Como escolher o tamanho ideal do sofá para a sala
Você sabia que sofá grande pode não ser sinônimo de sofá confortável? Fazer a escolha certa do tamanho do sofá para sala envolve muitas variáveis, mas acertar na matemática não é assim tão complicado. É preciso, acima de tudo, levar em conta o espaço do seu cômodo e a função que você espera o móvel ocupe na sala. A partir daí, fita métrica em mãos e muitos testes te levarão ao sofá de tamanho perfeito para você. A regra é: espaço para circulação (sempre!) e harmonia com o tamanho do ambiente – assim, nada parece apertado. Para ajudar, listamos cinco pontos que não podem passar batidos no processo de escolha do sofá ideal.
5 dicas para escolher o tamanho do sofá
1. Tire as medidas do ambiente em que o sofá vai ficar. Com opções em vista, uma boa técnica para ter ideia do espaço que o móvel vai ocupar na sala na prática é pegar as medidas e reproduzi-las na sala, seja forrando o chão ou colocando objetos provisoriamente. Assim, dá para testar diferentes combinações de mobiliários e tamanhos de sofá na sala, inclusive.
2. Para evitar a sensação de aperto, existem algumas regras básicas, como organizar os móveis da sala pequena para otimizar o espaço. A dica é deixar um espaço de, pelo menos, 70cm nas laterais do sofá para circulação. A segunda dica é: a distância entre a mesa de centro e o sofá deve variar entre 50-90cm. Isso é o suficiente para dar passagem e, ao mesmo tempo, não deixar um móvel muito longe do outro. Por último, mas não menos importante, conferir se a televisão está a 1,10m de distância do sofá (no mínimo) vai garantir não errar de jeito nenhum no tamanho do sofá da sala.
Extra: caso o projeto inclua uma mesa lateral com um abajur ou uma luminária de pé, por exemplo, eles não devem ocupar o espaço reservado para circulação. Além disso, para harmonia geral do ambiente, mesas laterais devem ser da mesma altura do braço do sofá.
3. Em salas de estar planejadas para receber visitas, sofás profundos demais ficam desconfortáveis, já que não é possível usar o encosto e colocar os pés no chão ao mesmo tempo. Nesse caso, é preferível apostar em móveis de assento mais curto e de espuma menos macia. Os sofás mais confortáveis, com assentos profundos, são indicados para salas de TV – que podem receber também modelos que possuem o encosto reclinável. Se um mesmo cômodo exerce dupla função na casa, uma boa ideia é escolher um sofá expansível, que pode fazer as vezes de “dois em um”.
4. Para ficar agradável e confortável de ser ocupado, cada assento do sofá deve ter, no mínimo, 80 cm de largura. Por isso, dependendo da medida do sofá que cabe na sua sala, pode ser melhor optar por um móvel com dois lugares largos ao invés de três apertados.
5. Além de considerar todos esses números na hora de escolher o tamanho do sofá, não esqueça de conferir a largura e altura das portas e/ou janelas pelas quais o sofá terá que passar para chegar ao seu cômodo de destino. Ter certeza de escolher um modelo de um tamanho que passará sem problemas evitará muita dor de cabeça.
Agora é só conferir os nossos modelos de sofás e aproveitar para comprar as melhores opções aqui na Leroy Merlin!