Decoração de varanda com pouco dinheiro (Antes e Depois)

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Eles são os mestres da decoração quando o assunto é transformar ambientes gastando pouco e colocando a mão na massa.

O casal Gui & Rafa, do canal @canalguierafa, vive junto há 4 anos em um apartamento alugado de 40 m² no centro de São Paulo. A varandinha de 3 m² é um refúgio privilegiado no apê, pois bate sol no inverno, é arejada e não tem vizinhos colados.

Mas ela estava sem vida e entulhada de sobras de materiais de trabalho.👇

E neste antes e depois de decoração de varanda pequena sem gastar muito dinheiro eles fazem questão de provar que, mesmo sendo inquilinos, dá pra ter muito estilo em casa sem precisar estourar o orçamento.

• Leia tembém: Varanda Gourmet: +40 inspirações para transformar seu ambiente

Gui e Rafa: decoração criativa, DIY e com pouco dinheiro

“A gente sempre teve vontade de deixar nossa casa mais inspiradora para criar nossos trabalhos e foi quando começamos a decorar de uma forma mais legal e mais bonita”, contam.

Os amigos viam as mudanças que eles faziam e os incentivaram a postar e mostrar para as pessoas. Até que no passado eles criaram o canal no Youtube (@canalguierafa).

“O intuito era compartilhar o que a gente produzia aqui em casa de uma forma didática, e as pessoas foram curtindo e a gente foi seguindo por aí, sempre tendo em mente que dá para decorar com pouco e reutilizando materiais. Nossa casa é um lugar de acolhimento e muito amor”, explicam.

No @canalguierafa, no Youtube, você pode conferir a reforma que eles já fizeram no próprio apê: quarto, banheiro e sala.

Dessa vez, o ambiente que eles escolheram para dar aquela repaginada foi a varanda. Ou melhor, a varandinha de 3 m². Confira na entrevista a seguir as soluções que eles deram e como foi que eles venceram esse desafio.

Dicas para decorar apê alugado

Apê alugado não é sinônimo de falta de personalidade.

“Muita gente acha que não dá para fazer a transformação em apartamento alugado, mas a gente está aqui para mostrar que dá, sim. A única obrigação que a gente tem é devolver o imóvel com as cores que encontramos no começo.”

“Então, nesse meio tempo que a gente vai morar, por que não deixar as coisas do nosso jeito e fazer transformações que nos facilitem a vida?”

E uma boa dica para reformar e decora apê alugado é apostar em mudanças mais superficiais, como uma pintura bacana e poucos furos na parede.

Assim, quando tiver que sair do imóvel, terão pouca coisa para reverter.

“Todas as nossas reformas deixam o ambiente melhor do que estava antes. Então, mesmo que a gente saia daqui e precise pintar tudo de branco, a gente vai deixar muito mais legal do que estava.”

Os 3 maiores desafios de decorar varanda pequena com pouco dinheiro

Organizar o material que estava ocupando o ambiente e descartar de forma correta o que não lhes servia mais.

Transformar o espaço, que é pequeno, em uma área multifuncional que pudesse ser usada para trabalhar e também curtir momentos de lazer, tomar um sol e ver o movimento na rua.

Fazer uma organização nova porque eles têm muito material que precisavam armazenar e era preciso encontrar formas de colocar isso de um jeito bonito.

Como decorar varanda pequena com pouco dinheiro

Morando de aluguel e, sem poder fazer grandes transformações, a reforma da varandinha de 3 m² foi um grande desafio.

Além disso, a ideia era decorar a varanda gastando pouco dinheiro.

“Esse foi um dos lugares da casa que a gente mais deixou de lado e só estava servindo para estocar as coisas de outras reformas. Era um amontoado de projetos e móveis que a gente não conseguiu doar e não queria simplesmente descartar do jeito errado”, contam.

Além disso, nesse tempo em que o casal não estava 100% em casa, os dois sentia falta de não ter um lugarzinho para contemplar o mundo lá fora.

O piso antigo foi coberto com grama sintética

E quanto decidiram decorar a varanda pequena, mais um desafio surgiu. Isso porque o piso cerâmico era bem antiguinho, daqueles vermelhos tradicionais. E ele não poderia ser trocado.

Para piorar, ele estava respingado de tinta. E a solução para não fazer quebra-quebra foi cobrir todo o piso com grama sintética.

Assim, descobriram uma alternativa fácil e rápida de instalar, fácil de manter e durável.

A grama sintética foi a alternativa encontrada pelos meninos para cobrir o piso do apê alugado, sem precisar fazer quebra-quebra (LM: 89863270)

Corrigindo as trincas e rachaduras da parede

As paredes eram o ponto crítico da varanda. “Elas já estavam com uma pintura muito antiga quando a gente chegou aqui no apartamento. Até chegamos a pintar, mas foi tudo muito rápido porque a gente precisava se mudar.

As paredes: manchadas de tinta spray e com algumas fissuras e rachaduras

Além disso, a gente usa a varanda para trabalhar, às vezes temos que pintar alguma coisa com spray e a gente nunca se importou muito de proteger o espaço corretamente, o que foi bem errado”, confessam.

Resultado: uma parede bem manchada de tinta spray, e com algumas fissuras e rachaduras.

“Com o tempo, isso piorou um pouquinho, mas nessa reforma a gente deu um trato mais certeiro. Usamos o material adequado para preencher os espacinhos e consertar tudo. Inclusive usamos as dicas do Casa de Verdade, do canal da Leroy no YouTube, e seguimos um tutorial da Paloma Cipriano para reparar essas trincas. E deu muito certo.”

Incremente o ambiente com objetos de decoração

Um dos critérios de Gui & Rafa para a escolha dos acessórios e objetos de decoração da varanda pequena era justamente pensando nessa otimização dos espaços.

“A gente encontrou móveis muito pequenos, mas que tivessem dupla funcionalidade”, explicam.

“O estilo é uma junção de art déco, formas arredondadas, arcos e materiais dourados. E juntamos tudo isso com uma clima mais leve e refrescante, como pede uma varanda contemporânea.”

O carrinho de madeira multifuncional coube certinho no espaço que eles tinham, e embaixo da bancada.

Ele pode servir para apoio no trabalho, recebe caixas organizadoras e, no “momento lazer”, serve de apoio para os alimentos e até de suporte para a churrasqueira.

A bancada é de trabalho, mas também pode ser usada para apoiar alimentos e a tábua quadrada de madeira para o corte da carne do churrasco. O kit de churrasco também ficou superorganizado.

O painel perfurado, tipo peg board, em formato de arco serve tanto para pendurar objetos de trabalho, como utensílios de cozinha.

Os acessórios de churrasco transformaram a varanda em um local ainda mais funcional, e podem até receber os amigos para um churrasco no final de semana.

Escolha um estilo para a decoração da sua varanda

“A gente ama muito o dourado, então em todo projeto que a gente faz aqui na nossa casa, damos um jeito de adicionar o metal dourado, que é uma marca nossa, porque traz esse lado mais glamouroso, mais feminino.”

“O dourado e os arcos remetem ao art déco. E no painel perfurado a gente instalou uma arandela tartaruga redonda que ajuda a iluminar a bancada de trabalho, sem que fosse preciso fazer quebra-quebra.”

O dourado entrou na banqueta alta, que serve para a bancada e tem linhas paralelas no encosto, e no cestinho organizador aramado.

O cordão de lâmpadas deixou o ambiente descontraído e garantiu a iluminação mais forte para trabalho.

O banco de madeira é mais um móvel que encaixou exatamente no espaço que eles tinham. Ele tem a função de acolher e, com as almofadas e o futon, se tornou um cantinho aconchegante para ler, relaxar, contemplar o céu ou sentir aquele sereno da noite.

Embaixo do banco, o cesto organizador serve para guardar a manta que irá proteger os moradores do sereno e do friozinho, durante aqueles papos que varam a madrugada.

Decore com vasos de plantas estilosos

Acima do banco, o jardim vertical recebeu espécies de plantas variadas, como lambari, peperomia, samambaia e jiboia, trazendo um pouquinho de natureza para dentro de casa.

Maranta cascavel e maranta tricolor também aparecem em vasos de chão e no cachepô de macramê. Alguns cactos e suculentas também compõem a decoração, em vasinhos sobre a mesinha de apoio.

Os móveis são próprios para área externa, justamente porque vão receber luz e, eventualmente, algum chuvisco indireto. “Eles têm que ser envernizados corretamente para não terem desgaste intenso”, contam.

Verde e rosa na paleta de cores

Na escolha da paleta de cores do ambiente, Gui & Rafa queriam muito trazer frescor, que remetesse a tranquilidade, mas que não fossem cores cansativas.

Então optaram pelo rosa bem clarinho na meia parede e um verde menta no painel, fazendo uma combinação que eles chamam de “contemporânea”.

“Como a gente tem elementos dourados que pesam um pouco mais e tendem pro art déco clássico, então colocar esses tons de verde e rosa dão uma equilibrada. E tem também a madeira da bancada, que puxa para uma pegada mais rústica, mais natural, e que deu uma aquecida no ambiente. O verde das plantas também deu uma alegria e essa cara de natureza que a gente estava precisando.”

Missão cumprida: varanda pequena decorada com pouco dinheiro

“Sensação de alegria, bem-estar, realização e muita vontade de aproveitar o espaço.” Foi assim que Gui & Rafa se sentiram ao final da transformação da varanda. “A gente ficou muito feliz e toda hora que olha para a varanda, a gente pensa ‘a casa cresceu’.

E sabe em quanto tempo eles fizeram a magia dessa transformação? Adivinha… essa reforma foi feita em três dias!

“Pelo tempo que a gente teve para fazer, foi uma sensação de desafio concluído com sucesso, porque as mudanças foram bem superficiais, mas fez tanta diferença em tão pouco tempo que tivemos a sensação de concluir uma maratona.”

10 dicas matadoras do Gui & Rafa para decorar varanda pequena gastando pouco dinheiro

1 – Cubra o piso: muitas vezes o apartamento alugado tem um piso que não combina com sua proposta, então uma boa estratégia é cobri-lo, seja com deck, tapete ou grama sintética.

2 – Faça uma pintura diferente: faça uma pintura com cores legais que reflitam seu estado de espírito. E se não quiser usar cores, só de pintar o ambiente de branco, já é um ponto de partida para a transformação.

3 – Adicione plantas: elas realmente transformam e dão vida a qualquer ambiente. Aposte em vasos, sejam eles na parede ou pelo chão ou em móveis.

4 – Reutilize materiais: uma reforma barata está muito relacionada a isso. Muita gente acha que para mudar um ambiente é preciso trocar tudo 100%, e nem sempre é assim. Você pode transformar um móvel ou objetos do dia a dia, como garrafas que podem se tornar cachepôs, por exemplo.

5 – Aposte em almofadas: elas podem compor a maioria dos ambientes e ser o ponto de cor que o seu espaço precisa. Adicione almofadas na sua cama, com uma cor diferente, no sofá, na varanda, no chão.

Elas podem ser uma ótima forma que trazer aconchego e conforto. E podem ser de diferentes materiais, até mesmo feitas de roupas antigas ou tecidos mais baratos.

6 – Invista em tecidos: uma casa aconchegante é uma casa que tem tecidos, como cortinas e tapetes, dando aquela sensação de aconchego. Então, se o seu espaço é enorme ou se você tem uma casa supervazia, cortinas e tapetes em tecidos vão deixar tudo mais gostoso. Outra dica: comprar o tecido em metro acaba saindo muito mais barato.

7 – Repetição de formas: se você está construindo algo ou mudando algum espaço, repetir alguma forma pode fazer com que tudo fique mais harmônico. Aqui a gente sempre repete formas mais arredondadas e linhas paralelas. E isso faz com que a gente acabe procurando móveis com essas formas e linhas.

8 – Dê um upgrade em móveis baratinhos: compre móveis baratos e troque alguns detalhes para dar uma valorizada nele e ele se pareça um pouco mais caro.

Você pode envelopar, pintar, adicionar puxadores, pés palito, rodinhas… mesmo novo, é possível repaginar o móvel e transformá-lo. E o legal é que a gente parte de um móvel já pronto, com tudo na medida, e isso pode ser uma ótima forma de você economizar e ainda dar personalidade aos móveis.

9 – Iluminação é fundamental: a iluminação transforma qualquer ambiente, tanto a iluminação mais geral quanto aquela mais pontual. Ela deixa o espaço aconchegante, amplia, o torna funcional, divide ambiente no mesmo cômodo… e iluminação é uma coisa relativamente barata, principalmente pensando em apartamento ou casa alugada.

Uma luminária, por exemplo, é uma solução que tem mobilidade e pode ser transportada para qualquer lugar.

10 – Bote a mão na massa: essa última dica é, na verdade, um convite. O “faça você mesmo” é a forma mais barata de você transformar um ambiente.

Leia mais:

Decoração para área externa: confira as melhores ideias e inspire-se!

Casa em tons de rosa: 23 produtos para transformar o lar

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo