Aquecedor de água solar: alternativa econômica e ecológica para esquentar água sem energia elétrica ou gás
Um banho quente é um daqueles pequenos prazeres da vida, ainda mais durante o inverno. No entanto, a consciência pesa quando paramos para pensar nos gastos de energia e água sempre que ficamos embaixo da ducha por muito tempo. Se for um chuveiro elétrico então, nem se fala. O aquecedor de água solar pode ser a solução.
Por isso, em tempos de preocupação com a sustentabilidade do planeta, investir em energia solar é uma das melhores soluções. Porém, a falta de informação muitas vezes acaba excluindo essa alternativa dos planos.
Somos privilegiados, uma vez que o Brasil tem sol praticamente o ano inteiro — isso por si só já garante uma eficiência dos aquecedores térmicos. Sem contar que a tecnologia está cada vez mais moderna, o que significa facilidade de instalação e um custo-benefício mais atrativo, mesmo quando comparado ao dos melhores chuveiros elétricos.
Aquecedor de água solar: alternativa econômica e ecológica |
---|
1 – Como funciona o aquecedor de água solar |
2 – Vantagens do aquecedor solar |
3 – Sistema híbrido: solução ecologicamente correta e econômica |
Como funciona o aquecedor de água solar
Você já deve ter visto fotos de painéis solares instalados nos telhados das casas. Essas placas são formadas por uma caixa metálica fechada coberta por um vidro plano e possuem no interior uma serpentina e uma camada de isolante térmico.
Pois bem, esses coletores trabalham em conjunto com um reservatório térmico, também conhecido como boiler. Assim, a radiação solar é captada, aquecendo a água que passa pela serpentina, sendo depois armazenada.
Mas aí você pode perguntar se a água esfria caso não seja usada imediatamente. A resposta é não.
A temperatura do boiler pode ser controlada. Dessa forma, enquanto houver sol, a água irá passar pela serpentina várias vezes ao dia, mantendo o reservatório sempre cheio e aquecido. Por isso, o equipamento é conectado na rede de encanamentos da caixa d’água. O único ponto que muda em todo esse processo é a capacidade de alimentação: é possível encontrar modelos de boiler de diferentes tamanhos, indo de 100 litros até cerca de 20 mil litros.
Como fazer a manutenção dos painéis solares
Uma vez que o sistema de aquecimento está funcionando plenamente, a manutenção fica cada vez mais rara — salvo exceções, como danos no material, quebra do vidro, resistência queimada, entre outros problemas.
Dessa maneira, o maior cuidado está na limpeza periódica dos vidros dos coletores para retirada da poeira acumulada, que, se não for feita, pode afetar a eficiência na captação de energia solar — mas a tarefa pode acabar sendo realizada naturalmente pela chuva.
Vantagens do aquecedor solar
A principal vantagem do aquecedor solar é a economia de recursos, naturais e financeiros. Por mais que os custos do equipamento e da instalação possam ser mais caros que os outros meios (gás e elétrico, por exemplo), uma vez pagos, a redução na conta é imediata ao usar equipamentos como o boiler solar.
Segundo a Eletrobras, os gastos com chuveiros elétricos correspondem a cerca de 7% de toda energia elétrica produzida no Brasil, representando, em média, 40% do consumo total de uma casa. Isso muda em residências que usam aquecedor solar e aquecedor de água com tecnologia sustentável.
Desse modo, uma família de cinco pessoas pode gastar cerca de 3.240 kWh por ano quando toma banho com chuveiro elétrico. Utilizando o sistema de aquecimento de água com energia solar, o consumo cai para 2.400 kWh ao ano. É uma diferença muito significativa!
Outra grande vantagem é a valorização do imóvel. Os aquecedores solares podem ser integrados no sistema hidráulico existente geralmente sem muito mistério, sendo eficientes até mesmo no inverno. Isso porque, junto de acessórios para aquecedor solar, garantem máxima eficiência e praticidade.
Assim, essa autonomia energética passa a ser um ponto relevante na decisão de compra de imóveis, sejam eles classificados ou não como construções sustentáveis.
Sistema híbrido: solução ecologicamente correta e econômica
A solução mais sustentável e atrativa para o seu bolso se dá pela escolha de um sistema híbrido, que trabalhe tanto com aquecimento solar quanto elétrico. Esse modelo de chuveiro é considerado um dos melhores custo-benefício, pois a vazão de água é menor do que em outros tipos.
Ainda, as resistências também apresentam resposta mais rápida ao transformar a ducha gelada em um banho quente em poucos segundos. Em outras palavras, existe um maior equilíbrio entre o consumo energético e hídrico, ou seja, esse sistema permite a utilização do chuveiro elétrico em dias nublados e a economia de energia nos dias de sol.
Agora chegou a hora de você escolher aqui, na Leroy Merlin, o aquecedor de água solar ideal. Confira nossa ferramenta para te ajudar e aproveite!
Leia mais