Modelos de armários: dicas para escolher a opção ideal

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

O armário é um móvel indispensável em qualquer casa, ajudando a organizar e decorar os ambientes. Existem vários modelos de armários, que podem ser escolhidos de acordo com o espaço, como armário de cozinha, armário de banheiro, armário de lavanderia e o próprio guarda-roupa.


Quando esse mobiliário é bem escolhido, você consegue deixar cada coisa em seu lugar, otimizando o espaço disponível e tornando sua rotina ainda mais prática.

Quais são os modelos de armários?

Para escolher corretamente o armário, é fundamental compreender as diferenças entre cada modelo.

O armário planejado é aquele criado especificamente para o seu ambiente, de acordo com as medidas do espaço e também com as suas necessidades. Nesse caso, você poderá, por exemplo, decidir quantas repartições ele terá, qual será o tamanho, como serão as portas, as cores e cada detalhe.

O armário planejado é uma ideia interessante para ambientes pequenos, porque permite que você aproveite todos os espaços disponíveis, até mesmo os cantos, aumentando a área disponível para armazenar itens.

Nesse caso, contudo, é importante saber como escolher o armário de cozinha planejado, garantindo que suas necessidades sejam atendidas. Algumas dicas importantes são: analisar os diferentes tipos de armário, entender quais funcionam para a sua cozinha, quais são suas necessidades de armazenamento, quais eletroportáteis você tem e qual o tamanho interno adequado dos armários, além de escolher cores e texturas que funcionem na sua decoração.

Mesmo um armário de cozinha pequeno, quando bem planejado, é capaz de ficar bastante funcional e prático para o dia a dia. O armário de cozinha planejado é muito procurado, mas você pode instalar o modelo também em outros ambientes.

Outra opção que também otimiza espaço é o armário modular, que consiste em peças de tamanho e material predefinidos, os módulos encaixáveis. Você compra as peças separadamente e monta conforme suas necessidades e preferências. A vantagem é que eles têm um custo inferior aos planejados, mas também permitem criar ambientes personalizados.


Por sua vez, o armário de parede, como o próprio nome sugere, é fixo na parede, não tem pés ou outras estruturas, deixando livre a área abaixo dele. É muito usado em cozinhas, principalmente nas mais compactas, já que traz uma sensação de leveza. O armário de banheiro, especialmente aquele em cima da pia, também pode ser usado nesse estilo.

O armário aéreo é um tipo bem parecido com o de parede, ocupando uma extensão maior e ficando fixo na parede. Ele é muito usado em cozinhas, mas também funciona como um excelente armário para escritório, lavanderia ou até como armário multiúso, sendo perfeito para ambientes menores.

Por fim, existe ainda o armário de canto, que é aquele modelo que aproveita o encontro entre duas paredes, otimizando o espaço, já que, normalmente, essa seria uma área inutilizada no ambiente.

Além desses, é claro, existe o guarda-roupa — que não deixa de ser um tipo de armário. Ele pode ser planejado, modular ou comprado pronto, dependendo das suas necessidades.


Como usar armário na decoração

Os armários, além de ajudarem na organização e na funcionalidade, são importantes objetos decorativos. Por isso, sua escolha deve ser feita buscando a harmonia do ambiente.

Sempre analise as características do espaço e o tipo de decoração adotado, antes de escolher os armários. Você poderá usá-los como ponto de contraste ou de equilíbrio, dependendo das cores usadas.

Por exemplo, se você tem uma cozinha muito pequena e deseja deixá-la mais ampla e bem iluminada, pode usar armários claros (quase no mesmo tom da parede), que ajudarão a refletir a luz e fazer com que o ambiente pareça maior.

Nos quartos pequenos, os guarda-roupas com portas de correr e espelhadas são os ideais. A porta de correr não ocupa espaço de circulação e o espelho traz uma ideia de profundidade, deixando o quarto aconchegante e mais amplo.

Se, por outro lado, sua cozinha é toda clara e você deseja adicionar um pouco mais de vida, por exemplo, poderá usar o armário para isso. Invista em blocos de cor para algumas partes (como todos os armários em cima da pia coloridos e o restante neutro), ou crie uma cozinha impactante com armários em preto ou em cores mais fortes.


Quem deseja ousar, mas nem tanto, pode investir nos tons candy colors, que estão bastante em alta, como o rosa velho, lavanda ou até o neomint, trazendo uma sensação de cozinha retrô super válida e bem aconchegante.

Além das cores, pense em todos os detalhes, como os puxadores dos armários e das gavetas e os materiais, que precisam ter sintonia com o estilo adotado no ambiente.

Uma cozinha moderna ficará excelente com armários em tons neutros e claros, puxadores metalizados ou embutidos e armários clean, com linhas mais retas. Já uma cozinha industrial pode ser valorizada com a combinação de armários em cinza e amarelo, por exemplo.

Como organizar guarda-roupa

Tão importante quanto escolher corretamente o armário, é saber como organizá-lo. Quem tem um armário pequeno acaba sofrendo mais e, por isso, é fundamental entender como organizar guarda-roupa pequeno – mas esse conhecimento vale para quem tem qualquer tamanho de guarda-roupa.

O primeiro passo é começar pela triagem. Ou seja, fazer aquela separação dos itens que você usa e dos que não usa (e dentro desses, quais podem ser direcionados à doação). Agora, você já pode começar a separar por categoria o que manterá, fazendo uma pilha com shorts, outra com camisas, outra com lingeries e assim por diante.

Com tudo separado, é hora de escolher um lugar para cada tipo de peça. Sempre pense na funcionalidade, entendendo quais são aqueles itens que você usa com mais frequência (e precisam ficar em um local fácil de ser acessado) e quais podem ir para as prateleiras de cima ou gavetas debaixo.


As peças que dão mais trabalho para dobrar (ou que não podem amassar) devem ir para os cabides, como macacões, camisas sociais, vestidos e blazers. Você também pode pendurar as roupas mais pesadas e volumosas que ocupam espaço nas gavetas, como jeans, casacos e ternos. Cuidado com as peças que não podem ser penduradas, como os tricôs.

Atenção, porque existem cabides especiais para alguns tipos de roupas. Outra dica é tentar padronizar os cabides, escolhendo todos da mesma cor e posicionando-os na mesma direção.

Nas gavetas, use os separadores para itens pequenos. Existem modelos de colmeia e de quadrados ótimos para organizar lingeries e meias. Não se esqueça de dobrar as peças corretamente, para evitar que elas amassem nas gavetas.

Para as prateleiras, onde você colocará as roupas e peças que não usa com tanta frequência, você pode usar caixas organizadoras etiquetadas. Assim, tudo ficará em ordem e será fácil encontrar o que procura.

As roupas de cama podem ser guardadas em forma de kits, com os lençóis e fronhas do mesmo jogo. Os sapatos podem ir para sapateiras, caixas embaixo da cama ou outras prateleiras que você tenha disponíveis.

Depois, é só manter tudo em ordem, criando o hábito de guardar as peças sempre no mesmo lugar e de fazer a triagem e o descarte anualmente.

Depois dessas dicas, ficou mais fácil escolher entre os modelos de armários? Na Leroy Merlin, você encontra diversos modelos para todos os ambientes, sejam eles grandes ou pequenos. Confira!

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo