Descobrimos qual a melhor panela de pressão elétrica

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Pesquisando qual é a melhor panela de pressão elétrica para comprar, mas não sabe ainda por onde começar? Tanto a escolha do modelo, quanto o manuseio do utensílio, podem ser tarefas mais fáceis do que você imagina.

A tradicional panela de pressão recebeu fama de ser difícil de usar, e até mesmo perigosa, devido ao risco de explosão. Porém, além de ser extremamente segura, a versão elétrica é bem mais versátil e fácil de utilizar.

Assim sendo, selecionamos tudo que você precisa saber para escolher de vez a melhor panela de pressão elétrica para comprar. Além disso, vamos tirar as principais dúvidas de como usá-la, para se tornar sua melhor amiga na cozinha.

Para responder aos principais questionamentos, esses são os tópicos que iremos abordar a seguir:

• Qual a função de uma panela de pressão elétrica?

• Principais vantagens do produto

• O que levar em conta na hora de escolher a melhor panela de pressão elétrica

• As 5 melhores panelas de pressão elétricas

• Como usar uma panela de pressão elétrica?

Qual a função de uma panela de pressão elétrica?

Assim como a panela de pressão comum, a função da elétrica é cozinhar os alimentos de forma mais rápida que no fogão a gás. Mas com a praticidade do timer automático, que cozinha os alimentos sem que você precise vigiar a cocção o tempo todo.

Para isso, ela utiliza vapor e altas temperaturas, que não são possíveis de alcançar com um recipiente aberto. Dessa forma, se cozinhar uma receita pode levar até 2 horas, numa panela comum, na pressão, levará apenas minutos.

Contudo, não só economia de tempo uma boa panela de pressão elétrica pode te oferecer. Por isso, montamos uma lista completa de vantagens destes eletroportáteis.

Quais as 5 melhores panelas de pressão elétricas

Como existem inúmeros modelos de panela de pressão elétrica, a decisão de escolher uma pode ser amedrontadora.

Portanto, além das dicas anteriores, escolhemos cinco marcas que, sem dúvidas, vão tornar sua vida bem mais simples.

1. Panela de pressão elétrica Electrolux PCC20

2. Panela de pressão elétrica Midea Liva Pe-09

3. Panela de pressão elétrica Mondial Pe-09

4. Panela de pressão elétrica Philco Retrô Ppp01vb

5.Panela de pressão elétrica Walita Viva Digital

1. Panela de pressão elétrica Electrolux PCC20

O design moderno acompanha sua tecnologia, igualmente inovadora. Uma das mais completas do mercado, promete dias na cozinha práticos e inesquecíveis.

Capacidade: 6 litros

Potência: 1.000 W

Garantia: 12 meses

Segurança: 10 dispositivos

Tipo de painel: digital

Tensão: 220V

Diferenciais: 15 deliciosas receitas pré-programadas; cabo de energia removível; desligamento automático; timer; suporte de cozimento a vapor; aviso sonoro na tampa; e acompanha copo.

2. Panela de pressão elétrica Midea Liva Pe-09

Para quem prefere um modelo mais clássico, a Midea Liva, em inox com preto, pode ser a melhor opção. Além disso, as várias funções disponíveis certamente vão transformar o seu dia a dia.

Capacidade: 6 litros

Potência: 1.000 W

Garantia: 12 meses

Segurança: 9 dispositivos

Tipo de painel: digital

Tensão: 127V (110V)

Diferenciais: Livro de receitas incluso; desligamento automático; receitas pré-programadas; timer de 1 a 24 horas; concha, colher e copo medidor.

3. Panela de pressão elétrica Mondial Pe-09

Com design sofisticado, a Mondial deixará sua cozinha ainda mais elegante. Além disso, suas seis funções programáveis irão tornar as refeições mais práticas e saborosas.

Capacidade: 4 litros

Potência: 800W

Garantia: 12 meses

Segurança: 2 válvulas de segurança

Tipo de painel: digital

Tensão: 127V (110V)

Diferenciais: Portátil (sem fios); possui timer; revestimento antiaderente.

4. Panela de pressão elétrica Philco Retrô Ppp01vb

Embora tenha um visual retrô único, a Philco não perde na modernidade. Aliás, com 9 sistemas de segurança e painel digital, promete dias na cozinha descomplicados e saborosos.

Capacidade: 6 litros

Potência: 1.000 W

Garantia: 12 meses

Segurança: 9 sistemas

Tipo de painel: digital

Tensão: disponível em 127v ou 220v

Diferenciais: Oferece função fritar alimentos; acompanha espátula e copo medidor; mantém os alimentos aquecidos após o cozimento; dispositivo anti-entupimento; tigela com revestimento antiaderente; e cordão elétrico removível.

5. Panela de pressão elétrica Walita Viva Digital

O design diferenciado da Walita Viva Digital logo chama a atenção. Além disso, é um dos modelos mais completos e modernos do mercado, principalmente em termos de controle das funções.

Capacidade: 5 litros

Potência: 900W

Garantia: 24 meses

Segurança: 8 níveis de segurança

Tipo de painel: digital

Tensão: 127V (110V)

Diferenciais: Timer de até 24 horas; programação de preparo; 10 programas diferentes; colher de arroz, copo medidor e concha; recipiente antiaderente.

Clique aqui para conhecer todos os tipos de panela de pressão elétrica

Principais vantagens do produto

1. Otimização de tempo

Em primeiro lugar, não só a elétrica é mais rápida no cozimento, como te permite fazer outras atividades, durante o preparo. Afinal, ao contrário da tradicional, ela desliga automaticamente, após o tempo necessário de cozimento.

Em contrapartida, as panelas de pressão convencionais precisam de constante supervisão. Isso porque, se a água secar, o mais temido pode ocorrer: a famosa explosão na cozinha.

Além disso, como você consegue planejar os minutos exatos na elétrica, ela garante maior liberdade e otimização de tempo. Ou seja, é possível saber quantos itens você poderá riscar da sua listinha de tarefas, enquanto a lentilha fica pronta.

2. Oferece mais segurança

Sem dúvidas, a segurança da panela de pressão elétrica é seu maior diferencial, quando comparada a uma tradicional. Afinal, as medidas extras de proteção garantem que você não corra riscos, se usá-la de forma correta.

Primeiramente, elas têm travamento automático da tampa, quando a pressão está muito alta. Isso é importante, especialmente para quem tem crianças em casa.

Além disso, como dito, muitas desligam automaticamente, após o fim do preparo dos alimentos. Isso significa que, se você se dispersar ou esquecer da panela, ela desligará sozinha, evitando acidentes indesejados.

Por fim, algumas marcas também têm alças antitérmicas, entre outras características técnicas, para garantir ainda mais segurança no uso.

3. Mantém os alimentos aquecidos

Outro benefício é que os alimentos podem permanecer aquecidos dentro dela. Em alguns modelos, a manutenção da temperatura pode ser estendida por até 12 horas.

Ou seja, você poderá planejar refeições com bastante antecedência. Imagina, após um dia exaustivo, já ter a comida que preparou, pela manhã, pronta e aquecida?

4. Preserva sabores e nutrientes dos alimentos

Sabe aquele almoço saboroso, com alimentos suculentos, que conforta a alma e o paladar? Então, é assim que você irá se sentir, após comer algo preparado nas melhores panelas de pressão elétrica.

Por utilizarem pouca água e manterem a temperatura estável, elas preservam bem nutrientes, sabores e até aromas dos alimentos. Em outras palavras, a garantia de refeições inesquecíveis.

5. Gasta menos de gás na cozinha

Quem não quer economizar gás na cozinha? Felizmente, essa é mais uma vantagem da panela elétrica. Em média, ela é até cinco vezes mais econômicas que as comuns.

Isso porque, além de reter todo vapor, ela possui termostato; ou seja, desliga, assim que atinge a temperatura necessária. Em compensação, se você for usar uma panela de pressão comum, o fogão deverá ficar ligado o tempo todo de cozimento.

6. Pode ser utilizada na área externa

Sabe aquele churrasco, que está todo mundo reunido no quintal, mas você precisa ficar na cozinha, monitorando a comida? Pois bem, com as panelas elétricas, essa questão é resolvida, já que podem ser levadas também para ambientes externos.

Algumas de pressão são, inclusive, completamente portáteis e com cabos de energia desconectáveis. Então, conseguimos carregá-las até mesmo para a mesa de jantar.

7. É mais silenciosa

Apesar de algumas pessoas terem lembranças afetivas da infância, com o chiado da panela de pressão tradicional, nada melhor do que um utensílio silencioso, né?

Portanto, se você prefere sossego, ou ouvir uma boa música enquanto cozinha, aposte na panela de pressão elétrica. Afinal, os únicos sinais sonoros que ela emite são para avisar quando você a ligou e desligou, mas nada durante o cozimento.

8. Garante facilidade de limpeza

Outra forma que a panela de pressão elétrica facilita nosso dia a dia é em relação a limpeza. Afinal, algumas peças removíveis, como tampas, válvulas e cubas, podem ser lavadas separadamente, até no lava-louças.

Claro, a parte externa e elétrica não deve ser molhada. Porém, sua limpeza é ainda mais simples, apenas com um pano macio e levemente umedecido.

De forma oposta, as panelas de pressão comuns precisam ser limpas de uma vez só, e são volumosas, para o lava-louças. Além disso, suas válvulas exigem um cuidado extra na higienização, para não entupirem e evitarem acidentes.

Quer mais dicas de limpeza, organização e conservação de panelas (elétricas ou não)? Confira algumas recomendações da Rafa Oliveira, do Organize sem Frescuras:

9. Maior versatilidade

Não só de cozimento se faz uma panela de pressão elétrica. Afinal, ela pode ser usada também para refogar, assar, dourar e até fritar alimentos.

Aliás, muitas ainda possuem outras funções, como receitas pré-prontas e recursos inteligentes para usar e abusar.

Por fim, existem vários modelos (como veremos a seguir), que vão combinar com diferentes cozinhas, de modernas a clássicas.

O que levar em conta na hora de escolher a melhor panela de pressão elétrica?

Agora que já vimos como a panela elétrica faz a mágica (quase) sozinha, te ajudaremos a escolher a melhor, com tantas opções.

Como diz o ditado, para cada panela, há uma tampa. Por isso, separamos o que deve ser levado em consideração, para escolher a melhor de pressão elétrica para você.

Economia de energia

Já que exaltamos tanto as panelas elétricas consumirem pouca energia, como saber qual é mais eficiente, nesse sentido?

Em primeiro lugar, o gasto de energia vai depender do tempo de cozimento. Portanto, quanto maior a potência, representada por Watts (W), mais rápido será o desempenho do produto.

Assim sendo, opte por panelas elétricas com maior potência. Afinal, elas reduzem o tempo no cozimento e, portanto, tendem a gastar menos energia.

Segurança

Outro ponto essencial, é a segurança que elas oferecem. Afinal, se é para investir neste utensílio, que seja também para evitar acidentes.

Primeiramente, veja quantos dispositivos inteligentes de segurança ela possui. Em média, as melhores panelas de pressão do mercado tem entre 5 a 11, no total.

Em segundo lugar, observe se possui Selo Inmetro. Sem dúvidas, é difícil encontrar uma panela elétrica sem essa certificação, mas sempre confira, só para ter certeza.

Capacidade

Existem panelas elétricas de diferentes capacidades no mercado, e os tamanhos são calculados por litros. Algumas podem chegar até a 7 litros, mas as panelas de pressão tradicionais normalmente suportam de 3 a 4,5.

Em média, para duas pessoas, o recomendado é usar uma de 3 litros. Portanto, o tamanho da sua família pode ser um bom ponto de partida, para sua escolha.

Além disso, vale levar em consideração como vai usá-la no dia a dia. Por exemplo, se deseja preparar refeições para toda semana no domingo, opte por uma ainda maior.

Por último, o tamanho da sua cozinha também pode ser um fator decisivo. Afinal, algumas de 6 litros, podem ocupar bastante espaço no armário.

Leia mais: O que não pode faltar na cozinha planejada para apartamento pequeno: saiba como aproveitar o espaço

Garantia

Outro fator que não pode ser ignorado é o tempo de garantia. Afinal, o ideal é que a melhor panela de pressão elétrica seja duradoura e um investimento a longo prazo.

Assim sendo, para garantir maior proteção, dê preferência para marcas que tenham, no mínimo, 12 meses de garantia. Contudo, algumas vão além e oferecem até 2 anos.

Preço

Embora os preços sejam menos acessíveis que os da comum (que pode chegar a menos de R$100) , também há um leque de opções. Isso porque, os valores podem variar de R $290 a R $600 reais, chegando a beirar até mil reais.

Portanto, vale a pena conferir quais diferenciais serão, de fato, úteis no seu dia a dia. Da mesma forma, como esse investimento poderá facilitar sua vida, a longo prazo.

Design

Ao contrário das tradicionais, com design mais básico, as panelas elétricas estão cada vez com opções mais exclusivas. Por isso, é importante levar em conta qual estilo combina mais com a decoração da sua cozinha.

Ela é mais moderna? Então, talvez, combine mais com uma de aço escovado. Se for mais vintage, que tal um modelo retrô? Caso tenha um estilo industrial, você pode apostar em um modelo mais urbano, como este todo preto.

Se não conhece bem seu estilo, ou precisa de inspiração de diferentes tipos de cozinhas decoradas, confira aqui.

Outros diferenciais

Se os itens anteriores ainda não te ajudaram a escolher, foque nos diferenciais oferecidos. Estes podem ser, entre outros:

• Painel digital x Painel analógico. Afinal, algumas pessoas preferem telas, como nos microondas, mas outras se adaptam melhor a botões manuais.

• Portabilidade. Caso te interesse a possibilidade de desconectar do cabo elétrico, saiba que existem opções que atendem a essa necessidade.

• Receitas pré-programadas. Como mencionado, algumas panelas elétricas já fazem quase tudo por você, inclusive programar receitas.

• Timer para agendar o início do cozimento. Por exemplo, existem modelos que podem realizar o agendamento em até 24 horas antes do desejado.

• Acessórios extras, como conchas, copo medidor, etc.

Reviews no e-commerce

Ainda em dúvida de qual escolher? Bom, nossa última dica é conferir as estrelas que cada uma recebeu e os comentários de quem já comprou.

Assim, você poderá fazer a compra ainda mais confiante da sua decisão final.

Como usar panela de pressão elétrica?

Agora que você já tem uma boa ideia das melhores panelas de pressão no mercado, confira como ela pode ser usada, na prática.

1 – Em primeiro lugar, abra a tampa da panela e insira os ingredientes que deseja cozinhar. Em seguida, se necessário, coloque a quantidade de água para o cozimento e os temperos.

Lembre-se de respeitar bem as marcas indicadas dentro do recipiente, para um cozimento mais uniforme. Igualmente, sempre ligue a panela com os ingredientes já dentro dela.

2 – Em seguida, feche a tampa com trava, e certifique-se que está bem lacrada. Da mesma forma, não esqueça de conferir se o pino de pressão está bem ajustado.

3 – Quando estiver tudo certo, ligue a panela e programe o tempo necessário para cozinhar os alimentos. Assim que o processo completo finalizar, você ouvirá um apito.

4 – Por fim, após o término do cozimento, ela entrará em modo de aquecimento, que pode variar o tempo, de marca para marca.

Bem fácil, não é mesmo? Porém, é importante sempre ler o manual de instruções, para garantir um melhor funcionamento do aparelho e total segurança.Se só de ler isso, você ficou com água na boca, prepare seu caderninho de receitas, porque agora a coisa ficará ainda melhor!

Que tipo de comida dá para fazer em uma panela de pressão elétrica?

Ao contrário da panela de arroz, própria para cozinhar este alimento específico, a de pressão elétrica é bem mais versátil. Veja como a Rita Lobo criou o clássico francês, Boeuf Bourguignon, em menos tempo, com a ajuda de uma:

Porém, não para por aí. Similarmente, temos outras receitas que podem ser feitas com ela:

• Macarrão

• Estrogonofe

• Arroz de festa

• Sopas e caldos

• Carnes diversas

• Grão de bico e lentilha

• Polenta, mandioca e batatas

Deu água na boca, né? Mas a mágica não acontece apenas com comidas salgadas. Algumas opções deliciosas, para os paladares mais adocicados, são:

• Doce de leite

• Doce de banana

• Canjiquinha

• Pudim de leite

• Cheescake

• Brigadeirão

• Bolo de chocolate

Uau, que lista! Se quiser descobrir um mundo de receitas, o mestre da panela elétrica, Maurício Rodrigues, tem mais de 50 opções no seu canal.

Conclusão

Recapitulando, os principais pontos a serem considerados, na hora de escolher a sua, são:

• Economia de energia

• Segurança

• Capacidade

• Garantia

• Preço

• Design

• Outros diferenciais

•Reviews no ecommerce

Nós garantimos que, quando estiver com fome, e sem saber o que fazer para o jantar, ela será sua heroína da semana. Além de proporcionar uma infinidade de receitas, este utensílio de cozinha trará bem menos preocupações no seu dia a dia.

Por isso, sem dúvidas, é um investimento que vale a pena. Afinal, quem não busca mais segurança e tempo, para aproveitar o que realmente importa, que são os momentos ao redor da mesa?

Leia mais:

6 itens que você encontraria na cozinha mais prática do mundo

5 cozinhas planejadas para você receber amigos em casa

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo