Pintar uma parede chapiscada é uma excelente maneira de dar vida nova à parte de fora da sua casa.
Especialmente os muros que, por serem mais expostos à sujeira e poluição, acabam ficando sujos e encardidos muito rapidamente. Além disso, dá para aproveitar a pintura para renovar a cor antiga da área.
E apesar de alguns truques, essa tarefa não é das mais difíceis e não exige nenhuma habilidade muito particular do pintor. Que, no caso, será você. :o)
E mais uma vez, convidamos a @Paloma Cipriano para fazer um passo a passo detalhado de como pintar sua parede chapiscada com escova broxa ou pistola pulverizadora.
Leia também:
• Como pintar móveis com tinta spray
• Conheça as 5 melhores marcas de tintas
• 30 inspirações de cores de parede para sala
• Cores para quarto de casal: tendências 2021
• Tipos de pintura de parede: conheça as técnicas mais fáceis para renovar sua casa
O que é chapisco?
Chapisco é uma argamassa com cimento aplicada como primeira camada sobre a alvenaria. É ele que vai dar mais aderência ao reboco da parede. Mas, o chapisco também pode servir como acabamento em áreas externas e muros.
Vantagens da parede chapiscada
Além do baixo custo pela aplicação de apenas uma camada de acabamento, o chapisco também ajuda a evitar infiltrações quando misturado com impermeabilizante.
Ainda, o chapisco protege a parede da degradação do tempo (chuvas, sol e ventos fortes). Assim como proporciona certo isolamento acústico e térmico.
E essa função de proteção, inclusive, é a principal vantagem da parede chapiscada. Por isso, mesmo não sendo tão bonita, ela é a mais utilizada para áreas externas e muros de casa.
Materiais para pintar parede chapiscada
Veja aqui os materiais usados pela @Paloma Cipriano para pintar parede chapiscada:
Equipamentos de Proteção (EPIs)
Os Equipamentos de Proteção são indispensáveis para a prevenção de acidentes. Mesmo que o projeto seja uma simples pintura de muro. No caso de pinturas, óculos e luvas ajudam a evitar que respingos de tinta caiam na sua pele ou olhos.
Escova Broxa
As broxas são modelos de pincéis indicados na pintura de paredes chapiscadas. E, também, no uso de tintas à base de cal ou cimentícias, que são mais difíceis de manusear e aplicar. Apesar de não serem muito comuns, elas são essenciais para quem busca um acabamento perfeito na parede chapiscada.
Trincha (ou pincel para pintura)
A trincha, mais conhecidas como pincel de parede, vai te ajudar a pintar os detalhes, como rodapés, o contorno de janelas e portas, e outras áreas mais difíceis de chegar com a broxa. Tudo para que a tinta não escorra e nem manche as camadas que não devem ser pintadas.
Bandeja para pintura
As bandejas de pintura são grandes aliadas na hora de pintar. Por possuírem uma pequena “ladeira”, permitem que o excesso de tinta do rolo ou pincel sejam escorridos antes de irem para a parede.
Os tamanhos variam de acordo com o tipo de pintura que você quer fazer: para rolos maiores, existem modelos de cerca de 23 cm, além de um tamanho intermediário, para rolos médios, em geral de mão. E um menor, mais utilizado para pinturas com pincéis.
Misturador de tinta
Os misturadores elétricos de tinta são ferramentas muito úteis para misturar, agitar, diluir e homogeneizar soluções líquidas, otimizando os rendimentos das tintas.
Pistola de pintura
A pistola de pintura é ideal para aplicações de tintas em superfícies maiores, como paredes, móveis, portas, portões de garagem e muros. Ela possui um gatilho que regula a vazão do disparo da tinta. Seu punho ergonômico proporciona maior segurança e facilidade durante a utilização.
Tinta
Para deixar sua casa ainda mais bonita e do jeito que você sempre sonhou, você pode apostar no uso de tintas com cores que trazem beleza e harmonia. Esse produto é fundamental para renovar os ambientes e transformar os espaços.
No caso de pintura de paredes chapiscadas, escolha a tinta adequada a área a ser pintada.
Lona plástica
As lonas são itens básicos que garantem proteção e limpeza durante a pintura de paredes e muros, evitando que a tinta respingue ou cause manchas indesejadas.
Feitas de plástico resistentes, elas podem cobrir pisos, móveis e qualquer objeto que você queira proteger durante o trabalho.
Aguarrás
A aguarrás é o produto ideal para a diluição de tintas à base de óleo, também, vernizes e esmaltes.
Como pintar muro chapiscado com broxa (ou trincha grossa)
Agora que você já conhece a lista de materiais, confira o passo a passo de como pintar muri chapiscado com broxa ou trincha grossa.
1 – Se proteja
Utilize equipamentos de proteção, como luvas, óculos, máscaras.
2 – Proteja o local a ser pintado
Comece cobrindo o chão próximo a parede que será pintada para evitar respingos de tinta. Você pode usar tanto uma lona quanto jornal mesmo.
3 – Dilua a tinta
Use uma tinta própria para exteriores e siga a recomendação do fabricante na hora da diluição. Se a tinta for à base de água, utilize água para diluí-la. Mas, se sua tinta for à base de óleo, use aguarrás para fazer a diluição.
Obs: A proporção do diluente varia de acordo com o método utilizado na pintura. Para pintar com rolo ou pincel, a porcentagem indicada é entre 10% a 20% de diluente.
4 – Misture a tinta com o misturador próprio
Com a ajuda de um misturar próprio, misture a tinta e a transfira para uma bandeja própria para receber tinta.
5 – Pinte a parede chapiscada com uma brocha
O método mais comum para pintar paredes é com rolo de tinta, mas para paredes chapiscadas mais grossas, essa pode não ser a opção mais eficiente.
Por isso, escolha uma brocha ou trincha bem grande para fazer a cobertura mais eficiente, já que vai precisar bastante da sua força do braço. E, fique bem atento aos detalhes, porque como é uma superfície irregular pode não cobrir tudo na primeira passada.
6 – Espere secar
O último passo é esperar a secagem da tinta, observando o tempo indicado pelo fabricante.
E, assim, está pronta nossa pintura de muro chapiscado com brocha e/ou trincha grande.
Como pintar muro chapiscado com pistola pulverizadora
Agora, a maneira mais eficiente de pintar uma parede chapiscada é com uma pistola pulverizadora.
Os primeiros passos são iguais aos anteriores:
1 – Se proteja
Utilize equipamentos de proteção, como luvas, óculos, máscaras.
2 – Proteja o local a ser pintado
Comece cobrindo o chão próximo a parede que será pintada para evitar respingos de tinta. Você pode usar tanto uma lona quanto jornal mesmo.
3 – Dilua a tinta
Use uma tinta própria para exteriores e siga a recomendação do fabricante na hora da diluição. Se a tinta for à base de água, utilize água para diluí-la. Mas, se sua tinta for à base de óleo, use aguarrás para fazer a diluição.
Obs: Para pistolas e compressores, a tinta precisa ficar um pouquinho mais fina para passar pelo canal da ferramenta. Então, a porcentagem de diluente vai variar entre 20% a 30%.
4 – Misture a tinta com o misturador próprio
Com a ajuda de um misturar próprio, misture a tinta.
5 – Filtre a tinta
Para a pintura com pistola, é indicado a filtragem da tinta antes de colocar no reservatório. Para isso, você pode utilizar um filtro próprio ou, caso você não tenha, use uma meia de nylon mesmo.
Isso vai prevenir que alguma partícula possa entupir o bico ou então alterar os jatos de tinta da pistola pulverizadora.
6 – Ajuste o bico da pistola pulverizadora de tinta
Nas pistolas, o jato de tinta pode ser padrão vertical ou horizontal. Para paredes o recomendado é o vertical.
7 – Tome distância e pinte a parede com a pistola pulverizadora
Quanto mais longe da parede, maior deve ser o fluxo de tinta. Por isso, a distância recomendada é entre 20cm a 25cm.
Aplique a tinta sempre fazendo movimentos da esquerda para a direita e tentando manter a mesma distância da parede, para que a cobertura de tinta seja uniforme.
8 – Dê uma segunda demão de tinta
Para ter um bom acabamento, repita o processo e dê outra demão de tinta. Ao final, certifique-se que a tinta preencheu todo o chapisco.
9 – Limpe o reservatório da pistola de tinta
Depois da pintura, lembre-se de limpar bem o reservatório e o bico da pistola pulverizadora. Para fazer a limpeza, use água e sabão se a tinta for à base de água e aguarrás se a tinta for à base de óleo. Só tome cuidado para não molhar o motor da pistola.
E ficou pronta a nossa parede chapiscada pintada com pistola pulverizadora!
Conclusão
Agora você já viu que pintar parede chapiscada não é tão difícil e dá para fazer sem a ajuda de um profissional. Basta escolher se prefere fazer a pintura com broxa, que sai mais barato, mas leva um pouco mais de tempo, ou com a pistola, que facilita a tarefa, mas tem um investimento mais alto.
Se você gostou desse tema e quer ver mais tutoriais como esse, deixe seu comentário abaixo contando qual foi seu método preferido. Simples, né?!
Leia mais:
Como aplicar massa corrida: passo a passo com Paloma CiprianoComo aplicar efeito cimento queimado na parede