Veja como funcionam os discos diamantados e como usá-los

Publicidade Cupom Leroy Merlin
Veja como funcionam os discos diamantados e como usá-los
As máquinas de corte elétricas funcionam por meio de discos diamantados capazes de cortar diversos tipos de materiais como vidro, concreto, porcelanato e madeira.
 
Estes discos são uma espécie de abrasivo. O mecanismo é composto por grãos de diamante fixados através de uma liga metálica chamada de “banda”. Ao efetuar o corte os grãos de diamantes são desgastados e eliminados junto com o material.
 
Com o uso, a banda de corte começa a ficar lisa, “cega”. Nesse caso, o disco não conseguirá cortar o material, ou então, cortará em velocidade reduzida. Para reafiar o disco, basta fazer alguns cortes em material extremamente duro, como blocos de cimento ou pedra arenito.
 

Tipos de bandas

Existem tipos de banda para cada material. Por exemplo, a banda de corte contínuo é recomendada para pisos, azulejos, porcelanatos, granito e mármores. Ela oferece um corte totalmente plano. É aplicada para ter um acabamento de alta qualidade.
 
Já a banda segmentada proporciona cortes com menor atrito, pois o formato “garganta” elimina o contato contínuo entre a banda e o material. A largura da linha de corte é maior do que a banda contínua. É indicada para materiais brutos que não requerem alta precisão e qualidade de acabamento, a exemplo do concreto, tijolos, reboco e refratários.
 

Corte a seco e corte com água

Há discos denominados “corte a seco” e “corte com água”.  A diferença entre os dois é que os discos de corte com água utilizam a mesma para resfriar a banda e remover a poeira. E o corte seco utiliza a própria ventilação gerada pela rotação para remover os resíduos. 
 
Porém não existe regra, os discos de corte a seco podem ser usados com água e vice versa. A contradição está na vida útil do disco. Discos com água costumam durar bem mais do que os de corte a seco. Se possível, utilize sempre água, qual seja o disco.
 

Dicas de utilização

– Certifique-se que o material a ser cortado esteja corretamente fixo por uma morsa ou qualquer outro tipo de acessório de fixação;
 
– Nunca fique na frente da máquina. Ao ligá-la deixe o disco girar livre por um minuto antes de operação;
 
– Não permita trepidações do disco sobre o material;
 
– Utilize os discos em um ângulo de 90º em relação à peça;
 
– Após o término do trabalho, retire o disco e limpe o equipamento. Principalmente flanges, parafusos e fusos.
 

Segurança

Para esse tipo de operação é obrigatório o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). São eles: protetores auriculares, máscara de respiração anti-pó, óculos ou viseira de segurança, avental e luvas de raspa de couro, touca de proteção e botas reforçadas. 
 
Outra sugestão importante é sempre utilizar o disco adequado para o tipo de material que deseja cortar. Seguindo todas as dicas, a escolha do disco diamantado ficará ainda mais fácil. 
 
Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo