Você tomou a decisão de equipar sua cozinha com um fogão cooktop, mas ficou perdido na hora de escolher o modelo, tamanha a variedade que existe no mercado hoje, certo? Elétrico ou a gás, dois ou quatro queimadores, vermelho ou preto, enfim, as indecisões começam nas características técnicas e se estendem até a cor, afinal, ele será um dos elementos mais importante da decoração da sua cozinha.
Como não podia deixar de ser, a Leroy Merlin não ia te abandonar neste momento de indecisão e preparamos um guia para facilitar sua busca por um fogão cooktop que seja perfeito para sua casa (e seu estilo de vida), levando em conta as principais dúvidas dos nossos clientes.
E caso você não leia o texto até o final, vale adiantar que nós instalamos também alguns modelos de cooktop! Basta consultar na loja onde você estiver comprando o produto.
1) Afinal, o que é exatamente um fogão cooktop?
O cooktop nada mais é que um tipo de fogão instalado direto em uma bancada ou qualquer superfície lisa, e que não traz forno embutido na mesma peça, o que acaba economizando espaço na cozinha. Ficou muito popular no Brasil há mais ou menos 10 anos atrás, quando começou a ser usado em programas de culinária da TV e Youtube. Quem lembra do da Ana Maria Braga? Todo mundo queria…
Com o design mais clean, eles geralmente são mais fáceis de serem limpos e conferem um ar super estiloso para a cozinha.
2) Cooktop à gas, elétrico ou por indução: entenda a diferença
Para acertar na compra de seu cooktop, alguns aspectos técnicos devem ser considerados. O primeiro deles é o tipo de alimentação do produto, ou seja, se ele será à gás, elétrico ou por indução. Entenda cada um:
Cooktop à gás
O cooktop à gás tem funcionamento semelhante aos fogões convencionais, pois precisam de um botijão de gás e encanamento local. Além disso, são compatíveis com todos os tipos de panelas (alumínio, vidro, cerâmica, barro, ferro ou inox) e são mais fáceis de limpar que um fogão comum. Para quem faz questão de um queimador com fogo para lembrar do fogão antigo, essa pode ser a sua escolha.
Cooktop elétrico
Já os cooktops elétricos não precisam de gás instalado no local e sim de uma tomada. Eles acabam sendo mais seguros, especialmente para quem tem criança em casa, porque não emitem fogo de seus queimadores.
Se você optar por um cooktops elétricos, poderá controlar manualmente a temperatura dos queimadores na hora de cozinhar, no entanto, eles demoram um pouco mais – alguns bons minutos – para esfriar. Uma questão a ser levada em conta é que alguns modelos de cooktop elétrico aceitam apenas alguns tipos específicos de panela, como cerâmica e vidro. Esse modelo de cooktop elétrico da Safanelli é todo touch, o que deixa o produto ainda mais bonito.
Cooktops por indução: os mais seguros
A informação mais importante sobre o cooktop por indução é que eles são os mais eficientes (em termos de regulagem de temperatura e gasto de energia) e seguros do mercado. Não possuem bocas e nem fogo, e são altamente controláveis, já que possuem um sistema de aquecimento que é acionado automaticamente quando há o contato com uma panela.
Ao contrário dos cooktops elétricos, esfriam mais rápido, já que a temperatura é cortada assim que a panela é retirada do fogão. Uma desvantagem deste modelo é que você terá que trocar também as panelas de casa, já que ele só funciona com panelas de base magnética.
Minimalista, esse cooktop por indução da Franke fica incrível em qualquer cozinha.
Cooktops portáteis
Hoje existem também cooktop portáteis, de um ou dois queimadores, que podem ser usados para cozinhar em outros cômodos, como varanda ou sala. Já imaginou transformar sua varanda em um espaço gourmet? O modelo também é uma opção interessante para levar na viagem ou para ampliar a capacidade do fogão que você já tem em casa. Funcionam ligados na tomada, como qualquer eletrodoméstico.
3) Número de bocas do seu cooktop
O número de queimadores do seu cooktop também é uma escolha que deve ser feita com cuidado, já que existem modelos de 1 a 5 bocas. A pergunta que deve ser feita aqui é: “Qual o tamanho da sua cozinha?”, “Quantas pessoas irão cozinhar na sua casa?” e “Qual o número de moradores da casa”? Afinal, colocar um cooktop de 5 bocas em uma cozinha muito pequena e que vai ser pouco usada significa ter que sacrificar espaço da bancada, e da própria cozinha. Muitas pessoas que vivem em apê pequeno, como a Caron Dona, tem optado pelo cooktop de duas bocas. Dá o play para ver como ficou a cozinha dela.
4) Verifique se a tensão elétrica do cooktop é a mesma da sua casa
Após escolher a alimentação do seu cooktop é importante estar atento à tensão elétrica do seu produto, já que ela precisa ser a mesma da sua casa. Existem cooktops com 110v, 220v e os bivolt, que admitem as duas voltagens.
5) Cooktop na decoração
O fator decoração é um dos grandes motivadores para algumas pessoas que decidem abandonar o antigo fogão e apostar em um cooktop. Se este é o seu caso, prepare-se, porque existe uma infinidade de cores e acabamentos que irão deixar sua cozinha ainda mais bacana.
Escolha um modelo preto se sua cozinha for colorida ou um modelo turquesa ou amarelo, como este da D&D Metal, se quiser dar um ar mais estiloso ao espaço.O acabamento do seu cooktop também deve ser escolhido de acordo com o seu gosto e estilo. Existem os de vidro, polido, inox, cerâmica, acetinado, e os de aço.
6) A bancada precisa aguentar altas temperaturas
Outro aspecto importante da instalação do seu cooktop é que você precisa colocá-lo em uma bancada que realmente aguente altas temperaturas, como o granito, por exemplo.
7) Como instalar meu cooktop?
Tudo pronto, cooktop escolhido? Bom, chegou a hora de instalar o “brinquedo” novo e, para fazer isso, você precisará da ajuda de um profissional especializado. A Leroy Merlin oferece serviço de instalação de cooktop para alguns modelos e você pode verificar direto na loja, no momento da compra.
Leia mais: