Como afiar facas e ferramentas

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Em diferentes tarefas do dia a dia, desde cozinhar até fazer o reparo num fio elétrico, por exemplo, é necessário saber como afiar facas e ferramentas. Quando as peças responsáveis pelo corte perdem o fio, as atividades acabam se tornando mais complicadas e trabalhosas, exigindo mais da sua força nos braços e na mão. Para evitar este problema, a YouTuber Paloma Cipriano ensinou exatamente qual é a melhor forma de afiar não apenas as facas de cozinha, mas objetos como tesouras e alicates (3) também. Ela explicou essa diferença utilizando três ferramentas diferentes: a pedra de amolar, a chaira e o moto esmeril.

A pedra de afiar é a que tem o uso mais simples de todos

Esta é a ferramenta mais comum de todas — quase todo mundo tem uma pedra que resolve o dilema de como afiar facas em casa e ela, geralmente, é utilizada na cozinha. Antes do uso, deixe o utensílio de molho por cinco minutos em água morna, já que ele deve estar lubrificado para facilitar a afiação. Depois, certifique-se de que ela vai ficar apoiada numa superfície firme, como a pia da cozinha, já que não pode escorregar enquanto você estiver afiando as facas. Geralmente, a pedra tem duas superfícies diferentes: uma para quando os utensílios estiverem completamente cegos e outra mais suave, para dar o acabamento. Para afiar, deslize a sua faca por cima da pedra, na posição horizontal, fazendo um ângulo de mais ou menos 30 graus. O segredo é deslizar como se você estivesse cortando a pedra em fatias pequenas, com delicadeza para não estragar a lâmina.

A chaira é a melhor amiga dos churrasqueiros para afiar facas

Junto de muitos faqueiros completos você vai encontrar a chaira, que serve para preservar o fio de uma faca que não está completamente cega. Ela tem o cabo como se fosse de um talher normal e o corpo arredondado e estreito, perfeito para você apoiar em uma superfície firme antes de afiar a sua faca. Para isso, você vai precisar deslizar a faca por todo o comprimento da chaira em um ângulo de, aproximadamente, 20 graus, fazendo movimentos de fora para dentro. Como a faca já vai estar afiada, tome muito cuidado para não se cortar neste processo.

Para facas e diferentes tipos de ferramentas, invista em um moto esmeril

Se você tem uma oficina ou prefere investir numa ferramenta que vai servir para afiar não apenas as suas facas, mas diferentes tipos de alicates (até os de unha), tesouras e outros objetos de corte, o moto esmeril é sua melhor opção. Essa ferramenta tem uma roda de afiar e se mantém girando enquanto ela estiver ligada. Para afiar, você deve aproximar a lâmina da faca num ângulo de 45 graus, de uma ponta a outra, ficando atento para não danificar o utensílio. O mesmo processo vale para afiar tesouras e alicates.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo