Aprenda como fazer compostagem em casa com nosso guia passo a passo. Transforme resíduos orgânicos em adubo e promova a sustentabilidade!
Aprender como fazer compostagem em sua própria casa é uma ótima maneira de contribuir para a conscientização ambiental e reduzir o desperdício de resíduos. Além disso, é um hábito que permite desfrutar de uma produção caseira de alimentos e de temperos orgânicos.
As composteiras domésticas são verdadeiras produtoras de adubo orgânico, aproveitando os restos de alimentos e cascas de frutas e legumes que antes eram destinados ao lixo. Com essa solução inteligente, seu jardim ou horta caseira irão prosperar ainda mais.
A reciclagem e compostagem também se destaca pela sua contribuição ao meio ambiente, enfatizando a importância da separação adequada dos diferentes tipos de lixo. Se você está curioso sobre como iniciar esse processo em sua casa, confira as valiosas dicas compartilhadas por Lucas Salles:
Dicas de como fazer compostagem
A compostagem pode parecer desafiadora, mas, seguindo os passos certos, é muito simples fazê-la na sua própria casa. O humorista e influenciador Lucas Salles esteve na Leroy Merlin para aprender como fazer compostagem e compartilhar suas dicas. A escolha da composteira, do local de compostagem, a preparação do adubo e como utilizá-lo estão entre os principais conselhos.
Escolha a sua composteira e o local no qual ela ficará
Engana-se quem pensa que ter uma composteira requer muito espaço ou uma grande área aberta. Na verdade, ela pode ser facilmente instalada em lugares como a varanda ou a cozinha, sem causar odores desagradáveis.
Uma opção prática é colocá-la ao lado da geladeira, facilitando o acesso aos restos de alimentos que serão coletados. No entanto, é importante evitar locais com muita exposição ao sol ou chuva, pois a umidade e o calor excessivo podem comprometer a formação do adubo orgânico.
Existem composteiras em diferentes tamanhos, variando de 15 a 240 litros. Isso torna mais simples a tarefa de encontrar o modelo perfeito para atender às necessidades de sua casa.
A preparação do seu adubo orgânico
Com a composteira em mãos, preparar o adubo torna-se um processo descomplicado. Nas duas primeiras caixas, adicione uma camada de terra escura. Na caixa superior, coloque os restos orgânicos, como cascas de frutas, legumes, verduras, ovos, grãos, borra de café e sementes.
No entanto, é recomendado evitar alimentos cítricos, como laranjas e limões, pois podem tornar o adubo excessivamente ácido. Para uma mistura homogênea, integre os resíduos à terra usando um rastelo ou ancinho.
Se desejar um adubo de maior qualidade, acrescente minhocas ou húmus. Quando a caixa de cima estiver cheia, posicione-a na segunda posição, mantendo a parte com a torneirinha embaixo para drenar o excesso de líquido.
Caso queira acelerar a decomposição, basta colocar uma ou duas folhas de jornal umedecidas sobre o adubo. Com essas simples etapas, você estará no caminho para obter adubo orgânico de forma prática e eficiente.
Como utilizar o adubo?
O adubo orgânico apresenta múltiplos usos, sendo uma excelente escolha para hortas caseiras e especialmente adequado para o cultivo de tomates, cebolas e árvores frutíferas. Além disso, sua composteira caseira produzirá um valioso resíduo líquido, altamente concentrado e rico em elementos essenciais para o crescimento das plantas.
Para utilizar os adubos e fertilizantes de forma eficiente, é recomendado diluí-los em dez partes de água antes da aplicação. Para facilitar a coleta desse resíduo líquido, posicione a composteira sobre um calço, proporcionando melhor acesso à torneirinha na parte inferior. Essa simples medida otimiza o aproveitamento do valioso adubo líquido produzido.
Enriquecer as terras e substratos é um ótimo uso para o adubo orgânico da sua composteira. Ao misturar o adubo com a terra, suas plantas vão crescer muito mais fortes e bonitas.
Viu como fazer compostagem pode trazer benefícios para você, sua casa e o meio ambiente? Confira os produtos necessários na Leroy Merlin!