Cobogós de louça, concreto e cerâmica estão de volta! Veja fotos e saiba tudo sobre a tendência que vai ser febre em 2018
Para quem já está pensando em quais tendências de decoração adotar em 2018, hoje nós trazemos uma ideia legal e multifuncional para colocar em casa. Os cobogós – também conhecidos como elementos vazados – são peças estruturais e decorativas que podem ser utilizadas nas mais variadas formas e ambientes da sua casa. Confira aqui embaixo algumas ideias divertidas e práticas de como envolver esse objeto retrô em casas modernas.
Conheça as vantagens do uso dos cobogós e se apaixone também
Os cobogós inicialmente eram feitos apenas de concreto e serviam como parte de muros e paredes. Além de uma função estrutura, eles também agregam a capacidade de garantir a passagem de luz e ar fresco onde foram instalados. Ou seja, precisa de algo para dividir o ambiente da sala e da cozinha, mas não quer perder a luz da janela que fica em uma das paredes? Os cobogós são a opção certeira.
Escolha de qual material será o seu cobogó
Os cobogós originais de concreto ainda são bastante populares: resistentes à ação do tempo, eles podem ser instalados tanto em áreas internas quanto externas e vêm em vários modelos – os simples retangulares, venezianas para privacidade e até modelos com decorações nos vazados. Apesar disso, com o aumento da popularidade dos cobogós, eles passaram também a estar disponíveis em outros materiais. Louça, cerâmica e até vidro são opções disponíveis no mercado. Se você vai instalar cobogós em áreas internas, essas opções são mais delicadas e funcionam também como peça decorativa. Ainda existe a possibilidade de modelos coloridos e vazados maiores ou menores: é impossível você não encontrar um perfeito para a sua decoração.
Confira ideias para adotar essa tendência na sua casa
Gostou da proposta dos cobogós? O melhor é que eles podem ser instalados de mil e uma formas diferentes. Para dividir a cozinha da sala de jantar, por exemplo, pode ser interessante optar por modelos em cores que combinem com as peças-chave da decoração. O preto e o branco são sempre elegantes, mas que tal apostar em uma cor mais inusitada e aproveitar o tom alegre do amarelo, por exemplo? Para banheiros, você pode querer um pouco mais de privacidade. Por isso, opte por modelos com vazados menores e aumente a quantidade deles. Assim, a trama fica mais fechada e você garante o próprio conforto.Os cobogós também podem ser usados em ambientes que dividam o lado interno do externo. Mesmo que não sejam paredes concretas, elas são espessas o suficiente para evitar a passagem de água. Que tal utilizá-los para dividir a área de serviço do quintal, por exemplo? Assim, você garante luminosidade para o lado de dentro. E, para aproveitar esse recurso do lado de fora, utilize os cobogós para decorar seu jardim ou terraço. Eles podem, além de criar paredes, servir para montar uma horta vertical e até dar privacidade para duchas externas ou conforto para decks e áreas de churrasqueira.