalados em tetos, paredes e pisos, bloqueando a transmissão de som.
A parede de drywall é uma das alternativas mais usadas. Basicamente ele é composto de uma estrutura metálica com preenchimento de lã de vidro, vedado com chapas de gesso acartonado. Assim, você terá um melhor isolamento termoacústico, com custo-benefício acentuado.
Isolamento com materiais fibrosos
Nesse caso, a ideia é evitar que os barulhos de um ambiente sejam propagados para outro ou até para os vizinhos, especialmente útil para quem mora em apartamento.
A ideia é bem simples e consiste em usar materiais com fibras, como tapetes, cortinas, almofadas, estofados, mantas, etc. As fibras conseguem absorver o som e evitar o eco.
Isolamento com janelas e portas acústicas
Para esse tipo de isolamento, use janelas e portas com vidros duplos ou laminados, que contam com propriedades isolantes, evitando a entrada de ruídos externos.
Você também pode vedar as janelas e portas que já tem na propriedade, evitando a passagem de ar e de som. Uma forma de fazer isso é usando espuma expansiva ou investindo em cortinas de tecidos grossos para as janelas, como de linho.
Isolamento com pisos flutuantes
Os pisos flutuantes são técnicas nas quais será criada uma camada de isolamento entre o piso e o contrapiso. Para isso, são usados materiais como lâminas de polietileno expandido ou mantas acústicas, reduzindo a transmissão de ruídos como passos ou quedas de objeto. Muito interessante para apartamentos.
Opções rápidas de isolamento
Além das ideias que citamos, existem outras opções rápidas que ajudam a promover o isolamento termoacústico, para quem não deseja investir em reformas. Como:
Isolamento externo
Além das paredes internas, você também pode fazer o isolamento térmico acústico nas paredes externas.
Para isso, o mais comum é o uso de conglomerado rígido, composto por várias placas de isopor (EPS). As placas são fixadas na parte de fora do imóvel e podem ser de diferentes espessuras e tamanhos dependendo das necessidades do local.
Em alguns casos, você pode combinar diferentes técnicas para garantir um isolamento eficiente.
Passo a passo para fazer o isolamento termoacústico
Continua muito complicado realizar o isolamento termoacústico no seu imóvel? Confira o passo a passo que montamos.
1. Avaliação inicial e planejamento
O primeiro passo é fazer uma avaliação inicial dos espaços onde o isolamento deve ser feito, tentando identificar os pontos críticos em termos de ruído e calor.
Essa é uma etapa crucial, pois ajuda, também, a definir quais materiais e técnicas devem ser usados, ajudando a economizar.
2. Escolha dos materiais e ferramentas necessárias
Após entender quais problemas o imóvel apresenta, é mais fácil definir as técnicas e os materiais que serão usados.
Por exemplo, se o problema maior é com os ruídos de tráfego advindos da rua, você poderá precisar instalar novas janelas e portas isolante ou fazer a troca dos vidros simples por duplos.
Já se a questão maior é evitar que os ruídos do seu imóvel se propaguem para o vizinho debaixo, como em um apartamento, será preciso investir em lã de vidro ou outro material para isolar o piso.
Dependendo do tipo de intervenção necessária, pode ser interessante contar com auxílio especializado.
3. Preparação das superfícies e instalação
Antes de começar a instalação, limpe e prepare a área, removendo obstáculos e elementos que atrapalhem o trabalho.
Se for isolar as paredes, tetos ou pisos com lã de vidro ou de rocha, por exemplo, será preciso:
Se o problema for o calor excessivo dos ambientes, você pode usar, por exemplo, uma manta térmica no teto evitando a transferência de calor. Essa é uma ideia interessante no caso de ambientes com fornos ou outros equipamentos que gerem calor.
Nesse caso, basta cortar a manta do tamanho adequado e proceder à instalação conforme orientações do fabricante.
4. Acabamento e cuidados adicionais
Após a instalação, avalie a eficiência do seu isolamento, verificando se existem melhorias que podem ser feitas para redução de ruído ou transferência de calor.
Você também pode adicionar técnicas extras. Por exemplo, modificando os itens de decoração, como adicionando tapetes nos pisos, mantas nos móveis e outros que ajudem a barrar a proliferação do som, ou de cortinas nas janelas para barrar a luminosidade e o calor.
Depois dessas dicas, já sabe como instalar o isolamento termoacústico na sua casa ou comércio? Na Leroy Merlin, você encontra todos os materiais necessários, com preços imperdíveis.
Além disso, o serviço Leroy Merlin Instala conecta diversos profissionais capacitados aos clientes, possibilitando contar com ajuda para obter os melhores resultados. Confira!
Leia mais: