Como fazerJardim e Varanda

Como Fazer Adubo Caseiro

Quando cultivamos uma horta ou um jardim, cultivamos também um espaço para nós mesmos e uma oportunidade de semear novas expectativas. Para potencializar esse processo e torná-lo mais eficiente, o uso de adubos, inclusive caseiros, é a opção ideal.

varanda ampla com planta na parede

Os nutrientes presentes nos adubos fazem muito mais do que acelerar o crescimento das plantas e flores. Eles também permitem que elas resistam a pragas e tenham mais força e sustentação.

Como fazer adubo caseiro?

Quando pensamos em plantas, flores e hortaliças, cultivados de maneira mais artesanal, é importante saber que, sem adubos naturais, você não terá os resultados que espera. Para entender como fazer adubo orgânico, há diversas maneiras.

Uma alternativa clássica, mas muito funcional, é o uso de sobras de alimentos e plantas como adubo. Restos orgânicos que seriam descartados, como borra de café (sem adição de açúcar), casca de ovo batida no liquidificador sem água, casca de banana e casca de vegetais podem ganhar uma nova oportunidade de contribuir com o ambiente, fazendo com que seu jardim ou sua horta cresçam com mais força.

E a melhor parte desse processo é que você não precisa de um equipamento de compostagem complexo ou de máquinas inacessíveis para produzir adubo caseiro. É possível usar, por exemplo, trituradores elétricos, que são ideais para hortas caseiras. Além disso, você pode encontrar um kit de jardinagem com todas as ferramentas que precisará para manter seu ambiente limpo, saudável e bem cuidado.

flor, vasos com terra, acessórios de jardinagem e folder

Vale dizer ainda que há também excelentes opções de adubo para quem prefere um pouco mais de praticidade e otimização do tempo. Além de serem capazes de acelerar o crescimento das plantas, esses adubos também fornecem nutrientes essenciais.

Quais são os tipos de adubos?

Cada tipo de planta e flor têm seu próprio tempo e sua própria demanda nutritiva, por isso há, por exemplo, adubo para orquídeas e outros adubos para plantas específicas.

Muito mais do que apenas um adubo para horta ou outros tipos de plantações, você precisa entender quais são as necessidades da planta e quais são as expectativas para ela.

Há diversos tipos de adubos disponíveis. Confira!

Adubo orgânico e adubo inorgânico

O primeiro passo para escolher o melhor tipo de adubo para o seu caso é determinar se você prefere um tipo orgânico ou inorgânico. A diferença é simples: no caso do adubo orgânico, há uma matéria-prima natural, como húmus de minhoca, farinha de ossos e esterco. Todos esses elementos são positivos, pois, além de serem encontrados na natureza, também são leves e funcionais.

acessório de jardinagem e vaso de planta

Mas a categoria inorgânica não fica para trás. Com mais opções de aplicação, esse tipo de adubo pode ser encontrado como adubo líquido, concentrado, em pastilha ou granulado. Ele tem uma durabilidade maior, bem como uma ação mais intensa e específica para o fortalecimento de plantas.

Adubo NPK

Há ainda a possibilidade de oferecer ao seu jardim um “combo” de três macronutrientes com um único tipo de adubo. Esse é exatamente o motivo pelo qual o adubo NPK ganhou tanta relevância

Para explicar a importância desse elemento, é preciso considerar o ciclo de deposição dos vegetais. Basicamente, ao longo do tempo, a planta tende a perder ritmo de desenvolvimento, por isso, para que ela possa voltar a crescer saudável, é necessário estimulá-la.

O adubo NPK é pensado para resolver esse dilema: cada um dos componentes (nitrogênio, potássio e fósforo) contribui para uma necessidade específica da planta, como a demanda por nitrogênio, a formação da clorofila através do fósforo e o fortalecimento de tecidos vegetais e resistência contra a seca com o cálcio.

Qual é a diferença entre adubo e fertilizante?

Sobre a diferença entre adubo e fertilizante, pode parecer um detalhe pequeno, mas é essencial para que seu projeto de jardinagem funcione bem.

pacote de fertilizante forth flores, acessórios para jardinagem e flores

Basicamente, o adubo funciona como um alimento para o solo, podendo ser caseiro, químico, orgânico ou industrializado. Através dele, a planta absorve nutrientes que são cruciais para o seu crescimento.

Já no caso do fertilizante, trata-se de uma fórmula que complementa o desenvolvimento vegetal, proporcionando mais beleza e agilidade no seu processo.

Coloque em prática as dicas para fazer um adubo caseiro ou nutra seu jardim com um adubo pronto e de qualidade, que você encontra na Leroy Merlin! Confira outros acessórios para cultivo e aproveite as ofertas!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo