De tanto que Renata Quintella ajudava os outros, sobrava pouco tempo – e dinheiro – para cuidar da própria casa. A Leroy Merlin se sensibilizou com sua história de solidariedade e devolveu a ajuda em forma de uma brinquedoteca e um quarto de hóspedes.
Pense em uma pessoa que ampara todo mundo, mas está sempre com a própria vida apertada? Esta é Renata Quintella, mãe de três filhos – Theo, Levi e Gaia – e fundadora do Instituto Nossa Jornada, que cria conexões de solidariedade entre pessoas de forma espontânea. Ela mora em uma casa alugada na Vila Madalena, bairro da zona oeste de São Paulo, e tinha um salão sob o imóvel, que servia de depósito, com uma cama improvisada.
No último mês, Renata nos escreveu com um pedido:“Sou separada, moro com os meus filhos e trabalhomuito. Seria maravilhoso separar esse ambiente earrumá-lo. É o único lugar que tenho para as criançasbrincarem”. O arquiteto Neto Porpino abraçou acausa e se debruçou sobre o projeto para criarsoluções inteligentes e criativas. O resultado foi umatransformação impressionante.
Já se foi o tempo em que levantar uma nova parede em casa era motivo de ansiedade, sujeira, acúmulo de tijolos e dificuldade. Para dividir o ambiente da família em dois, a área das crianças e um quarto de visitas, o arquiteto ergueu uma parede de drywall. “O drywall é bastante versátil. Também colocamos proteção térmica e acústica , o que deixou o espaço bem mais confortável para todo mundo”, explica Neto Porpino.
O sistema de drywall é um processo moderno de construção que chegou há 20 anos no mercado brasileiro para substituir as paredes internas tradicionais. Nesse sistema, chapas de gesso ficam parafusadas a uma estrutura de aço galvanizado, garantindo uma reforma “seca” – rápida, simples e sem sujeira. No passo a passo a seguir, veja como instalar uma parede de drywall completa com janelas, que garantiram mais luminosidade e ventilação do ambiente, e isolamento térmico e acústico.
Transformação Lúdica
Adicionar elementos divertidos ao projeto proporcionou um ambiente mais convidativo para crianças. “A tinta lousa fica bonita na decoração, ao mesmo tempo que permite que os pequenos soltem a criatividade”, indica o arquiteto. Levi e Gaia são prova disso: assim que chegaram ao novo cômodo, pegaram giz colorido e começaram a desenhar na parede. A coluna com diversas cores e a pintura colorida de todo o espaço também ajudaram a reforçar a atmosfera de brincadeiras.
Neste projeto, Neto Porpino deu novos usos a materiais conhecidos, que deixaram o lugar muito mais moderno e personalizado. A mesa de estudos das crianças é, na verdade, feita com uma folha de porta, que serve de tampo, e dois cavaletes, que funcionam como pés. “Ficou bem legal! Não achei que fosse uma porta”, diz Theo, o filho mais velho,que aproveitará o espaço para se preparar para a escola. Outra solução interessante é o reaproveitamento do armário que foi lixado e pintado. Ripas de madeira também ganharam destaque. Elas foram cortadas, lixadas e pintadas para virar uma cabeceira original para a cama.
Na brinquedoteca, os nichos ajudaram a organizar os brinquedos e materiais de estudo das crianças, e foram dispostos de forma divertida, interagindo com a pintura colorida na parede. Destaque também para a estante, feita com módulos independentes. “É um produto bastante versátil para se trabalhar”, explica Neto Porpino. “Uma das maiores vantagens é que é possível comprar os módulos separados e montar do jeito que quiser. Fica a cara dos moradores mesmo!”.
Inspire-se com o antes e depois
- 1
- 2
- 3
- 4