Decks de madeira valorizam qualquer ambiente. Eles podem ser usados em casas ou apartamentos, em espaços amplos ou minúsculos e em áreas internas ou externas.
Em áreas externas, ficam divinos em platôs no quintal, em volta de piscinas, como caminho no jardim, no ofurô ou spa, na churrasqueira, no piso do chuveirão da área de lazer ou na sauna.
Em áreas internas, emprestam seu charme a varandas, jardins de inverno ou até mesmo no box do banheiro.
Quem opta por ter decks de madeira em casa ou apartamento, certamente gosta de elementos mais orgânicos e naturais, que deixam o ambiente mais acolhedor do que muitos pisos frios, cerâmicos e cimentícios.
No entanto, na hora de escolher sempre bate a dúvida sobre qual a melhor madeira para deck. Isso porque cada tipo de ambiente pede uma madeira diferente: decks de piscinas pedem uma madeira mais resistente, já que ficará exposto ao calor e à chuva.
Já o deck de uma varanda coberta de apartamento pede uma madeira menos exigente. E se você está escolhendo decks de madeira, chegou ao lugar certo.
Vamos mostrar aqui qual a melhor madeira para cada tipo de decks para você mesmo montar essa estrutura na sua casa ou, se preferir, encomendar a instalação a um especialista.
Continue a leitura e não deixe de conferir nosso vídeo explicativo sobre tipos de deck de madeira.
O que levar em consideração na hora de escolher a melhor madeira para deck
Na hora de escolher a melhor madeira para o seu deck, você deverá observar qual tipo de madeira é mais resistente para o uso que você quer dar a ele:
• Resistência: Decks de madeira geralmente ficam expostos à ação do tempo, então a madeira precisa ser resistente para ter vida longa.
• Densidade: Outra propriedade da madeira que você deve levar em conta é a densidade (dureza), já que ela deverá suportar o tráfego de pessoas, a própria estrutura e a ação do tempo, sem correr o risco de empenar.
• Coloração: Por fim, você deve observar a coloração da madeira que mais combina com o estilo de decoração do ambiente onde você irá instalar o deck. Ou, simplesmente, optar pelo tom de madeira que mais lhe agrada.
Quais os tipos de encaixe dos decks?
Há basicamente dois tipos de decks de madeira no mercado: o deck modular e o deck tradicional, em réguas.
O deck modular é superfácil de instalar, pois ele possui um sistema de encaixe e não requer mão de obra especializada.
É o caso do Deck Madeira Eucalipto Marrom 30 x 30, que é leve e de fácil montagem, com encaixes manuais.
Já o deck tradicional, é montado sem encaixe, podendo ser fixado com cola ou parafusos, e requer mão de obra especializada. Pode ser encontrado em placas ou em réguas, como a Régua de Deck de Madeira Saligna.
Neste vídeo, você confere passo a passo como montar e instalar um deck com réguas de madeira.
A Régua para Deck Madeira Pinus 250 x 9,5 cm Madvei é outra opçãp indicada para chão, parede, piscina, quintal e varanda, áreas secas e áreas úmidas.
Quais os tamanhos de deck de madeira em placas modulares
Na Leroy Merlin, você encontra decks de madeira em peças modulares de vários tamanhos, o que facilita a montagem de módulos de acordo com o espaço que você tem, com menos chance de gerar sobras.
Confira as dimensões disponíveis:
Como saber quantas peças você precisa para cobrir o ambiente com o deck de madeira?
Meça a área onde você irá montar o seu deck e confira a quantidade de peças que você irá precisar por metro quadrado.
Por exemplo: se você optar por decks de 29 x 29 cm, 30 x 30 cm, 32 x 32 cm e 40 x 40 cm pedem 50 x 50 cm você irá precisar de 12 peças por metro quadrado.
Se optar por decks de 47 x 47 cm, 48 x 48 cm e 50 x 50 cm, você irá precisar de quatro peças por metro quadrado.
Já se você preferir os decks de 30 x 100 cm, 50 x 100 cm, 100 x 100 cm, irá precisar de uma peça por metro quadrado.
Para facilitar a conta, use a calculadora para medir a quantidade de peças por projeto da Leroy Merlin.
Qual a melhor madeira para deck?
Existem vários tipos de madeira utilizadas para a construção de decks, sendo que as melhores para este propósito são:
1 – Eucalipto Saligna
2 – Pinus
3 – Cumaru
4 – Teca
5 – Madeira plástica ou Polywood
6 – Plástico
O que todos os tipos de madeira para deck devem ter em comum? A madeira deve ser forte e resistente a todo tipo de fungo, cupim, traça e pragas.
Além disso, devem receber tratamento para aumentar sua durabilidade, principalmente se ela ficar exposta às ações do tempo: sol, chuva, calor e umidade.
Listamos a seguir as propriedades e vantagens de cada tipo de madeira para deck.
1 – Eucalipto Saligna
O Eucalipto Saligna é um tipo de madeira de reflorestamento originária da Austrália, plantada exclusivamente para ser extraída e utilizada para fins comerciais
Trata-se de uma árvore de grande porte, que pode chegar a mais de 50 m de altura e diâmetro acima de 1,2 m.
Para ser usada como deck, é preciso que o eucalipto seja em sistema de autoclave, que é a aplicação de solução C.C.A. (cobre cromo e arsênio) que preserva a madeira contra o ataque de insetos, cupins, brocas ou fungos de apodrecimento.
O Eucalipto tem tom de verde, e tende a ser mais claro se comparado a outras madeiras.
Vantagens do deck de Eucalipto Saligna
Por ser uma árvore de reflorestamento, é uma alternativa sustentável.
O deck de Eucalipto Saligna apresenta resistência contra ações climáticas mediante aplicação de stain após os primeiros seis meses de uso, o que aumenta a sua vida útil contra fungos, cupins e outras pragas e mantém a qualidade e beleza do seu deck de madeira por muito mais tempo.
Depois da primeira aplicação, recomenda-se que se repita anualmente a aplicação.
2 – Pinus
Também conhecido como Pinus Elliottii, o Pinus é uma espécie de pinheiro de coloração clara, variando de branca a amarelada.
Tem área de distribuição no Canadá e boa parte dos Estados Unidos. A produção de madeira de Pinus também é feita no Brasil, em áreas de reflorestamento principalmente no estado de São Paulo e na região sul.
Vantagens do deck de Pinus
Madeira leve, proveniente de reflorestamento, o Pinus é uma opção barata e de boa qualidade e alta durabilidade. Assim como o eucalipto, o Pinus usado comercialmente na produção de decks passa pelo processo de autoclave, o que garante ótima resistência ao ataque de cupins, fungos e outros tipos de pragas.
Uma dica para aumentar a durabilidade do deck é aplicar stain após os primeiros seis meses de uso. Depois desta primeira aplicação, repita anualmente.
A aplicação pode ser feita com pincéis ou rolos de pintura. Caso queira um acabamento brilhoso é recomendado apenas a utilização de verniz de alto desempenho e filtro solar.
3 – Cumaru
Cumaru é uma madeira nobre, de cor marrom claro avermelhado, extraída da árvore da espécie Dipteryx odorata e cultivada nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia.
Vantagens do deck de Cumaru
Uma das queridinhas dos arquitetos, a madeira Cumaru é dura, densa, tem alta durabilidade e tem baixa taxa de absorção de umidade, sendo muito resistente à ação do tempo e ao ataque de fungos, cupins e outros tipos de pragas.
Pode ser usada em ambientes internos e externos e sua durabilidade pode ser superior a 12 anos.
4 – Teca
Teca é o nome comercial da tectona grandis, uma árvore pertencente à família das verbenáceas.
Trata-se de uma espécie exótica de origem asiática, mais precisamente das florestas tropicais de monção do sudeste asiático (Índia, Myanmar, Tailândia e Laos).
Foi introduzida no Brasil comercialmente na década de 1970. O cultivo da Teca se destaca nos estados de Mato Grosso, Rondônia e Pará, e seu uso vai desde a decoração à construção naval, especialmente por sua durabilidade, presença de oleosidade e sílica, além da boa densidade e relativa leveza.
Vantagens do deck de Teca
A Teca é dura, não empena, tem um conservante natural e é altamente resistente às mudanças de umidade do ar, à ação do sol, do frio, do calor e da chuva.
Aqui no Brasil ela é cultivada em reflorestamento, pois trata-se de uma espécie nativa da Ásia, sendo boa uma alternativa sustentável.
A madeira Teca apresenta qualidades perfeitas para decks: durabilidade e resistência alta contra ações climáticas, fungos, cupins e outros tipos de pragas. Seu acabamento é mais refinado e rústico, garantindo assim mais beleza ao ambiente.
5 – Madeira plástica ou Polywood
A madeira plástica é um tipo de material que imita madeira. É também conhecida como Polywood, um material proveniente de partículas de plástico e madeira de alta densidade.
Vantagens do deck de madeira plástica ou Polywood
Apresenta alta durabilidade e resistência alta contra ações climáticas, fungos, cupins e outros tipos de pragas, é leve, não absorve umidade e quando corretamente instalada não racha e não solta farpas. Sua limpeza é simples, sendo necessário somente água e sabão neutro. Dispensa manutenção.
6 – Plástico
Assim como a madeira plástica (ou Polywood), o plástico, obviamente, não está na categoria de madeiras, mas é versátil como deck.
Vantagens do deck de plástico
Decks de plástico polipropileno são impermeáveis, o que garante maior durabilidade.
Possuem frisos antiderrapante e possibilitam uma manutenção simples e rápida, pois pode ser realizada apenas com detergente neutro e água.
Além disso, os decks de plástico são leves e fáceis de montar, com encaixes manuais.
Qual a melhor madeira para deck de piscina?
As melhores madeiras para deck de piscina são Ipê e Cumaru, nessa ordem. Elas dão um ar elegante e sofisticado à área de lazer e podem durar até 15 anos.
São altamente resistentes a ataques de insetos, pragas, e podridão por fungos. Podem ser encontrados no mercado em réguas ou em placas. O Ipê tem tom amarronzado, enquanto o Cumaru traz o tom marrom natural forte.
Qual a melhor madeira para deck para banheiro?
As melhores madeiras de deck para banheiro são aquelas que apresentam maior resistência, como o Ipê e o Cumaru.
Elas são de qualidade superior, resistentes e consideradas madeiras “duras”, de alta densidade. Dentre suas qualidades, se destaca a sua resistência ao apodrecimento e aos ataques de fungos e cupins.
Sem bem conservadas, com produtos como stain ou verniz, podem durar décadas.
Como impermeabilizar o deck de madeira?
Recomenda-se fazer a manutenção do seu deck de madeira a cada seis meses ou, pelo menos, uma vez ao ano, dependendo da intensidade de uso e do local de instalação. O passo a passo é bem simples:
• Passo 1: Primeiramente lixe a madeira para retirar os resíduos do produto usado anteriormente;
• Passo 2: Em seguida, aplique uma nova camada de algum produto que sirva para hidratar e garantir um aspecto visual bonito para a madeira, como veniz ou stain. Eles também irão proteger a madeira da umidade, raios UV e de microorganismos que podem causar apodrecimento devido à alta umidade.
Leia também: Como fazer manutenção em deck de madeira?
Conclusão
Decks de madeira são um ar sofisticado e acolhedor a qualquer ambiente.
Agora que você já conhece as madeiras mais utilizadas para decks, e mesmo a alternativa de usar madeira plástica (Polywood) ou até deck de plástico, escolha a opção que mais combina com seu espaço e eleja qual cantinho da sua casa ou apartamento você irá renovar.
Pode ser desde uma borda de piscina, um platô no jardim ou uma varanda minúscula de apartamento, não importa o tamanho, você verá como é gostoso renovar seu lar doce lar com esse item de decoração.
Leia mais:
Quais os melhores tipos de madeiras para pisos, portas e móveis
Área de Recreação: melhores itens para área de lazer infantil
Modelos de área de lazer simples: 5 espaços para se inspirar
Modelos de área de lazer pequena: 5 ambientes para se inspirar