Papel de parede, cama e enfeites: como aproveitar a decoração do quarto do bebê quando ele cresce?

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Papel de parede, cama e enfeites: como aproveitar a decoração do quarto do bebê quando ele cresce?

O seu filho cresceu e a decoração de quarto de bebê já não se adequa aos seus gostos e necessidades? A saída mais simples pode parecer se livrar de todos os itens antigos – como berço, trocador, papel de parede e enfeites – e comprar outros novos. No entanto, com um pouco de criatividade, é possível aproveitar muitos dos móveis e das decorações de bebê para que o espaço se adapte de forma adequada e sustentável a toda a infância da criança, ajudando a economizar nas reformas. Saiba como!

Quadros divertidos com temas de personagens podem dar nova vida ao papel de parede

Ao planejar o quarto do seu bebê, o ideal é apostar num papel de parede que possa se adaptar à evolução da criança ao longo dos anos. No entanto, se você ignorou esse passo e optou por um papel de parede infantil tipicamente de bebê, dá para disfarçar o efeito com quadros divertidos e bem coloridos, que combinem com os gostos do seu filho atualmente. Nichos e prateleiras também podem ser usados para dar uma nova vida às paredes, criando focos visuais que roubam a atenção da tinta ou do papel de parede infantil.

Papel de parede, cama e enfeites: como aproveitar a decoração do quarto do bebê quando ele cresce?

Transforme o berço e o trocador em suportes práticos para o dia a dia da criança

O berço é aquele item de decoração do quarto de bebê que, se a criança cresceu, não poderá mais cumprir a sua principal função. No entanto, existem várias formas de o tornar útil! Uma delas é retirar um dos lados da grade e virar o móvel para baixo, transformando-o numa casinha de brincar adaptada aos gostos e personalidade do seu filho. Depois, decore com um tecido por cima – pode ser um lençol colorido ou uma cortina – coloque um tapete embaixo e preencha com várias almofadas e brinquedos. Aí, é só deixar a criança se divertir nesse espacinho novo! Outra ideia para o berço é usá-lo como suporte prático para brinquedos e cosméticos do bebê, apoiando uma base reta sobre as grades, de madeira ou vidro; ou até, se a criança ainda for do tamanho, retirar a grade da frente e usá-lo como cama comum.

O trocador deixará de ser útil para a criança, mas ele também pode ser transformado numa base de suporte ou – dependendo do modelo e da sua habilidade para bricolagem – até uma mesinha de estudo, que será necessária por muitos anos pela frente.

Cômoda pode ser adaptada dos tons pastel para as cores vivas com um pouco de tinta

A cômoda de bebê pode parecer desatualizada para a criança, mas novas cores podem fazer toda a diferença no aspecto do quarto! O item continua sendo bastante útil para guardar roupas e brinquedos e não precisa ser retirada do espaço. A dica é escolher algumas tintas de cores vivas que combinem entre si – como verde, amarelo mostarda, azul – e pintar cada uma das gavetas com um tom diferente. Trocar os puxadores também pode ser uma ótima ideia para repaginar o item sem gastar muito.

Papel de parede, cama e enfeites: como aproveitar a decoração do quarto do bebê quando ele cresce?

Roupas de cama, cortinas e tapetes novos são chave para atualizar o quarto do bebê

Por fim, vale também atualizar as roupas de cama, para dar o toque final que vai equilibrar todos os itens repaginados do quarto do seu filho. Uma colcha e umas fronhas de travesseiro novas já fazem toda a diferença, deixando o espaço mais atual, assim como as cortinas e os tapetes. Opte por uma paleta de tons que combine entre si ou até várias tonalidades da mesma cor, caso contrário, a decoração pode se tornar cansativa e requerer reformas constantes.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo